sábado, 1 de setembro de 2012

Atualização Mensal - Agosto/2012

Esse mês comecei a investir em fundos imobiliários, com compras de BCFF11B, FAED11B e FEXC11B o que elevou minha rentabilidade para 1,25%.  Aqui vale um comentário: não seria mais correto colocar o valor dos fundos descontando o IR de uma possível venda? Assim teríamos o valor real das cotas, assim como lançamos CDBs. Os valores dos meus FII lançados na tabela são brutos. Ainda procuro um fundo de tijolo para comprar em setembro, alguma sugestão?

Como disse na atualização passada, esse mês fiz mais um aporte na poupança, na realidade foi uma substituição de uma poupança antiga da Bia no valor de R$ 4.050,00. Aos exterminadores de caderneta de poupança, digo que esse foi meu último aporte na poupança, rsrs! Meu aporte total do mês foi de R$ 10.737,00. Em setembro provavelmente farei um aporte alto novamente, talvez o último do ano.

Recebi cupom de juros do NTNB 150824 e também aluguel dos BCFF11B que comprei no mês passado como teste. Esses valores foram somados a carteira dos respectivos investimentos, acho que é assim que se faz, se estiver errado, peço que alguém me avise.. Confesso que dei uma relaxada nos registros e acompanhamento dos investimentos na segunda quinzena de agosto devido a problemas pessoais, isso também prejudicou meus estudos sobre FII. Preciso voltar com tudo em setembro, caso contrário, vai virar uma bagunça novamente.


Resumo da carteira em 01/09/2012:

Essa postagem foi programada, segunda passarei no blog de todos. Bom fds!

52 comentários:

  1. Puxa, Corey. Tua carteira está subindo de forma exponencial durante o ano inteiro! Meu sonho é ter essa regularidade... normalmente fico estagnado um tempo, subo alguns meses e volto a estagnar. Tem algum segredo? rs.

    Parabéns pelo desempenho e pelo aporte fora de série.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.O corey não investe em renda variável,mantem os aportes regularmente, não é tão louco quanto os outros blogueiros de finanças, que estipulam metas inatigivés no curto,médio ou longo prazo. O Corey só tem a crescer mais e mais se continuar assim! Corey, parabens pelo seu pé no chão e sua sabedoria em não entrar firme no mercado de renda variavel!

      Daniel

      Excluir
    2. "Fanboy?"(risos) Nada disso, apenas acho que o Corey até agora tem tido uma certa postura como investidor, postura essa, que não podemos dizer se é correta ou errada. Só o que podemos dizer, ou melhor concordar, é que ele vem tendo bons resultados nessa sua postura. Portanto, não vejo onde essa expressão: "Fanboy" passo ter sentido.

      Daniel Alcântara

      Excluir
    3. bom resultado baseado em aporte? e rentabilidade?

      Excluir
    4. Olá Zé!

      Obrigado! Cara, segredo não tem... até pq minha carteira é nova, então ainda estou na empolgação, mas a partir de outubro as coisas devem mudar.

      Anônimo:

      Obrigado pela força! Minhas metas sempre serão realistas, me sinto confortável dessa maneira. Quanto ao mercado de ações, vou falar mais a respeito no decorrer do mês.

      Outro Anônimo:

      Rentabilidade tem sido algo com que venho me preocupando nos últimos tempos, mas o fato é que no começo o que faz diferença mesmo são os aportes.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. E a barrinha do realizado planejado dispaaaara :o)
    Que legal, e com otimo rendimento, parabens!!!
    Bom mes por aí, beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá Corey,
    Não sei se o certo seria descontar ou não...
    Se conseguir acumular o bastante que não precisasse vendê-los no futuro, não precisaria. Mas teríamos que acumular mais.

    Ando meio irritado pensando nesse impostos de renda dos FIIs, TD e outros...
    Vou ver depois se faço um post sobre isso.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID!

      Acho o seguinte: se descontamos o IR nos CDBs e títulos, deveríamos fazer o mesmo com os fundos, já que se fosse preciso vende-los, teríamos que pagar o ir. Por outro lado, se não vendermos, como vc disse, não tem pq descontar... É paradoxal!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Corey, é impressão minha ou vc não investe em ações? e caso seja isso mesmo, por que vc não investe em ações?
    Digo isso porque todo o seu portiforio estar em renda fixa.

    Parabens pelo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo:

      Cheguei começar a montar uma carteira de ações, mas voltei atrás. Ainda não invisto pq sinto-me perdido no meio de tanta informação e não vou por meu dinheiro em algo que tenho dúvidas.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  5. E viva a decisão de ficar fora do mercado por enquanto hein Corey! hehehe. Boa rentabilidade, boa carteira!
    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Trader!

      Tá sumido! Cara, estou fora por medo de fazer merda, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Respostas
    1. ? explica melhor isso pobreta, tá economizando palavras também é?

      Excluir
  7. Ola Corey
    Belissima evolucao.
    Baseado no que tenho visto em alguns blog (como o seu por ex) estou pensando tambem em colocar metas mensais dentro do ano corrente. Vou dar uma pensada.
    Abraco e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Obrigado! cara, eu só funciono com metas, caso contrário me perco no meio do caminho e já era...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Ola Corey!

    Agora com a nova baixa da taxa selic, pensa em começar a investir mais em RV? =)


    Abraço e parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Forreta!

      Investir em RV será inevitável, mas ainda não sei qd começarei.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  9. Está 2 meses adiantado Corey. Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Corey, procura o livro Contabilidade Intodutória, de professores da FEA-USP. Ele é muito bom e ajuda a entender quais são as melhores empresas da bolsa.


    Se vc procurar no site www.fundamentus.com.br vc vai ver que as empresas que possuem alta Liquidez Corrente estão valorizando muito. Um exemplo é a Grendene, que valorizou 90% este ano. a empresa está com quase 1 Bilhão sobrando. Foi graças ao estudo de Contabilidade que pude ver essas coisas.


    Entra na bolsa, entra com 5% do capital para ir pegando o jeito.

    um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Cara, esse negócio de procurar livros é muito relativo. Eu posso ler uma bula de remédio de cabo a rabo e não entender nada simplesmente pq não sou profissional da área da saúde, me faltarão pré requisitos para entende-la. O mesmo acontece com ações. Acompanhar blogs, dicas e textos não me deixa preparado para encarar balanços e prospectos. De qualquer forma, agradeço suas dicas, mas preciso achar um modo de me aprofundar nos conhecimentos básicos antes de encarar coisas mais detalhadas.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  11. Olá Corey!

    Ótima rentabilidade :) parabéns!
    Quanto a dúvida se você reinvestiu neles então some a carteira deles, caso contrário deixe como dinheiro na corretora, porém como rentabilidade e não como aporte ok? Porque foi a rentabilidade gerada pelos ativos e não dinheiro que você depositou. Espero ter ajudado!

    E siga firme está batendo suas metas com folga, como sempre um dos melhores :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala General!

      Obrigado pelas informações. Esqueci da "categoria" dinheiro da corretora, mês que vem vou fazer isso melhor. Na realidade essa grana está parada na corretora, mas somei na carteira. Não é um valor que fará tanta diferença, mas no próximo fechamento detalharei melhor.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  12. Fala Corey. Todos os meses estão acima da meta e os dois últimos estão descolando, como disse o Zé: tá parecendo uma exponecial mesmo. Parabéns. Felicidades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IF!

      Pois é... mas essa subida irá diminuir nos próximos meses, o importante é a meta de 100k em dezembro.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Posso estar enganado, mas seu patrimonio so cresce porque vc ganha e aporta bem. Não é carteira de investidor, e sim de pessoa de perfil bem conservador. Não é crítica, pois também sou conservador, especialmente nos ultimos 24 meses, mas apenas uma constatação. Uma pergunta : Quais são os títulos públicos que vc investe e quando vc entrou neles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Sim, meus aportes são altos, mas tenho me atentado pra rentabilidade após o General criar o blog, porém no momento o importante é aumentar a carteira. Sou extremamente conservador, o medo de perder é bem maior que o de deixar de ganhar, por isso me mantenho assim.

      Tenho um cesta variada de títulos, entrei em todos esse ano (aliás, uma merreca foi investida em 2011). Minha carteira foi iniciada em janeiro/12.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Corey, o povo quer saber? Vai comprar ações? hahaha

    Bom, o importante é que os aportes são a base de tudo e FII parece muito bom mesmo. Um dia eu entro nessa!!

    Abraços e um excelente domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá L.

      Ainda não sei qd entrarei nas ações, vou falar sobre isso no decorrer do mês.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Fala Corey!

    Vai fechar o ano com 120k fácil, hein? Parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      A meta é 100k, mas pelo jeito vou supera-la. Valeu!

      Corey

      Excluir
  16. Eu gosto do HTMX11B, mas acho que está caro atualmente. Shoppings são bons também. Fique de olho no WPLZ11B, pois ainda vai cair mais por causa do fim da rentabilidade garantida. FLRP11B é bem interessante também, mas em agosto de 2013 também acaba a rentabilidade garantida.

    Na real, com BCFF11B vc leva vários fundos de tijolo junto :)

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Obrigado pelas dicas.

      Eu fiquei de olho no HTMX11B, mas como vc disse, tá muito caro, então não entrei. Tenho pé atrás com shoppings, por ser comerciante, sei as sacanagens que eles aprontam e todos sabem os rolos que alguns se meteram em SP ultimamente, mas mesmo assim estou de olho. Essa caída do WPLZ11B eu não sabia, vou ficar ligado. Eu não conhecia o FLRP11B, vou pesquisar.

      Muito obrigado!

      Corey

      Excluir
  17. Fala ae Corey Beleza, so estou de passagem para dar um alo e mostra que eu ainda estou vivo.

    Um abração!

    Lord

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lord!

      Tentei passar na sua casa, mas a porta estava fechada, o que houve?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. Parabéns pela carteira sensata Corey! Peço licença para divulgar meu blog com uma grande dúvida! Gostaria da opinião inteligente dos seus leitores e da sua é claro.

    []'s
    http://vivendo-nabolha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Obrigado! Passarei em breve no seu blog.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  19. Caramba agora que notei, no próximo mês você passa o Pobreta! rs

    ResponderExcluir
  20. COREY só passei pra GRITARRRRR QUE TE AMOOOOOOOO BIA.

    ResponderExcluir
  21. COrey, me indica alguns FIIs? Atualmetne invisto em: FPAB11, FFCI11, FLMA11 e FEXC11B.. to mandnado mal? alguma sugestao?

    absss

    ResponderExcluir
  22. Corey, acho que vc é que está certo e eu também... As ações vão cair ainda mais agora que o Br dá mostras de desaceleração do crescimento. Bolsa somente após janeiro 2013

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Corey,

    A discrepância entre estimado e realizado está aumentando, isso é muito bom!

    Uta!

    ResponderExcluir
  24. Olá Corey,

    eu investia da mesma forma que você, somente em RF e minha rentabilidade sempre era positiva no final do mês (Apesar de pouco, era legal ver tudo azul...). Confesso que sentia um pouco de medo de investir em renda variável, até por já ter experimentado e me ferrado logo no início com aquela onda de empolgação (mas hoje considero isso como o custo do meu aprendizado).

    Hoje ainda tenho aplicações em RF, mas já estou com 50% do meu patrimonio em ações. No fim do mês nem sempre está tudo azul como antes, mas minha rentabilidade melhorou significativamente.

    Analisando o meu cenário hoje, vejo que só comecei a investir em ações após eu ter uma boa reserva na poupança para o caso de alguma situação urgente surgir. Após isso me senti mais confortável para estudar o mercado e encarar as oscilações da bolsa.

    Seria muito fácil lhe sugerir para que fizesse o mesmo, mas isso depende do momento em que você se sentir bem com isso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.