segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Metas - 4 - O que devo fazer para melhorar o lado pessoal?

Essa meta de ação é muito importante por influenciar muito a minha qualidade de vida. Todos nós temos uma lista enorme de coisas que temos vontade de fazer e acabamos postergando e nunca começando, ou quando começamos paramos no meio do caminho. Decidi fazer uma lista curta, com coisas que eu conseguirei fazer com um pouco de boa vontade e tempo até o final de 2013.

Aumentar a fluência no Inglês

Durante a adolescência cursei inglês nos moldes antigos: escola, apostila, fita k7, prova oral, etc. Foi ótimo, aprendi ler e escrever relativamente bem, porém a fluência e principalmente, o entendimento, nunca foi o meu forte. Eu até me viro quando preciso falar, mas entender já são outros quinhentos... Decidi que até dezembro de 2013 deverei conseguir assistir a um filme em inglês sem legendas e entender grande parte da história, além de conseguir ter um diálogo decente com algum nativo da língua inglesa.

Para isso iniciarei um curso on-line, recomendado por 2 amigos que estavam na mesma situação que a minha. Um deles está com uma fluência muito boa, 90 dias após o início do curso, o outro já está fazendo a quase um ano e está meia boca, mas como ele mesmo diz, é devido a falta de organização que o faz pular aulas. Além disso me foi recomendado assistir a filmes e programas reprisados, mas sem legendas e ler notícias no NY Times diariamente pra aumentar o vocabulário. Estou aberto a dicas.

Praticar uma atividade física rotineiramente

Não sou obeso, minhas taxas estão ok, mas não tenho uma disposição física muito boa. Eventualmente eu pratico caminhada ou ando de bicicleta e percebo melhoras significativas no meu humor, sono e disposição física, porém preciso fazer algo diariamente.

Já contratei funcionários para aliviar minha rotina de trabalho, acredito que dentro de alguns dias eu consiga ter uma rotina de apenas 8 horas de trabalho diário o que irá permitir dedicar ao menos 1 hora por dia para alguma atividade física. Por ser minimalista e não ter muito saco pra aturar pessoas, provavelmente a atividade escolhida será caminhada (fui proibido de correr por 3 ortopedistas) e alguns exercícios feitos em casa que pesquisarei no YouTube.

Essa é uma meta cujos resultados serão difíceis de mensurar, mas tomarei como referência fazer ao menos 5 horas de exercícios por semana.

Praticar um hobby

Até uns 4 anos atrás eu praticava um hobby muito legal e que não demanda muito dinheiro. Era uma terapia, me fazia muito bem, além de influenciar positivamente vários outros aspectos do meu dia-a-dia. Infelizmente acabei parando, por falta de tempo e dinheiro, e nunca mais voltei. Acredito que voltar a praticar um hobby trará mais equilíbrio pra minha vida.

Próxima e última meta: 5- O que estou disposto a sacrificar em prol de aumentar os aportes?


43 comentários:

  1. Oi Corey beleza!!!

    Fico pensando no faria quando estivesse com o tempo totalmente livre.

    Eu compraria um Jipe e viajaria o brasil inteiro de Carro, para conhecer o nosso imenso país.

    Iria entrar no automobilismo amador, tipo
    participar do campeonato carioca de automobilismo (desde que tenha autodromo), já calculei o preço de uma temporada completa e vi não é tão caro.

    Tenho vontade de praticar Inglês pois o meu é sofrível...depois me passa o nome deste curso.

    E finalmente passaria mais tempo na praia...

    Um abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lord!

      Essa de viajar o Brasil tb tá na minha cabeça, mas é algo pra pós IF, né? Alem disso é algo que demanda grana...

      O curso é tipo esses Open English e english town.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Corey, natação é uma boa, sem impacto, pouco contato com gente ,rssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadar é algo que exige equipamentos e preparo, o que não faz parte das coisa que gosto, não gosto de coisas complicadas.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. Que isso ?? Natação pede "equipamentos" como:

      - sunga;
      - macarrão de isopor ou pranchinha, custam em torno de R$ 50,00

      Excluir
    3. http://www.americanas.com.br/produto/7236605/brinquedos/praiaepiscina/piscinainfantil/piscina-familiar-green-1092-litros-ref.-58484-intex

      (brincadeira)

      Excluir
  3. Corey,

    Interessante o post.

    Posso perguntar qual curso online você vai fazer? Estou querendo fazer algo assim também. Eles tem mais de uma língua ou apenas inglês? É gratuito ou pago? Se for pago, quanto custa?

    E sobre seu Hobby, não vai nos dizer qual era?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Então, ainda não corri atrás de valores, mas pelo que sei esse english town é mais barato que o open english e ainda dá pra fazer 1 semana grátis pra experimentar. Parece que eles custam em torno de 200 ou 300 por mês.

      Meu hobby é algo bem idiota, como todo hobby, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Dou meu total apoio a essas 3 metas.
    Se eu fosse bom em inglês e tivesse peito para sair do serviço público, acho que tentaria me mudar para o Canadá.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Olha, mudar pro exterior é algo que não está totalmente descartado na minha vida, mas é bem difícil de acontecer já que eu precisaria ir para um país quente, o que exceto o sul dos EUA, é difícil de achar que preste (talvez a Austrália). Canadá então, nem pensar, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Corey,
    Inicie com desenhos ou series em ingles, por serem mais curtos se tornam menos cansativos, sem falar na linguagem mais leve, depois passe p filmes de comedia e documentarios, logo estará assistindo qq coisa sem legenda e nem vai perceber.
    Livros infanto juvenis são otimos p treinar ingles, ou policiais/aventura, esse tipo de leitura aumenta muito o vocabulário, se vc não fosse "anonimo" e eu tb, te passaria alguns livros do tipo q tenho por aqui.
    Agora p falar precisa ou viajar e soltar a lingua ou alguem com quem treinar.

    Eu faço musculaçao e alongamento em casa, tenho pesos, elastico, corda p pular, etc, mas tem q tomar cuidado pois p lesionar sem supervisão é facinho, exige muita consciencia corporal.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu comprar meu tablet vou seguir os seus conselhos, Ostra. Vou baixar livros e inglês melhorar.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá Ostra!

      Sou rato de documentário e até consigo entender alguns, como aquele Veículos Lunares do Discovery Science, mas levo muito tempo processando as informações acabo perdendo o fio da meada.

      Essa dos livros infanto juvenis é novidade pra mim, mas faz sentido. Lembro-me que na adolescência cheguei a ler Arthur Conan Doyle me inglês. Minha maior dificuldade é entender mesmo, falar me viro muito bem.

      Vou tentar ser autodidata, mas se der alguma zica procurarei algum professor de educação física pra me auxiliar. Por não ter grandes pretensões, acho que não terei problemas.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    3. Corey!

      É que quando eu não quero fazer uma coisa, por mais que eu precise não faço de jeito nenhum...

      Mas eu tentei começar vendo desenhos do Pica-pau sem legenda em inglês e transformei o audio em mp3 e coloquei no meu celular para escutar. Eu até aprendi alguma coisa assim.

      Procure no You Tube por Woody Woodpecker e vc vai achar muitos episódios em inglês. O engraçado é que achei alguns em Russo também... kkkkkkkkkkk

      Excluir
    4. Esqueci de dizer que alguns vídeos do You tube tem legenda em inglês (Closed Caption)

      Existem programas/páginas que abaixam só as legendas.

      Excluir
    5. AdP, precisa de tablet? Na livraria da p achar uns baratinhos em paperback, só pesquisar um pouco, amazon tb tem, demora um pouco p chegar mas vem direitinho :)
      O que falaram aí embaixo funciona bem, ver filmes legendados em ingles, aos poucos vc tb vai ignorando a legenda
      Corey, com seu problema de coluna tome cuidado em fazer qq tipo de exercicio sozinho, as vezes é legal ter acompanhamento por uns meses p pegar o jeito, postura, o q não se deve fazer etc
      Bj

      Excluir
    6. Eu leio muito e tem muito livro bem mais em conta em formato digital (sem falar os gratuitos da net). Tem muito livro grosso que leio (mais de 1000 páginas, muito comum em programação) que fica mais cômodo de ler num tablet. Acho que no final das contas eu economizo. E tem uns tablets que estão ficando mais em conta. Quero um bem simples.

      Abraços

      Excluir
    7. AdP comprei um tablet da marca Genesis, paguei 300 reais de 7" e não me arrependi, é bem simples, cumpre a função dele e até roda uns jogos bem legais, uso também para reuniões no Skype porque tem microfone integrado e câmera frontal :)
      Claro que não é um iPad em resposta das funções, mas para leitura é perfeito.

      Excluir
    8. Meu maior medo é comprar um tablet para ler livros, mas acabar me distraindo com os jogos, kkkkk.

      Abraços

      Excluir
    9. Eu prefiro livros tradicionais, no tablet eu me distraio demais, paro p ver mail, lembro de algo p olhar na internet, recebo ligações, um caos, qdo pego o livro desligo todos os eletronicos e me concentro rsrs
      Questão de costume, eu não me acostumei com livros digitais, sei q sai mais barato, mas não adianta nada se não leio kk
      Bjs

      Excluir
    10. Não tenho tablet, mas acredito que pra mim tb não serviria... ainda sou da old-school que gosta de pegar o livro, folhear, sentar num lugar e dedicar o tempo exclusivamente a leitura, etc. talvez isso mude com o tempo, até uns 3 anos atrás eu gostava de ouvir um CD acompanhando com o encarte e hoje não tenho mais nenhum CD físico.

      Excluir
  6. Corey, recomendo como atividade fisica para você musculação+dieta. Sendo disciplinado e treinando 3-5 vezes por semana por 40 min é possivel ter resultados muito bons.

    Quanto ao ingles, assistir filmes em ingles legendados em ingles me ajudou demais.Usar o anki para aumentar o vocabulario e "decorar" os verbos irregulares tambem.

    maromba low cost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maromba!

      Valeu as dicas! Eu até tenho vontade de dar uma definida no corpo, mas sou preguiçoso, acho que pra quebrar a inércia preciso começar com algo mais simples, como caminhada e alongamento.

      Essa de assistir filmes em inglês dublados tb em inglês é novidade, mais uma pra minha lista de dicas!

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. Colega, ver os filmes com legendas em inglês é a melhor coisa. Dependendo do filme, nem assim você vai entender.
      Ver filme em inglês sem legenda então, muito difícil que você o faça até 2013 sem morar em algum país de língua inglesa.
      Assistir a um filme como clube da luta sem legendas e entender tudo, pode ter certeza que você tem proficiência na língua para fazer um mestrado fora.

      Excluir
    3. Tem razão, as vezes nem a gente entende certas falas dos filmes nacionais, isso sem falar das músicas.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Po... escrevi um texto aqui e sumiu!
    Corey,
    Malhar é chato pra cacete, só que dá resultado estético. Você pode ver outro esporte que te agrade (correr, pedalar, tênis, etc.)
    Sobre hobbies, é interessante procurar experimentar, até descobrir alguma coisa que te agrade.
    Já fiz aula de dança de salão/forró e curti demais. No início você se sente um aleijado, mas depois vai pegando o jeito. To interessado agora em fazer umas aulas de música e aprender a tocar algum instrumento.
    Se vc é livre de preconceito, tem culinária, artesanato, pintura... não são atividades absurdamente caras.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cresce Bufunfa!

      Claro que a estética é algo interessante, mas acho perda de tempo malhar só pra melhorar o visual, sou pragmático, gosto de coisas que possuem função prática.

      Cara, a Bia vive me enchendo o saco pra eu fazer dança. Eu sou mais duro que um tijolo, não consigo fazer absolutamente nenhum passo! Quem sabe eu faça isso um dia...

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  9. Quero muito malhar para poder pegar panicats.

    Corey, sua esposa não gostaria e ficaria mais fiel e contente se você fosse fortão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobreta, a vida é mais que pegar panicats e se exibir para os pleibas. Parece que vc quer a mulher para ter como troféu. Sei disso pois já pensei.

      A carcaça ajuda muito na vida, mas é caro para comprar aminoácidos, não existe moleza, é preciso disciplina, leitura para aprender bioquímica.

      Mudando de assunto,se o cara tá bem no casamento dele, deixa continuar como está. Cada pessoa faz o seu estilo de vida.

      Excluir
    2. ele já disse que a esposa só transa com ele e com mulheres, vc tem inveja pobretão

      Excluir
    3. Pobreta:

      Meu mundo é totalmente diferente que o seu, nem vale a pena eu tentar explicar, além do mais o anônimo aí em cima tem razão, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Olá Corey!

    Estou gostando dos planejamentos que tem criado, fiz uma lista de planos para 2012 no fórum do Clube do Pai Rico e estou com ela 90% terminada praticamente, preciso criar planos de longo prazo, atualmente só tenho de curto prazo. Uma vida sem objetivos é uma vida vazia ;)
    Como atividade faço bicicleta ergométrica em casa e gostaria de voltar a correr, vou tentar isso aos sábados... E a fluência em inglês, nossa, isso ai me ajudaria pra caramba porque tenho que participar de reuniões com americanos e indianos e o inglês destes últimos é sofrível, juntando a minha inexperiência na língua dificulta demais.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Acho que precisamos sempre começar pequeno, se vc fez uma lista de curto prazo e está cumprindo, fazer uma de médio prazo e cumpri-la será mais fácil. Em relação a metas, acredito que o certo é colocar somente coisas que são viáveis de serem realizadas, pra não correr o risco de frustração.

      Falar inglês com indiano é osso mesmo, já passei por isso com o camareiro do navio de um cruzeiro que fiz. Sorte que ele era um cara super bacana, e a gente acabou se entendendo um pouco em português e pouco em inglês.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Cara, recomendo muito que comece frequentar uma academia, no começo indo 2 vezes na semana já está bom, nos primeiros meses é complicado mesmo, demora pra conseguir sair da zona de conforto, mas depois vai aumentando aos poucos e quando ver já está indo 4 ou 5 vezes na semana, você vai ver a diferença que faz na sua vida.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Valeu pela dica, mas acho que começarei com caminhada ou bicicleta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse pobretão é surreal haahahahaha

    olá Corey! Eu apoio a 100% a pratica de atividade fora do trabalho. Por mais que queiramos viver quando chegarmos a IF, não podemos esquecer o nosso presente e temos que aproveitar ao máximo o momento =)

    Eu estou fazendo inglês na cultura e recomendo, talvez você até possa fazer uma aula sem compromisso para ver como é...

    Como disse o Cresce Bufunfa, aula de dança é bom demais também! Recomendo qualquer um a tentar...


    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Forreta!

      Exato, temos que aproveitar desde já, além disso, devemos cuidar do nosso maior ativo que é a saúde.

      Não tenho paciência pra aula padrão em escola, a tendência de faltar e relaxar é maior, pelo menos no meu caso, por isso farei on-line.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  13. Olá Corey, parabéns pela iniciativa.

    Inglês hoje não é mais um diferencial tornou-se obrigatório para todas as áreas de negócios e estudos. Dona ostra tem razão filmes para crianças são ótimos, séries acho que só depois pois tem piadas voltadas a culturas do país deles ae fica difícil de entender, para leitura e dicas segue links abaixo. Hoje faço senac aos sábados, recomendo muito.

    Atividade física é ótima para tudo, melhora humor, saúde, disposição, o pensamento e um zilhão de outras coisas, mas visite seu cardiologista antes e se possível um nutricionista esses vão lhe dar um norte. Hoje faço academia três vezes por semana sendo musculação e aerobico com aulas de uma hora e trinta e como gosto de livros durante a academia fico ouvindo ebooks(evito ser distraído por outros). Ser sedentário não está mais nos planos.

    Cara hobby é algo muito necessário para desligar e concordo em ter um, o meu é ler livros, manga e assistir animes!!! Tenho isso desde criança e não largo nem que me mate!!! hauhauahu. Quando tem os eventos da comix e eu não posso ir eu quase surto! Agora estou lendo naruto, fairy tail, bleach, prince, sandman e o último livro foi bússola de ouro(bem melhor que o filme).

    Bom é isso, boa sorte em suas metas. ;)



    http://www.amazon.com/Picture-Nobody-Good-Reads-ebook/dp/B005ZSZT0I/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1346701973&sr=8-1&keywords=the%20picture%20of%20nobody

    http://www.inglesonline.com.br

    http://www.busuu.com/pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andarilho!

      Obrigado pelas dicas. Tem razão, as piadas das séries são só pra eles mesmo, se traduzidas já são difíceis de entender, sem legenda então, piorou.

      Já marquei com cardiologista, vou fazer um teste físico antes de começar qualquer coisa, além disso vou fazer acompanhamento com ortopedista devido a um problema de coluna.

      Pelo jeito vc é bem nerd, né? Eu não curto essas coisas, mas meu hobby é algo que os nerds menos ligados a tecnologia costumam curtir.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  14. Corey vai levar uns 5 anos para a poder pagar as despesas. Eu, o PObreta e outros da blogosfera vão levar dez anos ou mais. É bastante tempo.

    Não acho que seja bom gastar tanto tempo para começar a curtir a vida. É preciso se dar alguns presentes antes da IF.


    Acho que vale a pena diminuir sofrimentos relacionados ao trabalho, como morar mais perto da empresa, de preferência na MESMA RUA, vale a pena malhar todo dia, construir um cinema em casa, reunir amigos. Pois dinheiro existe para melhorar a vida, ele não é o prêmio final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar dinheiro pra melhorar a qualidade de vida é sempre algo sensato a ser feito.

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.