sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Metas de Ação

Sou preguiçoso! Sou aquele cara que tem preguiça de começar alguma coisa, por isso fico meses ou anos postergando alguma coisa e isso me deixa muito mal. Quando começo, tudo costuma correr bem e não paro no meio do caminho como a maioria das pessoas. Por exemplo: terminei todos os cursos que comecei, mas morro de preguiça de começar na academia... Quase sempre as coisas que começo a fazer, eu faço bem, da melhor maneira possível, mas sempre buscando o final delas, por exemplo, posso demorar 6 meses pra arrumar minha gaveta de cuecas, mas quando pego pra fazer, arrumo tudo extremamente bem organizado e só paro quando terminar e estiver do jeito que imaginei. Sou um cara que precisa de metas e essas metas são o meu melhor incentivo!

Com dinheiro não é diferente, quando eu era um endividado, não sosseguei enquanto não paguei o último real. Trabalhei feito um fdp durante mais de 3 anos focando no término dos meus carnês e prestações. Eu era obstinado em atingir minha meta e antes do previsto, consegui quitar tudo. Atualmente a vida financeira vai bem, faço bons aportes, procuro estudar sobre investimentos e estou conseguindo resultados muito bons, melhores até que o programado. O problema é que me faltam metas. Vou explicar.

Quando eu era endividado, trabalhava para quitar minhas dívidas de X reais, para isso eu deveria ganhar Y reais todos os meses e sabia que em Z meses minhas contas estaria quitadas. Pois bem, hoje eu trabalho, estudo e invisto visando a independência financeira, mas não sei o quanto preciso de dinheiro e nem quanto tempo deverei investir para bater minha meta. Isso acontece porque, como já comentei no blog, não consigo  saber quanto precisarei para me considerar independente financeiramente, isso envolve N variáveis que não estão ao meu alcance, então acabo ficando meio perdido, sem saber onde quero chegar.

A meta de 100k em dezembro seria uma maneira de mensurar meu progresso, mas de qualquer maneira não tenho uma meta principal, como muitos blogueiros possuem, então não tenho um horizonte pra me guiar no longo prazo. Preciso urgentemente definir, no papel, quais são minhas metas para independência financeira e também metas para desenvolvimento pessoal. Por exemplo, fazem 3 anos que estou querendo obter fluência em inglês, mas isso só fica na cabeça... A primeira meta já foi estipulada: foi estipular metas de ação para as seguintes questões:

1- Venderei a loja antecipadamente ou ficarei com ela mais algum tempo?
2- Qual a minha estratégia de aposentadoria ou semi-aposentadoria?
3- Quanto deverei ter na carteira de investimentos em dezembro de 2013/14/15?
4- O que devo fazer para melhorar o lado pessoal?
5- O que estou disposto a sacrificar em prol de aumentar os aportes?

Percebam que ainda não sei como definir a meta da bola de neve para a independência financeira, isso porque continuo sem saber o quanto será preciso, mas definirei uma estratégia de aposentadoria que me leve a essa definição posteriormente, mas estabelecer metas para os próximos 3 anos servirá para me ajudar definir melhor esse número. O prazo para essas definições será 30/09/2012.

Para cada meta, eu farei uma postagem explicando como cheguei no resultado, como poderei modifica-la durante o prazo de conclusão e como farei para conclui-la.

38 comentários:

  1. Fala ae Corey beleza, eu também sou muito preguiçoso, e isso me atrapalhou em muito, pois fiquei anos sem estudar, so completei o segundo grau aos 25 anos e emendei uma faculdade.
    Nunca fiz divida porque se eu deixasse as coisasncorrendo solto ficaria dificil de resolver.
    Tenha metas bem claras, pois o seu cerebro trabalha melhor com datas, e voce ja deve saber que o cerebro é o computador mais poderoso do mundo só que vem sem manual de instruções, por isso estabeleça bem as metas para que seu cerebro te ajude.

    Um abração!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá explicado os erros de português no seu blog...

      Excluir
    2. Essa foi boa, rsss

      Excluir
    3. Sim é muito boa essa kkkkk, eu não sou bom em português, mas sou bom em ganhar dinheiro kkkkkkk

      Excluir
    4. ASOIASOIHAOIHA tome essa.

      http://comecarinvestir.blogspot.com

      Excluir
    5. rsrs!

      Lord:

      Legal sua história, eu tb entrei tardiamente na faculdade. Enquanto meus colegas do colégio já estavam formados e começando a procurar emprego, eu já tinha cargo de gerência e pouco tempo depois comprei a primeira loja.

      É isso Lord, eu preciso colocar datas e números para ter um norte a seguir, caso contrário, me perco. É exatamente isso que vou fazer.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Tinha muitas metas, quase fiquei louco por isso. Agora, só tenho 3 metas. A primeira: Ser um profissional diferenciado e que gosta do que faz. A segunda: Me cuidar hoje, amanhã e sempre. A terceira: Amar e ser amado. Hoje tenho vinte anos, mas estou preocupado com o meu futuro e por isso vou simplificar as minha metas com o objetivo de ser feliz por completo.
    Conclusão: a primeira meta me garantirá que dinheiro na minha vida não faltará, e que por isso não precisarei juntar dinheiro feito um louco para depois viver coisas que posso perfeitamente viver hoje, e por isso viverei tais coisas por mais tempo. A segunda meta me garantirá que não terei problemas graves no futuro em questão de saúde, até porque quem se cuida sempre se dar bem. E por fim, a terceira meta me trará a certeza de que minha vida valeu apena, pois amei e fui amado, e dessa forma Deus não se entristecerá de mim, pois tive uma vida maravilhosa, a qual só foi possível graças à ele e que veleu muito, mais muito apena ter vivido!


    Daniel Alcântara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estes posts da juventude até me arrepiam.... Kd as pessoas mais velhas e cínicas?

      Excluir
    2. Com a idade eles vão aprender muito... É questão de tempo.

      Excluir
    3. Esse garoto viajou na maionese feio. Ainda vai dar muita cabeçada no poste. É o anticlone do Pobretão desanimado, esse é o super otimista.

      Excluir
    4. Por que? Eu achei que ele tá bem consciente, qd eu tinha 20 anos não conseguia ter essa cabeça.

      Excluir
    5. Porque o mundo não é um lugar certinho, todo perfeitinho. Uma hora a casa cai. Se fosse fácil juntar muita grana rapidamente e de forma super tranquila, haveria um número 10 vezes maior de milionários. Mas juntar dinheiro exige estudo, dedicação. No caso dos investidores em bolsa é preciso saber Contabilidade, pelo menos o mínimo, Matemática Financeira,legislação de IR etc.

      Excluir
    6. Tb achei que o garoto tá com a cabeça no lugar. As 3 metas dele são a base do sucesso, pessoal e financeiro, não tem nada de errado com isso, pelo contrário.

      Ao anônimo de cima: desculpe, mas o rapaz não falou nada disso no comentário, quem tá viajando é vc.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    7. Fico feliz com o seu comentário, Corey! Mas grande parte desse meu ponto de vista é inspirado no Abílio Diniz. Basta observá-lo para percebermos que podemos sim, atingir o sucesso por completo.

      Um grande abraço Corey!



      Daniel Alcântara

      Excluir
  3. Ola Corey
    Realmente esse tema de planejamento e metas eh importantissimo. Sou muito parecido, se nao tenho metas claras vou perdendo o foco.
    Muitos falam da tao sonhada IF, mas acho que nem todos sabem o quanto precisam, como vao fazer e possuem calculos "corretos" sobre os valores.
    Eu consegui estipular uma meta para minha IF (que esta postada no blog) desde o inicio da minha jornada na nossa comunidade, porem agora esta me faltando metas de curto prazo, para que eu possa ir cumprindo algumas e ir me motivando com isso.
    Espero que vc consiga definir todas as suas metas e duvidas.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Acho que todos nós precisamos saber onde chegar. O problema de achar um valor para IF são as diversas variáveis que encontramos no caminho: mudanças de vida, saúde, economia, etc. Como vc chegou no seu número?

      Acho que dividir um trabalho em diversas etapas nos ajuda a conclui-las sem perder o foco.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Corey vou perguntar umas coisas :

    a) O que vc quer fazer depois da IF ?hobbies, hábitos, lazer etc.;

    b) já fez um cálculo aproximado de quanto isso vai custar incluindo plano de saúde, reinvestimentos; ??

    c) Com 10 k ao mês dá para parar de trabalhar ? 120 k ao ano. Seria menos que isso ??


    No meu caso já sei o que fazer, como fazer, só falta a grana. Sei o que não comprar, tb sei com o que não gastar. O estilo de vida pesa muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, vamos lá:

      a) como já tive um período sabático, sei que é impossível manter a sanidade sem uma ocupação. Após atingir a IF, quero ficar uns 2 ou 3 anos "de boa" e depois arrumar um trabalho que me dê prazer e não tome muito meu tempo.

      b) é justamente isso que eu disse no texto, não consigo chegar num número ideal, já que há variáveis imprevisíveis.

      c) como sou frugal, minimalista e não tenho grandes luxos, 10k seria mais que o suficiente pra mim.

      O estilo de vida é o que manda.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Oi Corey :)
    Gosto de metas curtas, no maximo 1 ano (principalmente objetivo financeiro), mantenho uma linha de ideias do q devo ou não fazer e vou seguindo, de tempos em tempos verifico se está tudo em ordem, indo da melhor forma possivel ou se posso aprimorar, de resto não consigo me planejar muito pois a vida sempre aparece com uma novidade e me dá uma sacudida rsrs as vezes planejamento é a melhor forma de se ter uma decepção kk
    Ate para viajar normalmente eu decido de ultima hora, tipo 15 dias p viagens longas, 1 ou 2 dias p curtas

    Não consigo planejar o que vou jantar hj, imagina se vou conseguir planejar minha vida daqui 5 ou 10 ano!?!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ostra!

      Penso em estabelecer metas financeiras a cada 6 meses, 1 ano está me parecendo muito tempo. Tb tenho esse problema da vida aparecer com imprevistos e mudar tudo da noite pro dia. Costumo programar viagens com antecedência pra obter melhores preços, mas quase sempre isso traz problemas do tipo "será que vou estar disponível no período da viagem?; quem vai cuidar do cachorro?"

      Bom fds!

      Corey

      Excluir
  6. Oi... estudei sobre isso o mês passado... E melhorei em algumas coisas que sempre adiava, com relação à outras atividades pessoais.

    1) Seguinte, sugiro que vc, em determinado ASSUNTO, estipule uma meta de longo prazo, uma de médio prazo e as de curto prazo. Todas interligadas. Uma deve ser trampolim para alcançar a próxima meta até a meta final (longo prazo).

    2) Para cada meta (longo, medio e curto prazo), determine os passos para alcançá-la e o mais importante: DÊ AS DATAS DE CONCLUSÃO DE CADA PASSO. Assim você terá um horizonte pra se guiar e caso adie ou deixe de fazer, começará a ter a consciência que a culpa é só sua.

    Exemplo para um individuo de 30 anos hoje:
    1) ASSUNTO: Indenpencia Financeira
    2) META de longo prazo: Ter a IF aos 50 anos com o valor de R$ 3.000,00 de rendimentos/dividendos/etc. com um saldo de 700 mil em conta.
    3) Meta de médio prazo: aos 40 anos ter um emprego com um salário maior que tenho hoje e conseguir poupar 30% do mesmo.
    4) Meta de curto prazo: cursar inglês para conseguir me posicionar num cargo melhor no mercado.

    Para cada uma dessas metas, começando pela de curto prazo, defina os passos e DÊ AS DATAS LIMITES DE CONCLUSÃO.

    No decorrer do tempo vc vai ver se o seu plano está muito além ou dentro do esperado.

    FUI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Matrix!

      É mais ou menos isso que pretendo fazer. Vou pegar cada assunto da minha vida e traçar metas e sub metas, com prazos definidos, além do que será necessário para a realização (ferramentas).

      valeu pelas dicas!

      Corey

      Excluir
  7. Monte um plano de ação e o execute com disciplina.

    Uma dica que dou: comece a correr. Sim correr, pois qndo tu corre vc tem que exercitar a disciplina e o foco,

    Antigamente corria 1 km e parava, mas tinha vontade de correr 2, passei a programar meu corpo e cérebro para correr 2, demoro mas com o tempo eu passei a correr 2 km tranquilo sem cansar,

    hoje só começo a cansar após 5 km.

    Isso me trouxe uma disciplina para minha vida e objetivos,

    correndo eu ganhei motivação para derrubar barreiras pessoais e profissionais.

    fica a dica

    ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá RW!

      O Matrix já havia comentado sobre os benefícios da corrida, aliás, é um esporte que tem tudo a ver comigo: barato, sem equipamentos sofisticados, e fácil de praticar em qualquer lugar. Infelizmente fui proibido de correr pelo ortopedista, então apelarei para a caminhada. Essa é uma das minhas sub-metas que vou tratar no decorrer do mês.

      Valeu pela dica!

      Corey

      Excluir
  8. Corey, vc está prestes a fazer o mesmo erro que eu cometi entre 2009-2012.

    Legal, defini objetivos e prazos (meta). Essas metas foram cumpridas e o planejamento acabou.

    O que eu pretendo fazer agora é um planejamento integrado.

    Não quero pensar dessa forma imediatista: Quando eu vou vender a loja?

    Vou te dar um ex. de raciocínio. Não encare como uma sugestão de estilo de vida.

    O que seria mais adequado seria: Percebi que quero ser autônomo e viver de mercado (trades). Para fazer isso, preciso de 200 mil reais. Vendendo a loja teria 150 mil. Então, se eu tiver 50 mil de aportes, eu poderia vender a loja e realizar o meu objetivo.

    E vc vai integrando com outros objetivos: vou querer relaxar dos meus trades todo final de semana na praia. Como será religiosamente toda semana, seria mais adequado comprar a casa na praia. Então, Ou vc precisa aumentar o valor inicial do trade, para poder pagar prestação da casa ou comprar a casa antes de iniciar os trades.

    E por aí vai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Essas metas foram cumpridas e o planejamento acabou"

      Isso que você fez não é planejamento, é uma lista de tarefas.

      Planejamento não acaba, é cíclico.

      1º Você planeja, identifica o que você quer, cria um plano de ações para conseguir o que quer

      2º Você executa o plano de ações criado no planejamento

      3º Você verifica periodicamente o resultado de seu planejamento

      4º Você age corretivamente, caso necessário, ajustando o plano de ação e voltando ao estágio de planejamento

      O Planejamento não acaba, mas sim a pessoa é que acaba com o Plajenamento.

      Excluir
    2. Rapaz, trade é para viciados e compulsivos. Depois de perder muita grana o camarada vai gastar com remédios.Várias reportagens já sairão a respeito. Na teoria é lindo, mas na real todo mundo se ferra com trade.


      Melhor que trade só comprar um camaro amarelo.

      Excluir
    3. Fala Eike!

      Concordo com o anônimo, os planejamentos devem ser cíclicos, aliás, planejar deve estar inserido em todo planejamento (vc entendeu? ficou confuso...) O que vc disse sobre planejamento integrado é bem interessante e é bem isso que pretendo fazer. estipular datas, valores e como fazer.

      Vejo que vc tem bem definido o que tem vontade de fazer e digo: siga em frente!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Pra mim estabeleci uma meta de rentabilidade minima,assim sei que valor aproximado terei que aportar em um tempo x para gerar renda.(passiva)

    Minha meta é gerar renda (passiva) equivalente a que ganho trabalhando ativamente.Bateu lá...tchau.

    O foco é em gastar menos,assim ja ganho mais.

    Quanto maior o desejo maior a escravidão .

    Nem rico nem pobre.

    sucesso

    Wagner


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pensamento Wagner.
      Só um detalhe. Bateu lá... Tchau, mas tome cuidado que a despesa futura pode ser maior que a despesa do presente. Então, pelo menos, devemos pensar em rendas passivas crescentes.

      abs

      Excluir
    2. Olá Wagner!

      Antes eu não dava muita importância para a rentabilidade, mas de uns tempos pra cá, vejo que só aportar alto não é a solução.

      Concordo com o ID, as despesas tendem a mudar durante o tempo, alguns gastos aumentam e outros abaixam, alguns desaparecem e outros surgem. Esse é um dos motivos por que não consigo chegar num número mágico.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Sim claro ID,penso nisso,cuidado está sendo tomado.não será consumido tudo no futuro porque não está sendo no presente.

    O processo de ganhos crescente é consequência de poupar,dominar o psicológico e ter mais acertos do que erros nos investimentos.

    Garantias de lucros crescentes não existe,mas isso não é desculpa para não investir.

    Wagner

    abs

    ResponderExcluir
  11. As metas devem ser dividadas em curto, médio e longo prazo.Se ficarmos somente focados no longo e sem data, acabamos relaxando e empurrando com a barriga os deveres.

    Divido em metas menores e prevesíveis, podemos monitorar se estamos indo pelo caminho certo, e também nos incentivando a continuar o objetivo final.

    Costumo ter uma planilha em valores quantitatitvos a atingir em X tempo(Investimentos, carro, viagens) organizados em prazo certo.Por enquanto estou conseguindo segui-lo

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      É isso mesmo, me faltam metas de curto e médio prazo, além disso, algumas de longo prazo estão distorcidas ou ao menos não tenho embasamento para segui-las.

      Obrigado pela colaboração!

      Corey

      Excluir
  12. Oi DCorey, é isso que mais tenho postado em meu blog, já que estou no começo o que quero deixar bem Definido é meu prazo, minha meta e meu plano.
    Mas tem que ser bem pensado pra não cair em erros grotescos e sentir que passei meio década guardando dinheiro pra não chegar nem a 1/4 do que esperava nesse tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é amigo, corre-se esse risco mesmo, por isso é importante ter objetivos bem definidos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Quanto ao inglês, posso ajudar a aprender em 1/4 do tempo, ligue para agendar, tel: 3801 9105.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.