segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Atualização Mensal - Setembro/2012

Essa é a atualização mais feliz até agora! Nesse mês de setembro consegui bater minha meta de 2012, ultrapassei os 100 mil reais! O ano está ganho! Fiz um aporte bem alto em setembro, o que não deve se repetir tão cedo, aliás, meus aportes sofrerão uma queda acentuada nos próximos meses devido a um forte investimento que deverei fazer na empresa.

A maior parte do meu aporte foi dirigido para fundos imobiliários, comprei WPL11 e VLOL11 e aumentei a participação em FEXC11B e FAED11B. Muitos torcem o nariz para o West Plaza, mas acho um shopping consolidado ao contrário dos mais recentes que, embora bons empreendimentos, são apostas que não necessariamente sarão certo. Sobre o VLOL11, quem conhece São Paulo, sabe como a Vila Olímpia é um local concorrido, infelizmente não consegui entrar no lançamento do fundo, mas paguei R$ 106,40, o que considero um preço razoável. Comprei um pouquinho de NTNF 2023 pra não perder o costume, falando em Tesouro, ele fez o favor de jogar minha rentabilidade pra baixo, já que fechei com -0,06% nessa modalidade.

Com essas compras do mês, minha exposição aos FIIs aumentou consideravelmente, pretendo fazer algum tipo de balanceamento, acredito que os FIIs continuarão sendo um bom negócio por algum tempo e há campo de expansão o que pode trazer novas oportunidades, mas não posso ficar totalmente focado neles.

A partir desse mês demonstrarei além do aporte e da rentabilidade, o valor de proventos recebidos, que no longo prazo, será o item de análise mais importante da minha carteira. Também tomei o cuidado de colocar o valor da corretora na carteira, já que os proventos estão inclusos nele. Vou considerar aporte o valor transferido para a corretora e não aquele efetivamente investido. Acho que esse é o certo, me corrijam se eu estiver errado.

Resumo da carteira em 01/10/2012:

Como sempre, terei um dia corrido, mas até o fim da semana passarei no blog de todos e responderei aos comentários. Bom outubro a todos!

46 comentários:

  1. Ola Corey
    Que beleza de aporte, bem como na valorização!
    Parabéns por ter conseguido atingir a meta do ano jah em outubro.
    Dos FII que tu comprou, continuo de olho no VLOL11, pois a cota ainda nao valorizou muito.
    Se continuar assim, devo adquirir mais algumas no decorrer do mes.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Obrigado! Eu tb ainda estou de olho no VLOL, me arrependi por não ter comprado mais dele e acho que esse mês não terei verba pra aumentar a posição...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Legal Corey. Progresso vigoroso e constante. E foi uma bela virada, para quem a algum tempo atrás estava na "corrida dos ratos"

    Sucesso amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike!

      Pois é... coisa de 1 ano atrás eu ainda tinha patrimônio negativo, nada mal, né??

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Olá Corey beleza!!!

    Passou dos 6 digitos kkkkk agora rumo aos 7.

    Esses fortes investimentos que você vai fazer na empresa já são para a venda? Ou apenas para modernizar.

    Um forte abraço!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lord!

      Olha, nem me preocupo muito com os 7 dígitos pois eles irão demorar a aparecer, mas é sempre uma meta a ser atingida.

      Os investimentos na empresa influenciarão na venda, mas o objetivo principal é aumentar o faturamento no curto prazo o que aumentara o valor da venda.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Parabens pela realização da meta!

    ResponderExcluir
  5. Olá Corey!

    Na minha planilha do Ranking sua rentabilidade neste mês ficou em 2,01% fiz algo errado? O valor da corretora você adicionou ao aporte? Se estava este valor desde o mês passado não é para adicionar, só o novo.
    Bom sua rentabilidade deu um salto incrível, o que um planejamento de vida além de investimentos não faz, né? rs

    Também comprei mais VLOL11 e inclusive a NTNF010123, caramba estamos pensando a mesma coisa! Só não comprei o WPLZ11 porque estou esperando o ajuste após a renda mínima garantida que será forte, depois disso volto a comprar porque acredito neste shopping e já o visitei para ter certeza do que estava comprando e gostei.

    Parabéns por ter alcançado os 100K, essa é uma marca admirável e invejável =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Agora estou sem meu pen drive pra conferir os valores, mas creio que o bug está no valor da corretora que no mês passado eu somei ao valor do TD e dos FII após calcular a rentabilidade (eu sei, fiz errado, rsrs).

      É legal saber que outros investidores tem a mesma opinião que a gente, né? O WPLZ é um excelente shopping, acredito que aumentarei a posição nele após o ajuste.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. General:

      O que aconteceu foi o seguinte: mês passado eu somei o valor dos proventos com o valor da carteira dos FIIs, por isso deu diferença.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Muito bom, Corey. Parabéns pelo alcance da meta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Que aporte lindo hein cara parabens.

    Falando da empresa, se quer vender e se livrar dela porque ira investir pesado?

    Que tipo de investimento, software, estrutura, marketing, segurança, logistica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobreta!

      Obrigado! Como eu disse pro Lord aí em cima, os investimentos não são voltados a venda e sim a aumentar o faturamento no curto prazo, mas as vezes é interessante investir antes de vender. Veja: pode-se investir 30k em infraestrutura que levarão a um aumento de faturamento que levará a aumentar o valor da venda em, por exemplo, 50k. Logo, o investimento pode proporcionar um lucro de 20k.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Amigo,

    qual seria a valorização da carteira sem considerar os aportes,

    considero teu portfólio muito conservador, da para arriscar um pouco mais e conseguir um retorno um pouquinho melhor.

    Agradeço se compartilhar teu modus operandis,

    estou acompanhando teu blog

    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RW!

      Cara, estou sem meu pen drive agora, mas qd eu puder, colocarei aqui pra vc saber.

      Realmente sou muito conservador, comecei a arriscar mais com os FII, agora preciso estudar e entrar nas ações de maneira segura pro meu perfil.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. Sem os aportes a rentabilidade foi de 2,34%.

      Excluir
  9. Parabéns Corey, logo estará livre de muitas coisas ruin$$$.
    Ando meio sumido, mas tem algumas coisas acontecendo e depois relato no meu blog... mas continuo lendo os seus posts!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MAtrix!

      Tá sumido mesmo, heim? Tá tudo bem?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Está tudo bem sim... não tenho escrito nada, pois financeiramente continuo na mesma, tentado colocar a vida no lugar e estabelecer uma meta. Mas está tudo bem sim.

      Mas se tudo der certo, vou dar uma guinada nos investimentos, daí eu posto as novidades no blog.

      Abração!

      Excluir
  10. Parabéns, Corey!

    Alcançou a meta antes do esperado!

    O que importa é a disciplina!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dimarcinho!

      Disciplina, equilíbrio e paciência são tudo na vida, né?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Bela rentabilidade Corey, e essa barrinha de realizado x estimado dá orgulho não é?
    :)
    parabens
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ostra!

      Pois é, muito orgulho. Vou tentar fazer um gráfico desde 2008 quando eu ainda era endividado, só pra ilustrar minha situação.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  12. Boa atualização Corey! Quando vamos ver umas ações nessa carteira? rs

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo mês Corey, também estou de olho em WPLZ mas vou esperar a poeira abaixar um pouco, quem tem pouco capital tem que contar os centavos antes de entrar rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      WPLZ é um bom shopping. Vc tem razão, com pouco capital é melhor repensar antes de fazer algum negócio, todo cuidado é pouco.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Parabéns pela meta alcançada, e que aporte em... rsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi Corey, como todo mundo já falou: parabéns pela meta e pelo aporte! Um dia vou aportar como gente grande também hehehe.
    Essa meta de 100k é uma que estou perseguindo também, muito legal vc ter atingido tão antes do previsto assim.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TI!

      Obrigado! O aporte é fruto de planejamento, frugalidade e auto-controle, qualquer pessoa pode ter isso. A meta de 100k é a primeira meta psicológica, no meu caso a próxima é 500k.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  16. É muito satisfatório quando conseuimos bater metas. Assim como você, consegui antecipar as metas de investimentos para 2012.Poderia até fazer uma manutenção(aumento) desta, mas ai seria muito foco só em poupar e menos em qualidade de vida.

    Agora minha meta até o final de 2012 é investimento em lazer, juntando uma quantia até dezembro para uma viagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      Tem razão, eu poderia espremer e aportar uma grana a mais, só que o preço disso seria perder qualidade de vida, o que no momento não interessa.

      Tb quero fazer uma viagem legal no fim do ano, só não decidi pra onde...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Parabéns pela quebra da meta anual.

    Isso faz nos sentir muito motivado.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário!

      Obrigado! Fico contente por servir de motivação.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Parabéns pela meta alcançada e pelo aporte.

    ResponderExcluir
  19. Grande corey!!!

    Parabéns pela rentabilidade e pelo cumprimento da meta faltando 3 meses pro fim do ano!!!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo!

      Valeu! É muito legal bater metas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  20. Que tal investir 5% do capital em ações ???

    ResponderExcluir
  21. Ô invejinha! Grande aporte!!! Parabéns corey, seu blog é bem bacana. Um dia eu chego lá!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! eu tb sinto inveja boa de outro blogueiros.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  22. Caraca Corey,
    14k em Fev/12 prometendo chegar a 100k em Dez/12 e vc bate a meta em Out/12???
    Parabéns atrasado kkkkkk.
    Vou contonuar lendo tuas atualizações.
    S&P

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.