terça-feira, 18 de setembro de 2012

Metas - 2- Qual a minha estratégia de aposentadoria ou semi-aposentadoria?

Continuando o assunto das minhas metas de ação, hoje vou falar sobre minha meta de aposentadoria. Obviamente o motivo principal da criação do blog e de manter uma carteira de investimentos é a independência financeira e aposentadoria precoce, mas desde o começo, deixei claro não ter metas específicas, com datas e valores para que isso aconteça, mas agora decidi definir metas a serem cumpridas.

Como já falei aqui no blog, a ideia da semi-aposentadoria ou independência financeira parcial me parece a melhor alternativa. Une-se menos tempo de sacrifícios para acumular patrimônio com mais tempo para usufruir de uma vida mais tranquila. Esse será definitivamente meu objetivo.

Quando acontecerá e quanto dinheiro deverei ter para usufruir dos benefícios da semi-aposentadoria?

Quando: janeiro de 2017
Quanto: renda passiva suficiente para cobrir as despesas básicas da casa,

Observação: esse valor já está definido, mas não contarei porque provavelmente irei parar de divulgar o valor da carteira a partir de janeiro.

O que a minha semi-aposentadoria contempla?

A semi-aposentadoria acontecerá quando o rendimento dos meus investimentos (renda passiva) forem suficientes para pagar:

a) Contas de consumo: luz, internet, gás, condomínio e plano de saúde;
b) Despesas comuns da casa: mercado, farmácia, transporte, veterinário, lazer do fim de semana.
c) Despesas anuais: IPVA, IPTU, seguros, etc.

Um trabalho remunerado (meu, da Bia ou os dois) deverá existir para pagar as seguintes despesas:

a) Viagens;
b) Moradia* (se for o caso);
c) Despesas pessoais do dia-a-dia: roupas, eletrônicos, revistas, jornais, etc.

* Decidi que não continuarei morando no meu apartamento, preciso de um lugar mais tranquilo e definitivamente isso não vai acontecer onde estou, ainda não sei se pagarei aluguel ou comprarei outro imóvel, mas separarei uma grana mensalmente para isso a partir de janeiro/2013.

Entendo que para curtir de maneira mais intensa os benefícios de uma redução da jornada de trabalho ou mesmo de parar de trabalhar, deve-se pensar no coletivo da família, ou seja, a semi-aposentadoria deve contemplar os demais integrantes do núcleo familiar. No meu caso, o núcleo familiar é formado somente por eu e a Bia (minha esposa), então ela deve estar 100% inserida nos meus planos.

O que será preciso para atingir o objetivo?

1º Manter as despesas baixas, sem arrumar passivos que aumente de maneira substancial a demanda de dinheiro;
2º Estudar mais sobre alternativas de investimentos de maneira a aumentar a rentabilidade da carteira;
3º Manter consistência nos aportes durante todo o período de acumulação;
4º A rentabilidade e aportes devem ser mantidos dentro de parâmetros pré definidos e os registros e acompanhamentos do resultados devem ser feitos de maneira sistemática (preciso melhorar isso).

Próxima meta: 3- Quanto deverei ter na carteira de investimentos em dezembro de 2013/14/15?

41 comentários:

  1. Olá Corey, eu também pretendo ter uma semi-aposentadoria, pois de alguma forma devemos ter algum tipo de atividade, pois senão nosso cérebro vai enferrujar e a velhice vai chegar mais rápido.
    Mas este trabalho deve ser sobre algo que eu goste e de preferência trabalhar para mim mesmo.
    E não vender a mina mão de obra para enriquecer os outros.

    Boa sorte na sua caminhada rumo a semi-aposentadoria

    Um abração!!!

    Lord

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha semi aposentadoria virá dessa forma. e o meu negócio será minha unica preoupação, porém vou deixar a grana falando por mim (trabalhando por mim) nos investimentos.

      contabilizo 2023 como o ano que vou dormir e acordar sem preocupar com contas.

      o meu trabalho e logo, meu negócio, servirão pra ampliar isso pra outras gerações da minha familia.

      Abraço

      Excluir
    2. Boa noite Lord!

      É isso que sempre falo: não dá pra ficar coçando o saco pro resto da vida, senão ficaremos velhos e loucos, atividade pro cérebro é sempre necessária, acho que umas 20 ou 30h por semana são o suficiente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Gostei do seu plano, vou copiá-lo e mandar para um amigo que está começando nas finanças pessoais.

    E um camaro amarelo, que exale masculinidade contra os pleibas bem nascidos e fortes de São Paulo ???Vc incluiu nos planos???????????rsssss


    um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Camaro amarelo??? Uma BMW série 7 faz mais meu estilo, mas não preciso de um prolongamento peniano de metal, rsrs!!!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Vc tem alguma planilha já preparada que considere a inflação e tudo mais ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu uso a planilha do AdP pra controle e pra planejar fiz uma estimativa simples, com aportes e rentabilidades. Recomendo que vc passe no blog do Investidor Defensivo, ele disponibiliza várias planilhas que podem lhe ser úteis.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Parabéns pela decisão de se mudar! Nada como um lugar sossegado pra se viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max!

      É verdade, infelizmente vou ter uma mega despesa, mas o sossego vale mais que qualquer grana, além disso qq problema que pode ser resolvido com dinheiro não é problema.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. 2017 tá logo ali :) imagino que seu numero seja menor q 1M (alias tenho certeza pois vc ja escreveu isso por aqui).
    E aí vai mudar p o centro? Estive no Copan semana passada e pensei em vc rsrs
    Alias, eu disse q onde moro é tranquilo né? Esquece, mudou um idiota p o andar de baixo que deve sofrer de surdez cronica, liga o som no maximo p fazer limpeza na casa, normalmente domingos e feriados no meio da tarde, ainda bem q é porquinho e limpa a casa em 2 horas kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra, o idiota deve ser minha diarista, ela faz isso sempre... ja teve caso de eu voltar a noite e o sindico vir falar do som!!! kkkkkk

      Excluir
    2. Olá D. Ostra!

      Sim, meu número é menor que 1kk, isso considerando uma semi-aposentadoria como eu disse, o prazo de 2017 é considerando a possível despesa com moradia, caso contrário seria antes disso...

      Poxa, o centro é tentador, mas por enquanto não é viável devido ao trabalho (fica longe), mas em 2017 o Copan pode ser uma excelente opção assim como a São Luiz e a Consolação.

      Caramba, problema com vizinho de baixo é novidade pra mim, o normal (acontece comigo) é com o de cima e dos lados.

      Corey

      Excluir
    3. Kkk Rudi, se for sua diarista interna pq ela limpa de topless e tem um barrigão ecaaaa :P Se esse povo tivesse iPod e fone de ouvido nada disso aconteceria...

      Corey, posso dar palpite? Centro é legal, mas as grandes avenidas dele nem tanto, mesmo em andar alto o nivel de ruido dos carros é alto, sem falar na poluição, principalmente se na av. passar onibus, prefira as transversais uma ou duas quadras de distancia da av. ou as paralelas. Poluição continua alta, mas é menor q da avenida. Uma transversal ou paralela com "rota de fuga" caso vc utilize carro é o ideal, querer sair de casa em dia de manifestaçoes, passeatas, corrida, sei la mais o que pode ser uma tortura!
      Bjs

      Excluir
    4. Diarista de topless e barriguda?? Visão do inferno!!!

      Olha, barulho de carro é o que menos me atrapalha, o pior é criança gritando, gente conversando e salto alto no andar de cima. Minha solução seria o último andar, e isso é possível caso eu compre na planta (o que já pensei em fazer), mas demoraria uns 3 anos pra ficar pronto e não estou disposto a esperar esse tempo, ainda não tenho uma solução pra esse problema.

      Quando eu for pro centro, procurarei justamente o que vc disse: travessas ou avenidas menos movimentadas, o largo do arouche é uma excelente opção. Morar na paulista é um sonho, mas as parada gay, comemoração de futebol dentre outras não são pra mim, rsrs!

      Corey

      Excluir
  6. Estou pensando em usar meus dividendos e proventos para melhorar alguns aspectos da minha vida ano que vem. Ficar só vendo o dinheiro crescer é chato quando se tem problemas a resolver, melhor usar um pouco do crescimento para me trazer alguns confortos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O equilíbrio é tudo, usar dividendos pra bancar algum conforto pode ser uma excelente ideia.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, como é que funciona os dividendos? Ele é depositado nas ações ou na conta corrente?

      Cara, parabens pelo novo objetivo definido! Espero que seja feliz nessa sua caminhada(que é longa e as vezes traiçoeiras). A idéia de semi-aposentadoria é muito boa.
      Cara, vc acredita que um dos primeiros artigos que eu li sobre essa idéia de independência financeira foi um artigo seu(semi -aposentadoria partes 1 e 2). Li e gostei bastante. Mas só depois que eu vim saber que se tratava de um blog de finanças e que tinha esse propósito(independência financeira). E fiquei mais surpreso ainda, quando soube que existiam vários e vários blogueiros com esse mesmo propósito.

      Um forte abraço e fica com Deus!


      Daniel Alcântarah

      Excluir
    3. Os dividendos são depositados na conta da corretora no dia marcado pela empresa. Pode ser menos que R$ 1,00 que o dinheiro chega. Depois é só pedir para depositar na conta do banco ou comprar mais ações.

      Excluir
    4. Daniel:

      Opa, cheguei atrasado mas já responderam a dúvida de maneira eficaz!

      Obrigado pela força! Caramba, então vc descobriu a IF no meu blog? Legal, cara, fico muito contente.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  7. Olá Corey,

    Não vi diferença no que é preciso para alcançar a semi-aposentadoria e a aposentadoria. Creio que são as mesmas coisas. Só muda o valor acumulado.

    Quanto a inserir 100% a patroa nos seus planos, ela concorda com isso?
    A minha nem passa pela cabeça dela parar de trabalhar... Não pensa em IF.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID!

      "Não vi diferença no que é preciso para alcançar a semi-aposentadoria e a aposentadoria. Creio que são as mesmas coisas. Só muda o valor acumulado. " - Não entendi!

      Sim, a patroa concorda e ajuda a definir as metas além de bancar boa parte das despesas de casa enquanto eu invisto. Sou muito sortudo, sei disso... A sua é gastona? Se for é um problema, mas se for desligada não vai atrapalhar muito.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Já definiu o que quer, como fazer e quando alcançá-la. Agora é só seguir com disciplina.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá AdP!

      É isso mesmo, agora é aplicar o plano, fazer ajustes quando necessário e esperar os resultados.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Olá Corey!

    Parabéns pela definição de metas! Isso é importante para alcançar objetivos. Quanto a ideia da semi-aposentadoria, se me permite um conselho, não trabalhe em cima desse objetivo. O negócio é pensar grande e trabalhar em prol de um grande objetivo. Como a independência financeira, por exemplo. Caso não consiga, paciência! Não conseguir faz parte da vida. Mas terá lutado em prol de uma grande conquista. Se você chegar perto da independência financeira total, talvez já seja bem melhor e tenha mais patrimônio do que o necessário para a semi-aposentadoria. Pense nisso! Mas é só a minha opinião...

    Abraço!
    http://investidoremacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo!

      Cara, entendo perfeitamente o que vc disse e concordo que faz muito sentido, mas tem um porém: quanto maior a meta, mais difícil de alcança-la, mais trabalho é exigido, mais tempo é gasto, mais problemas aparecem, etc. Sou um cara minimalista, minha principal pretensão é qualidade de vida, não dinheiro, portanto, a ideia de semi-aposentadoria, mesmo sendo algo menor, é mais interessante pra minha realidade.

      Valeu pela dica!

      Corey

      Excluir
  10. Devo admitir que a ideia de semi-aposentadoria começou a me interessar...só que nunca calculei o quanto eu precisaria pra isso,só pra independência financeira completa!XD
    Boa sorte no seu plano!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Eu tb não tinha parado pra calcular friamente quanto vou precisar, mas agora eu o fiz e cheguei em números, vc tb consegue!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Olá Corey!, na minha opinião semi-aposentadoria é conseguir fazer sua renda passiva gerar 50% das suas despesas... pra mim se conseguiu chegar nesses 50% (caminho dificil), basta dar mais 1 passo para alcançar os 100% (caminho mais facil).

    Então para mim esse plano de semi-aposentadoria nada mais é do que um forma de alcançar a sua IF, só que através de "metas mais modestas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo até porque a tal 'semi aposentadoria' chega num momento que o dinheiro já começa a trabalhar sozinho lá dentro ae o rumo pra IF é bem natural, ao menos teoricamente.

      Excluir
    2. Olá Forreta!

      Cara, a relação 50% é interessante, mas pra mim não funciona muito bem, como eu disse, considero a semi-aposentadoria qd a renda passiva cobrir as despesas básicas.

      Com certeza após chegar nesse patamar, a aposentadoria completa estará bem mais fácil de conquistar, cabe a cada um decidir o que fará.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Corey, vc é empresário certo? Já escreveu algum post sobre sua atividade?

    Estou com uma ideia de investimento em minha cabeça, mas preciso falar com alguém com experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Troll!

      Dá uma olhada no blog que tem muita coisa a respeito de empreendedorismo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Bacana Corey, só não esqueça que para o plano médico o valor vai aumentado conforme a idade. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matrix!

      É verdade! E o seguro do carro diminui, rsrs! Levei isso em consideração sim, tb usei a inflação nos meus cálculos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Corey, como é que funciona os dividendos? Ele é depositado nas ações ou na conta corrente?

    Cara, parabens pelo novo objetivo definido! Espero que seja feliz nessa sua caminhada(que é longa e as vezes traiçoeiras). A idéia de semi-aposentadoria é muito boa.
    Cara, vc acredita que um dos primeiros artigos que eu li sobre essa idéia de independência financeira foi um artigo seu(semi -aposentadoria partes 1 e 2). Li e gostei bastante. Mas só depois que eu vim saber que se tratava de um blog de finanças e que tinha esse propósito(independência financeira). E fiquei mais surpreso ainda, quando soube que existiam vários e vários blogueiros com esse mesmo propósito.

    Um forte abraço e fica com Deus!


    Daniel Alcântarah

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resposta acima que diz ser a qualidade de vida sua principal preocupação e não o dinheiro em si. Essa é a coisa mais certa que já li na blogosfera. Dinheiro existe para tornar a vida melhor.


    Muitos jovens, infelizmente, acreditam no sonho do consumismo, da insanidade. De tanto ler sobre isso é como se fosse a coisa mais correta do mundo, mas não vale se matar por um carro ou uma mansão. Melhor é batalhar para viver melhor, é muito mais gratificante.


    Parabéns pelo post e pelo bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo!

      Obrigado pelo comentário. Se vc der uma olhadinha nos meus posts anteriores entenderá o porque do esforço pra obter qualidade de vida, passei por uma situação complicada e que não poderia ser resolvida com dinheiro.

      Concordo com vc, acabamos acreditando muito naquilo que lemos e nem sempre é assim.

      Valeu!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.