quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Imóvel Novo - Juntando o Útil ao Agradável

Em 16 de junho, no texto sobre Independência Financeira x Conforto, basicamente eu relatei o sofrimento que passo com vizinhos barulhentos e se vale a pena ou não abrir mão de conforto, sacrificando a saúde mental, em prol de aportar mais forte. Minha ideia no post é que não vale a pena nos privar de certos confortos, como o de morar num local tranquilo e agradável, para juntar dinheiro para a independência financeira.

"PRIORIZAR O CONFORTO: Abrir mão de uma parcela considerável dos meus aportes pra mudar de bairro, comprando um apê em outra região, de preferência no último andar de um prédio de 35 andares. Por outro lado poderia alugar meu atual apê que foi comprado antes do inflamento dos preços dos imóveis, o que, teoricamente me daria um bom retorno, e dessa forma, minimizaria o fato de ter uma grande quantia de dinheiro empatada num imóvel."

Essa era uma opção que poderia prejudicar meus investimentos mas me dar mais conforto, e consequentemente mais saúde. Tenho planos de mudança para outra região do país (litoral de São Paulo ou até mesmo o nordeste), mas por um bom tempo isso não acontecerá, então focar numa mudança aqui mesmo em São Paulo pode ser algo sensato.  Pensei então em comprar um imóvel novo para moradia. O valor pago nesse imóvel não estaria totalmente imobilizado para moradia, já que o apê onde atualmente resido, poderia ser alugado gerando fluxo de caixa. Andei pesquisando sobre imóveis em regiões que gosto, e conclui que comprar um apartamento pode ser um bom negócio por alguns fatores:

1- Ter um apartamento num local melhor, com características mais agradáveis ao gosto meu e da Bia, fugindo do barulho e de pessoas inconvenientes (pessoas mal educadas estão em todos os lugares, mas há maneiras de blindar um pouco essa questão: andar alto, local mais elitizado, etc).

2- Comprando uma apartamento na planta, posso decidir se usarei como moradia ou revenderei com lucro quando o mesmo estiver pronto, o tempo entre a comprar e entrega é suficiente para amadurecer a decisão a ser tomada;

3- Seria uma forma inteligente de investir parte do meu aporte e também o lucro da empresa, uma maneira de diversificação em algo seguro e que me atrai;

4- Os locais que tenho analisado ainda estão com preço razoável porque ainda não atingiram o limite de crescimento do bairro, portanto, a chance de valorização é ótima.

A ideia de comprar um apartamento antigo, reforma-lo e vende-lo é muito atraente, seria algo que me traria muita satisfação, mas caso eu opte por comprar um apartamento agora, será um "zero quilômetro" que a princípio atenda meus requisitos de moradia. Isso porque a ideia original é comprar, mudar para o novo e alugar o antigo. Se eu gostar da experiência, pode ser que adote a ideia original de comprar, reformar, vender ou alugar.

O que vocês acham sobre investir em imóveis físicos? Alguém faz algo assim?

68 comentários:

  1. Claro,você é brasileiro certo? Então você DEVE comprar um apê, daqueles de 15metros por 4 milhões...não deixe isso para depois, corre atrás e compre logo!! :P

    Para investir em imóveis, hoje gastaria lá na europa...Com o dinheiro que você gasta aqui numa lata de sardinha, você lá compra no mínimo 2 bons apartamentos acima de 100metros... depois é só esperar a crise acabar e vender !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, aí eu me mudo para esse apê na europa e enfrento 12 horas de avião todo dia pra vir pra São Paulo, rsrs!

      Se for seguir esse raciocínio tb dá pra comprar imóveis em cidades de GO, MS, MT que estão crescendo em ritmo vertiginoso. O problema é falta de conhecimento do local e a distância que impede acompanhamento da realidade do local.

      Não é o fato de um apê ser grande que o torna bom negócio. Em sampa a maior demanda é pelos micro-apês.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. "Com o dinheiro que você gasta aqui numa lata de sardinha, você lá compra no mínimo 2 bons apartamentos acima de 100metros... "

      tá zuando né?

      Excluir
    3. ok forreta, mas só dizer não adianta. queremos provas, queremos links que comprovem...

      onde são esses 2 apartamentos grandes na europa que vc compra com o dinheiro de um lata de sardinha brasileiro? na albânia? albânia também é europa kkk

      Excluir
    4. 1º- lote de 105 metros, mobiliado, garagem, sala de 30 metros, 2 quartos, sendo 1 suíte de 18 metros, localizado na zona de cascais, uma das melhores localizações de Portugal: 205.000 euros (500mil reais): http://www.remax.pt/121241195-19

      2º Apartamento NOVO de 160 metros com aquecimento central, música ambiente,vidros duplos, sala de 30 metros, 3 quartos, sendo 1 suíte de 20 metros, 3 banheiros, localizado também em Cascais, uma das melhores localizações de Portugal (vale a pena ver as imagens): 225.000€ (562.000 reais) http://www.remax.pt/120171112-217

      Ao todo dá 1.062 milhões de reais, valor que mal chega para comprar um apertamento em copacabana de 50 metros....

      E Corey, não te respondi porque estava no trabalho, mas você escreveu a possibilidade de comprar um apartamento, reformar e vende-lo.... te dei a possibilidade de pensar em comprar hoje um apartamento na Europa...e você veio com graça, mas beleza. Eu se tivesse possibilidades era isso que faria... mas cada um sabe o que faz com o dinheiro =)

      Abraço!

      Excluir
    5. Citei Lisboa, mas por conhecimento de causa tem também manchester, barcelona, munique (e mais algumas cidades) que vale a pena comprar ... manchester fica +/- ao mesmo preço do Rio, mas entre rio e manchester... prefiro bem mais manchester, porque acredito que lá ainda vai valorizar muito o mercado imobiliário...

      Excluir
    6. ok forreta, botei fé, e tem o porém:

      creio que os ótimos apartamentos europeus estejam com seu preço justo. e o mais antigo desses que vc colocou é de 2001.

      enquanto isso essas caixinhas de copacabana (de décadas de idade) estão hiper-super-mega-valorizadas. quem compra algo assim é de duas uma: ou muito rico ou muito imbecil.

      Excluir
    7. Forreta:

      Tudo bem, é uma possibilidade, mas nada prático, vc concorda? Como é que se compra um apê a 12h de voo, reforma e vende sem ter MUITO conhecimento do local e pessoas nativas de confiança pra tocar a obra? Essa é uma boa opção, mas não é para todos, isso sem contar com a crise européia.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Não acho uma boa... Os imóveis estão muito caros. E comprar na planta gera o risco de a bolha explodir no meio da construção e o prédio não ser terminado...
    Por que vc não aluga um apto de alto nível? Quanto melhor o AP, mais vantajoso é alugar ao invés de comprar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max!

      Não acredito em bolha, e tb não acredito em desvalorização, mas acredito em uma forte diminuição do ritmo de valorização.

      Aluguel tem vantagens, mas não serve ao meu perfil. Gosto de modificar a planta e ter previsibilidade de que não sairei tão cedo do local, sem ter problemas para "caçar" outro imóvel ao término do contrato.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Corey,

    não acredito em bolha, mas acho q a fase de valorização dos imoveis já se esgotou, comprar um imovel nos preços de hoje, altissimos, visando investimento é mais ou menos como comprar ELPL no topo antes da revisão tarifaria...

    comprar imovel na planta nesse momento pode ser um risco alto, e se tem ideia de sair de SP em alguns anos, investir a grana para comprar um imovel na nova cidade pode ser uma opção melhor.

    Reflita melhor sobre essa ideia :)
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Tb não acredito em bolha, mas como disse ao Max, acho que a valorização frenética que aconteceu nos últimos anos não ocorrerá mais.

      Se eu comprar esse imóvel, a valorização (se ocorrer) será um bônus, como eu disse, o foco é moradia. Não sairei de São Paulo em menos de 10 anos e mesmo quando (e se) isso ocorrer nada me impede de vender os imóveis ou aluga-los.

      Estou refletindo, rsrs!

      Corey

      Excluir
  4. Fala Corey...
    Então... a fase de valorização já se esgotou... e o valor está alto e creio que não vai cair tão cedo, creio que estabilizou-se.

    Quer comprar o meu ap? rsss (antigo, lugar alto padrão, grande, sem barulho... e um paraíso!)

    Sobre especular com imóveis, você pode pesquisar sobre leilões de imóveis. Só não entro nisso hoje porque não tenho cacique$$$ suficiente. Mas pode ser uma boa.

    Fui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Matrix!

      A fase de valorização se esgotou, mas ainda há regiões mal exploradas que se valorizarão acima da média dos próximos anos e é justamente numa região dessas que estou de olho.

      Opa! Compro sim! O problema é ser GRANDE, gosto de aptos bem pequenos, rsrs!

      Os leilões são uma boa tb, mas no meu plano atual (de comprar para moradia) não vale a pena. Quem sabe no futuro.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. O meu não é gigante, 85 metros.
      Tem que dar uma reformada ' se a pessoa quiser'...

      Excluir
    3. Nossa! 85m é muito pra mim, uns 30 já estariam de bom tamanho!

      Excluir
    4. Karaka... vc não se meche? respira? rsss

      Excluir
    5. Rsrs! Não sou desse mundo mesmo!!

      Excluir
  5. Corey, sou um pouco suspeito para falar de COMPRA de imóvel pois sou funcionário público e já tenho imóvel de herança que pretendo vender assim que terminar um inventário. Mas acho mais inteligência ALUGAR um imóvel próximo ao trabalho. Pois com o dinheiro que seria usado na compra de um imóvel poderia render juros excelentes no TD ,FIIs, CDBs. Coisa muito melhor que PAGAR juros num financiamento ou DEIXAR DE GANHAR SE COMPRAR à vista.

    Aqui no Rio, um apto que estava sendo anunciado por 300k podia ser alugado por 1k. OU seja se vc tiver 200k e conseguir 0,7a.m. de juros, coisa que alguns FIIs pagam, ou algum CDBs vc pode receber 1,4 k ao mês. Ou seja quem compra um apto por 300k não ganha porra nenhuma e ainda paga taxas de ITBI, uma cacetada de coisas. Quem coloca o dinheiro na RF , consegue pagar o aluguel e ainda ganhar R$ 400,00 !!!! Hoje em dia até os bancos estão vendendo as agências e alugando. Se eles estão fazendo isso deve ser porque dá mais dinheiro. isso com 0,7 % ao mes, imagine alguns fundos que pagam 0,8, 0,98%, tipo BBRC11 que compra imóveis e aluga para o Banco do Brasil.

    Acho que todo investimento deve ser feito baseado em cálculos, pesquise, estdude, acho que dá para se mudar, ter mais qualidade de vida e ganhar mais dinheiro, investindo na RF e ALUGANDO um imóvel.

    É sempre bom receber juros, é horrível pagar juros ou deixar de ganhá-los. Pois perde-se dinheiro importante.

    Vou pesquisar outras reportagens sobre a vantagem de se investir e pagar o aluguel com os juros do investimento sobre a compra financiada ou à vista de qualquer imóvel.

    ass. Anonimo do Crash


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo do Crash!

      Pagar juros nunca!!! Todo e qualquer negócio que eu faço não inclui juros, se incluir eu não faço!

      Essa questão de alugar ou comprar imóvel é bem complicada, envolve questões que vão além do financeiro, como o prazer de ter um imóvel próprio, a certeza de ter um teto próprio, etc.

      Alugar um imóvel, no meu perfil, não é uma boa ideia. Financeiramente falando pode sim ser algo inteligente, mas isso acaba sendo irrelevante pra mim. Outra coisa: não há garantia nenhuma que eu conseguirei investir a grana da compra de maneira a conseguir pagar o aluguel ad eternum.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. vi esses posts

    http://blogdoportinho.wordpress.com/2012/07/17/imoveis-locacao-ou-compra-julho-de-2012-calculo-do-valor-justo-entenda-os-resultados/

    Portinho também tem dois livros fantásticos, recomendo fortemente. Sempre estou relendo.


    http://queroficarrico.com/blog/2010/08/12/comprar-casa-propria-ou-alugar-imovel/



    O Post abaixo é de 12/08/2010, mas acho que ainda está muito certo

    " Acredito que o preço dos imóveis continuará subindo ainda por um tempo, mas é praticamente insustentável que continue no mesmo ritmo. A tendência é que suba num ritmo cada vez menor, ou seja, os preços continuarão valorizando, mas com índices mais modestos.
    Diante desse quadro, eu sou totalmente a favor de morar alugado. Principalmente quando o aluguel é de apartamentos mais caros (classe média pra cima). Muitas vezes o valor do aluguel nem alcança 0,5% do valor do imóvel.
    Se você investir numa aplicação que ofereça rentabilidade maior que valorização dos imóveis, estará fazendo um bom negócio. Títulos públicos indexados pela SELIC (LFT) ou pelo IPCA (NTN-B) podem ser boas opções.
    Mesmo que você tivesse todo o dinheiro para comprar o imóvel, ainda assim é financeiramente melhor continuar morando de aluguel. Explico. Se você tivesse, digamos, R$ 400 mil, haveria duas opções:
    Comprar um imóvel nesse valor, ou;
    Investir esse montante e alugar um apartamento nesse valor.
    Um apartamento nesse valor não custará mais de R$ 2 mil. Entretanto, é possível conseguir – com segurança – rentabilidade em torno de 0,8% (líquido), o que representa R$ 3,2 mil. Ou seja, você pagaria o aluguel e ainda ganharia dinheiro.
    Entretanto também deve ser levado em consideração a sua vontade – e da sua futura esposa – em possuir um imóvel. Muitas pessoas desejam, quando casam, ter um imóvel próprio. Afinal, como já diz o ditado, quem casa quer casa. Se este for o seu caso, tente segurar a vontade o máximo que puder. Certamente você também fará um bom negócio"



    Conheço muita gente que viu o sonho de comprar a casa própria virar um pesadelo...

    Ass. Anonimo do Crash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sonho da casa própria vira um pesadelo quando o cara compra um imóvel de valor e manutenção incompatível com a renda, ainda por cima financiado, pagando aquilo durante 30 anos...

      Esse cenário do post que vc publicou foi antes da queda dos juros e imprevisibilidade do futuro dessas taxas e tb da inflação. Acredito que não dá pra levar ao pé da letra na atual realidade que estamos passando.

      Um abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Engrossando o coro: não compre.

    Vai que você para em outro lugar barulhento e com uma vizinhança igual ou pior que a atual.

    Se você tem interesse em sair da cidade atual, pior ainda comprar um imóvel.

    Quando atingir a IF, você pode morar de aluguel em todas as capitais do litoral brasileiro (Só não recomendo São Luís, no Maranhão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre pensei assim, quem tem dinheiro para pagar o aluguel mora em qualquer cidade do mundo. Se pagar adiantado o senhorio ainda dá desconto. Ou seja mais dinheiro rendendo mais.

      Algumas pessoas investem em kitnetes em bairros pobres para cobrar aluguel sem ter de pagar imposto de renda. Se o cidadão atrasar corta-se água e luz ou pede-se 4 meses de reserva adiantados.

      Mas comprar apto na planta acho empatar dinheiro e perder uma grana que viria de juros de RF.

      Excluir
    2. Dê uma olhada nos último post do Pobreta,nos comentários tem uns cálculos bem interessantes sobre FII.

      Excluir
    3. Realmente não há garantia que não terei uma vizinhança barulhenta e mal educada, mas há maneiras de minimizar esse risco. Gostaria de entrar em mais detalhes, mas infelizmente não posso.

      Essa história de investir em cortiços e kits na periferia é bem comum no meu círculo de convivência, mas é algo que não pode ser replicado, o cara esbarra justamente na questão do IR e tb nos impostos dos imóveis, que quase sempre são ilegais, qd não estão em áreas invadidas.

      Excluir
  8. Reconheço o peso psicológico do fato de ter um imóvel. Mas gosto mais da matemática financeira. Também pesa o fato de eu já ter um

    Há FII de tijolo pagando 0,7%. Dependendo do valor do aluguel e do seu capital inicial dá para ter um bom lucro, daqui a 5 anos vc pode comprar um apto. Vc nem vai ter filhos, então não vai ter surpresas que levem seu dinheiro embora.

    Acho sempre legal fazer os cálculos. Vc já tem um imóvel, então pode alugá-lo e usar para abater o aluguel de outro. Além disso pode usar seu capital na RF para aumentar a renda e depois de uns 3 anos comprar um à vista.


    Falo com minha "consorte", vale a pena comprar se a prestação for no máximo R$ 100,00 a mais que o aluguel de um imóvel igual. Ou comprar uma casa velhinha, reformar e vender. Mas entrar em financiamento acho pedir para ser chamado de burro. Pior que isso é sonhar com Camaro amarelo...rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs! Deixa o Pobretão ler isso...

      Pra quem tem a perspectiva de financiar em 30 anos ou pagar aluguel pro resto da vida, acho um bom negócio entrar no financiamento, afinal a prestação, como vc disse, será pouca coisa maior que o aluguel e bem ou mal, o cara tá formando patrimônio.

      Excluir
    2. Qual problema de sonhar com Camaro amarelo.

      Excluir
  9. Corey, não vou falar pra vc não comprar, se vc tá visando moradia, tente juntar um imóvel que atenda suas necessidades e local que possa ter alguma valorização, não pense que a valorização que aconteceu nos últimos anos continuará, mas acho que imóveis jamais desvalorizarão. De repente quando o imóvel ficar pronto vc pode optar por se mudar pra ele ou vende-lo ganhando pelo menos a inflação do periodo o que já é um grande negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      É exatamente isso que estou pensando em fazer! Tb não vou colocar toda minha grana nesse negócio, é mais uma maneira de diversificar com algo que me atrai (imóveis).

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Eu acho que só vale a pena comprar depois de ter o mesmo valor na renda fixa. Exemplo, apto de 300k + 300k na renda fixa. Isso no mínimo.

    Olha quem tem filhos ou quer ter sente uma vontade de deixar herança, proteger. Mas no seu caso e no meu acho melhor ter o dinheiro rendendo e viver de aluguel eternamente. É possivel fazer contratos de 5 ou 8 anos, depende de negociar com o proprietário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma alternativa, mas de qq maneira não gosto da ideia de aluguel eterno... É uma ideia pra amadurecer.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Ola Corey
    Um ponto interessante a ser discutido.
    Posso comentar sobre a minha experiencia. Comprei um apto na planta que ficou pronto ano passado e estou muito feliz com a escolha. Mesmo tendo comprado para moradia, por ser de boa localizaao, recebi umas 3 propostas de compra durante o andamento da obra, todas com uma boa valorizacao. Porem o ponto principal eh que esse apto melhorou muito a minha qualidade de vida, mesmo tendo aumentado sensivelmente meu custo fixo.
    Abraco e boas escolhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      É nesse ponto que pretendi chegar! Se eu comprar um apê novo, ele será pra moradia, portanto escolherei algo que me agrade, a valorização é um bônus que na prática não fará diferença. O fato é que as regiões que gosto ainda não atingiram o ápice de valorização, então provavelmente poderei valorizar meu investimento.

      O ganho de qualidade de vida é o alicerce dessa ideia, acredito que investir dinheiro pra buscar melhorar a qualidade (não necessariamente o padrão) de vida é uma das melhores coisas a serem feitas com dinheiro. Gastar dinheiro com algo que traga bem estar é tudo de bom! Talvez se vc tivesse vendido o apê qd teve propostas, poderia ter embolsado uma boa grana, mas não teria a qualidade de vida que tem hj, né?

      Abraço e obrigado por dividir sua história!

      Corey

      Excluir
  12. Se a ideia é'comprar pra morar, manda bala.

    ResponderExcluir
  13. Conheço um cara que ganhou MUITO dinheiro, investindo na planta.

    PORÉM, ele começou a comprar os AP's em 2008/2009, ou seja, qdo o boom de imóveis estava começando.

    Ele está vendendo eles todos por agora, com 100% de lucro, na média. Em apenas 3 anos. Ele deu uma sorte violenta de ter pego o boom.

    Tb tem um outro caso de um cara aki q comprou 100mil em ações da Petrobras por R$ 10 e vendeu pouco antes da crise estourar, por R$ 45. Pegou 300mil comprou um AP e ainda sobrou uma "graninha".

    Resumo: num curto prazo, o timing de entrada faz uma diferença violenta.

    Quem eu vejo ganhando dinheiro com imóveis é como um trader: ele compra e vende logo depois.

    EU, veja bem, EU jamais compraria alguma coisa agora, pelo menos no Rio, Brasília e SP. Já viu o blog do O Pequeno Investidor?

    Os imóveis subiram muuuuuuuuuuito. É comprar no topo.

    Só vou comprar o meu daqui a pelo menos 5 anos, qdo tiver alguma coisa razoável no FGTS.

    De qq maneira, INVESTIR em imóveis no LONGO PRAZO eu acho besteira. Tem um estudo de um americano, estudioso do mercado imobiliário de lá, que mostra que no longo prazo os imóveis só acompanham a inflação.

    No entanto, comprar pra morar é outra história.

    Ontem mesmo fiz uma conta de Imóvel Zona Sul do RJ x Petrobras. Quem investiu 100mil em 1996 tá com o imóvel hj (q está no topo do preço) valendo 980mil. Quem comprou PETR4 (depreciada hj) e reinvestiu os dividendos tá com 4 milhões em ações.....

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho:

      Não acredito que os ganhos passados em imóveis se repetirão, mas tb não acredito que haverá queda de preço ou bolha. Como eu disse no texto, minha ideia de ganhar dinheiro com imóveis é comprar apês antigos, reformar e vender. Meu objetivo comprando um imóvel novo será moradia mesmo, a valorização é consequência.

      É impossível comparar imóveis com ações, são duas coisas totalmente diferentes, com mecânicas diferentes, objetivos diferentes...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. dimarcinho, vamos recaptular seu comentário de agosto de 2012.

      Comparar o imóvel com Petrobrás do jeito que fez não faz muito sentido. Você só se esqueceu de um detalhe, e se o dono do imóvel tivesse reinvestido os alugueis recebidos de 1996 até 2012 (em outro imóvel ou em RF), qual seria o resultado?

      E se comparar hoje, quem ganha? rs

      Futurologia é isso, se você tivesse comprado em 2012 estaria feliz da vida hoje

      Excluir
  14. Ola Corey Beleza!

    Bem eu fiz isso e ja me pronunciei varias vezes.
    Bem aqui no Rio de Janeiro os imoveis estava na faixa de 100 mil reais em 2007 quando começou esse aumento desenfreado, sendo que comprei o meu de 3 quarto na planta em 2009 por 175 mil, o preço dele hoje (2012) esta em 350 mil, por isso digo que quem for comprar agora pensando em revender tem que estar consciente de esta comprando num pico de preço e a tendencia são as coisas se estacionarem até porque ninguem tem mais dinheiro para pagar umas prestações tão altas, só para ter uma ideia la no meu condominio um apartamento de 2 quarto ja esta em 270 mil sendo que a entrada sera de 100 mil e tem que comprovar uma renda de 8 mil e nem todos terão condições para isso.

    Portanto Corey se for comprar uma na planta escolha um que seja pre-lançamento daqueles que só vão ficar prontos em 2015 para ter um bom desconto.

    Um abração!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Lord!

      Sim, se eu for comprar, será pré lançamento mesmo, até pq assim dá pra escolher uma unidade bacana, andar alto, boa insolação, etc, e ainda de quebra ter um bom desconto.

      Aqui em sampa a valorização foi ainda mais forte, um apê comprado em 2007 por 2000 ou 2200 o m², hj vale cerca de 7k!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Não aconselho comprar imovóvel no momento. Pense muito a respeito não tome decisões emocionais pois isso pode custar muito tempo rumo a sua ID.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandman!

      Obrigado por comentar, realmente decisões tomadas com o emocional tendem a ser más decisões no longo prazo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Imovóvel = imóvel + automóvel ou imóvel da vovó? Iac, Iac, Iac...

      Excluir
  17. Olá Corey!

    Primeiro é necessário decidir você irá morar ou será um investimento? Deixar essa decisão para depois é um erro. Quem conheço (investidor) que fez a estúpida escolha de gastar tudo em uma casa foi o Vida Boa Investimentos que agora é um blog abandonado, não acho uma boa comprar imóveis bem agora no boom imobiliário prestes a desaquecer, mesmo assim se o fizer não compre na planta, maior roubada! Corre o risco de comprar um terreno cheio de mato e não adianta argumento que "a empresa é sólida", conheço várias pessoas que pensaram isso e não tiveram o apartamento entregue ou entregaram sem o registro do imóvel, se for comprar que pelo menos seja algo que possa ver e analisar também a vizinhança que é um dos motivos que você está querendo mudar pelo que falou.
    Mas a minha opinião mesmo só depois de decidir é moradia ou imóvel? Sou investidor então só posso opinar em investimentos, se é moradia ai já sai muito do conceito, vira despesa (alta) e disso não entendo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Obrigado por comentar. Como eu disse no texto, a ideia original é moradia, uma suposta valorização seria um "plus", e a ideia de vender seria somente no caso de uma mudança drástica de planos.

      Não estúpida a ideia de gastar tudo o que tem num imóvel. Tem gente que gasta mais do que tem num carro!!! Eu jamais faria isso pelo simples motivo que gosto de diversificação, mas se caso minha perspectiva de IF fosse superior a 10 anos, aí, meu amigo, eu esqueceria a IF!

      Normalmente as pessoas que dizem ser roubada comprar imóveis na planta nunca o fizeram. Meu apê foi comprado na planta e correu tudo absolutamente bem! De todas as pessoas que conheço que compraram imóvel na planta, só uma recebeu o imóvel com "atraso" (dentro dos 180 dias de tolerância). Essa história de quebradeira de construtora ficou nos anos 90...

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Eu comprei um imóvel na planta e até agora estou esperando pra receber o $$ da construtora falida... 100% de perda... E não foi nos anos 90...

      Excluir
    3. Pode acontecer, mas convenhamos que isso é cada dia mais raro, mas ninguém está livre...

      Excluir
    4. Corey então definido o objetivo que é moradia não se deve pensar em valorização, acredito que como alvo principal temos o conforto. Não tem o que discutir quanto a isso, pois só posso falar de investimentos e imóvel para moradia não é, mesmo que valorize 1000% você venderia e só compraria algo equivalente pois todos na área teriam valorizado a mesma coisa, como aconteceu hoje em dia.
      Conheço várias pessoas com imóveis atrasados na planta, 4 pessoas para ser mais exato... E como pode notar na Bolsa as empresas de construção não estão muito bem das pernas, tome cuidado em pensar que essa situação já foi e não preciso fazer bolo pra saber se ele ficou bom, da mesma forma que não preciso comprar imóvel na planta pra saber se é roubada, rs. Analise friamente o mercado imobiliário e vai notar que estamos no topo dos preços, seria o mesmo que comprar na alta de quem comprou na baixa.

      Abraços!

      Excluir
    5. Fala General!

      Isso mesmo, a valorização é secundária. Se parar pra pensar, um possível lucro viria da venda ou locação do meu imóvel atual, que triplicou de valor desde que comprei.

      Sim, estamos na alta, mas não acredito numa queda.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  18. dimarcinho falou muita coisa certa, contra números não há argumentos. Imóvel como investimento só rende grana se estiver alugada e pagar mais que a poupança. Isso é básico em finanças. Quem der sorte de comprar e depois vender beleza.

    Tenho imóvel de família, vou vender para comprar FII e ações. Com a grana arrecada pago meu aluguel e sobra muito.


    Ser sócio de boas empresas é o melhor negócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, discutir o que é melhor, alugar ou comprar é igual falar quem é melhor, palmeiras ou corinthians, rsrs!

      Excluir
    2. Herança não vale... não se dá o devido valor. Quero ver ter esse mesmo pensamento se tivesse comprado um imóvel em 2008 com o próprio suor... bem mais dificil de tomar essa decisão, mesmo com a valorização!

      Excluir
  19. corey, quero te falar o que acho sobre independência financeira e esse negócio de deixar de viver pra alcança-la mas ficaria um comentário muito grande, posso te enviar um e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é possível viver bem, praticar esportes, ter um hobby e ainda fazer aportes todo mês...

      Comprar casa, ter filhos, comprar carro é para os que nasceram muito ricos.

      Excluir
    2. Pode sim anônimo, mande para blogdocorey@gmail.com

      Excluir
  20. Imovel é o pior investimento da face da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camaro amarelo também

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa do anonimo foi boa

      Excluir
    3. Poxa, sou obrigado a concordar, rsrs!

      Excluir
  21. Oi, Corey.
    Sou de Brasília, e aqui está impossível comprar apartamentos. As regiões mais nobres estão com o m2 acima de 10mil. As seminobres estão entre 4 e 7 mil, mas distantes dezenas de km do centro e sujeitas a engarrafamentos absurdos, em bairros ainda deficientes de estrutura como hospitais e lazer. A solução aqui acho que é alugar mesmo. Ao contrário do que você prega, a bolha aqui está estourando. O m2 chegou a absurdos 13 ou 14 mil ainda no ano passado. Vejo corretores desesperados oferecendo "desconto", e donos de imóveis que perceberam que os imóveis não vão mais valorizar e estão vendendo. São pessoas que compraram por 2000 o m2 e estão vendendo felizes por 8, 9 mil.
    No seu caso, não esperaria valorização do imóvel, caso venha a comprar. De qualquer forma, acredito que já esteja no lucro com relação ao seu imóvel atual.
    Se você tem planos de largar a selva de pedra, eu começaria a agilizar esse processo. Pense na burocracia de trocar de apartamento agora e depois trocar de novo lá na frente quando se mudar prumo lugar mais pacífico.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Esses valores estão próximos aos de sampa, com a diferença que é relativamente fácil achar imóveis bons, bem localizados na faixa de 6 ou 6,5K. Na minha região vejo problema pra vender imóveis que inicialmente foram direcionados ao minha casa minha vida, os valores inflaram tanto que o preço escapou do teto do programa e alguns estão encalhados. Os lançamentos em bairros semi-nobres vendem igual a pão quente.

      Exatamente, o lucro estaria no meu imóvel atual comprado antes da hipervalorização. Quanto a sair de sp, é algo para daqui pelo menos 15 ou 20 anos...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  22. Investimento em imóveis é uma boa, o Brasil está em uma fase excelente para a compra de imóveis, pois estão valorizando muito. Recomendo fortemente a compra.
    Abraços

    http://comecarinvestir.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, que timing esse seu hein... fase excelente pra compra? os preços estão começando a ficar mais estáveis, após uma subida vertiginosa nos últimos 2 anos. agora é hora de vender, não de comprar.

      Excluir
  23. Olá Corey,
    Não compraria um imóvel no atual momento mas acho que seu caso é diferente pois vc quer um imóvel de metragem muito pequena e , como não pensa em ter filhos, provavelmente não irá mudar tão cedo deste caso fique satisfeito.
    Minha opinião é de que pra vc vale a pena sim comprar outro apartamento se achar algum nas condições que deseja.
    Numa metragem muito pequena o valor total é baixo e, se houver valorização ou desvalorização isso não será de grande importância.
    O importante é que morar perto do trabalho, numa região segura, com bons serviços e, de preferência que possa eliminar a necessidade de possuir carro. Assim vc pode se dedicar mais ao seu trabalho, aportar mais e ter mais tempo de cuidar de seus investimentos.
    Só não compraria um na planta pois estamos em um país que não garante o cumprimento de contratos. Apesar do desconto esperado de 20 a 30% do valor do imóvel, acho que não vale a pena o risco. Outro fator é o que meus clientes construtores e engenheiros falam: os imóveis novos tem uma péssima qualidade de construção e em poucos anos estarão um bagaço.
    Abraço e boa sorte em sua procura.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.