terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fundos Imobiliários - FAED11B - FVBI11B - FEXC11B

Continuando meus estudos sobre fundos imobiliários, defini alguns papéis que julguei interessante. Inicialmente fiquei receoso em investir em fundos de papel (recebíveis imobiliários) por julga-los mais distantes do conceito de investir em imóveis físicos, porém, ao parar e analisar friamente conclui que esse tipo de papel é bem interessante: boa rentabilidade atrelada a diversificação, então minha carteira terá esse tipo de ativo.

Já realizei a compra de 21 cotas do BCFF11B a R$ 123,00. Dessas 21, 15 foram compradas no mês passado usando a verba da minha carteira de estudos. A cotação subiu, caiu e hoje comprei mais 6 cotas pelo mesmo preço das primeiras, então decidi colocar tudo num bolo só e incluir na carteira principal.

Os ativos que estou de olho são:

FAED11B

Fundo Imobiliário cujo objetivo é a compra de imóveis comerciais e posterior locação à Faculdades Anhanguera através de contratos de longo prazo. O fundo não visa obter lucro em operações de compra e venda, mas sim na locação dos imóveis. O pagamento dos rendimentos acontece no 10º dia útil do mês e em julho foi de 0,753%.

Considero uma boa opção de fundo de tijolo, apesar de ter um único locatário. Ao meu ver faculdades são mais robustas que hospitais, por exemplo, e a Anhanguera tem crescido bastante com a compra de outras universidades como a Uniban. Além disso a marca está se consolidando e acredito num crescimento a longo prazo devido a carência de ensino superior, ainda mais voltado a classe C.

O problema é que o fundo está um pouco caro (R$ 149,00 em 13/08/2012), mas ainda não sei como avaliar essa questão de preço. Fundos de tijolo tendem a ter rentabilidade menor, mas considero que esse fundo está com uma rentabilidade legal num cenário favorável.

FVBI11B

Fundo VBI FL 4400. Esse é um fundo misto, que investe em recebíveis imobiliários e em imóveis comerciais, particularmente 50% do edifício localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4400 em São Paulo. 

Conheço a região da localização desse prédio, é simplesmente o local mais procurado e ocupado por grandes empresas. A região (Itaim, Pinheiros e Vila Olímpia) tem demanda maior que oferta de escritórios e lajes comerciais, o que leva a bom retorno de aluguéis, além de baixíssima vacância. Os principais locatários desse prédio são os bancos Bic, Barclays e UBS além do estacionamento Netpark.

O fundo pagará 0,75% ao mês até 2014 (em cima da cota original de R$ 100,00; correto?), o pagamento é realizado no 5º dia útil. Considero uma boa opção pois o valor do aluguel tende a aumentar e além disso está num preço ainda razoável (R$ 111,20 em 13/08/2012).

FEXC11B

É um fundo de papel, investe em recebíveis imobiliários e outros ativos. Possui rentabilidade indexada ao IGPM, o que torna uma das poucas opções de investimentos atrelados a esse índice. É bastante diversificado. Possui excelente rentabilidade (1,38% em julho), mas possui volatilidade nos rendimentos.

Acredito que o valor ainda ainda esteja atrativo (R$ 126,00 em 14/08/2012) perante a rentabilidade dos últimos meses.

O que vocês acham desses papéis?

38 comentários:

  1. Gostei das suas análises.Sou do Rio, então não sei como funciona omercado imobiliário de deSAma, origem da maioria dos fundos. Mas se a Av. Brigadeiro Faria LIma for igual a Av. Rio Branco daqui do Rio, a principal avenida comnercial da cidade sei que os aluguéis serão certos.



    Assim como vc eu pretendo comprar FII de tijoos, não acredito em nada lastreado em prestação de caloteiros, tipo LCIs da vida.


    Mudando de assunto, compre o livro Warren Buffet e análise de balanços, ele mudou minha atitude de investimentos. O lvro explica como olhar as prinicpais informqações de um balanço. Ensina também a encontrar empresas com boa situação financeira, caixa cheio de grana, liquidez corrente alta.

    eu recomendo aos meus colegas iniciantes em bolsa que coloquem 10% do capital na RV para ir aprendendo. Com empresas sólidas não há muito risco de se comprometer esses 10%.



    um abração, seu blog é muito importante para a comunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região da Faria Lima abriga a grande maioria das grandes empresas do Brasil, e ainda falta espaço! Os fundos de papéis são alternativas interessantes devido a diversificação.

      Vou anotar sua dica do livro do Buffet, vc não é o primeiro que fala dele, acho que deve valer a pena a leitura.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. O livro é muito bacana, bem escrito, possui linguagem simples, tem poucas páginas, alem de ser muito barato. Releio sempre, recomendo a TODOS meus amigos que estão iniciando na bolsa.


      um abração, daqui a pouco vc estará escolhendo empresas com liquidez corrente alta, cheias de dinheiro em caixa, protegidas do sobe e desce.

      Excluir
    3. Acho que é o Análise de Balanços

      Eu tenho ele. Vale MUITO a pena.

      Pequeno, simples, direto e funciona como um manual.

      Grande abraço!

      Excluir
    4. É esse?

      http://www.submarino.com.br/produto/7124180/livros/administracaoenegocios/administracao/warren-buffett-e-a-analise-de-balancos:-como-identificar-empresas-com-vantagem-competitiva-de-longo-prazo-por-meio-de-suas-demonstracoes-financeiras

      Excluir
    5. Sim é esse, pode comprar sem medo. Aprendi muito com ele.

      Excluir
  2. Corey... e os fundos que investem em Shoppings e Hoteis? Acho que devem ser uma boa pedida também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Matrix!

      Eu estava de olho em fundos de hotéis, mas achei os papéis muito caros, então descartei, por enquanto. Shopping é complicado, vide o rolo que temos aqui em sampa.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Legal Corey, também estou de olho em FIIs. Ontem quase comprei o CBFF11B perto de R$ 120, mas como já tinha feito os aportes do mês acabei deixando pra lá. Sem contar que todo mundo está falando desse fundo, dá um certo receio de comprar agora. Mas acho talvez não custe deixar uma ordem de compra esperando né :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Trabalhar e Investir!

      È verdade, o BCFF11B é o fundo queridinho, todo mundo tem, e tenho certo receio desse tipo de coisa (vide ELPL4), mas mesmo assim comprei um pouco. Agora estou esperando a grana cair na conta pra comprar outros.

      Um abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Tenho FAED11B e não tenho o que reclamar. Não é nada espetacular, mas não é tão ruim.
    Esses 0,753% dá quase 9,5% ao ano, livre de impostos. Dá um olé na poupança e no TD.
    O lado bom desse FII é que é possível ver os balanços da anhanguera na bolsa. Se ela começar a ficar mal das pernas, é só ligar o sinal amarelo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber desse fato de poder ver os balanços da Anhanguera. Quanto mais informação melhor.

      Excluir
    2. Olá AdP!

      É verdade, eu tinha visto essa dica do FAED11B em algum lugar, mas não me lembrava mais. Já decidi, vou comprar um pouco desse.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Corey, vc sabe que gosto muito de FII. Para vc ter ma idéia em 2011 comprei Bcff11b por 103,00 e ele se valorizou demais nesses últimos meses. Participei também do lançamento do XPGA e com isso tive o direito de subscrever o XPGA2 que por sinal vai ser concluido essa semana porém so vai ser negociadoem outubro. Creio que vai ser um bom negocio pois vou comprar a 104,00 e ele ja esta valendo 108 ou 109.
    Não tenho esse FAED porém tenho o AEFI11 que parece ser da mesma faculdade. Fiquei atécurioso pra saber a diferença.
    Tenho tambem BBVJ e CENES que são fundos lastreados em salas comerciais. Ao todo tenho 11 fundos pois vendi o WPLZ e parece que fiz bem pois ele esta caindo direto. Esse m~es vou comprar mais dois ou tres fundos pois eles estão me rendendo quase 2K por mês. Até qd isso vai durar não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Sandman!

      Poxa, o dia que eu tiver recebendo 2k de alugueis de FII eu estarei coçando o saco em alguma praia, rsrs!

      Pelo que entendi, o FAED e AEFI é praticamente a mesma coisa.

      Vou dar uma olhada nesses BBVJ e CENES pq são de tijolo, correto?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Ola Corey
    Parabens pelas analises. Tenho FEXC e FVBI e estou muito contente com eles. Especialmente o primeiro. Sobre FAED, nao tenho, porem estou posicionado em AEFI, que conforme o comentario do amigo Sandman acima, sao da mesma empresa.
    Tambem subscrevi minhas XPGA. Tinha decidido nao fazer, mas o preco convidativo falou mais alto.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dividendos!

      Obrigado pela visita, seu blog tem me ajudado bastante nas análises dos fundos. Continue postando suas análises. Valeu por comentar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Olá Corey tudo bem.
    Gostei de sua dissertação, mas infelizmente não tenho muito tempo para acompanhar os fundos Imobiliarios, hoje estou focando em ações e ETF's e comprei DIVO11 e estou satisfeito e vou converter tudo em DIVO11.

    Um abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lord!

      É isso aí, não podemos perder o foco, no momento estou estudando os FII, mas depois quero partir de maneira séria para as ações.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  8. Olá Corey!

    Desses ai eu só iria em FVBI11B, inclusive essa cotação do FEXC11B do dia 14/08 por 126,00 fui eu que vendi! kkkkkkk
    Estão superinflados sendo que o aluguel do FEXC11B veio menor que do mês passado, não entendi o motivo de subir se é lastreado a papéis. Quanto ao FVBI11B acho muito bom assim como o VLOL11 que lançou hoje :) prédios da Vila Olímpia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande General!

      Comi bola no VLOL11, vi no site da banif e acabei esquecendo, seria uma ótima pedida, me parece um fundo bem interessante, agora já era...

      Estou de olho no fundo do edifício galeria, mas ainda não decidi. Onde vc vê os lançamentos dos fundos?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Corey também não fiquei sabendo antes da reserva infelizmente, eu descubro as informações porque fico o dia todo vasculhando a internet, rsrs. Vou no blog de cada blogueiro que atualizou no dia e se encontro algo interessante vou pesquisar no site da BM&FBovespa, leio os prospectos todos e ai se confirmo que é bom entro. Ainda dá pra entrar no VLOL11 a partir do dia 17/08 :) já dá pra vê-lo no Home Broker. Mesmo assim as corretoras costumam avisar de lançamentos! Eu sempre pergunto na minha se tem algo sendo lançado.
      FVBI11B encarteirei logo após o Dividendos falar dele por exemplo e agora vou nesse VLOL11 porque conheço o bairro e sei do potencial por lá. Estou de olho ainda em 3 fundos mas para diversificar setores: shopping, residência e comércio.

      Abraços!

      Excluir
    4. General:

      Vou tentar reservar esse VLOL11, tb conheço a região, e acho muito interessante. Tenho pé atrás com shopping, mas acho que vou comprar algum pra diversificar, alguma dica? Residência pelo que li não parece muito legal, mas preciso estudar mais.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    5. Agora entendi! Vc disse dia 17/08 pra negociação na bolsa, né? Valeu!

      Excluir
  9. Warren Buffet e a Análise de Balanços é esse livro todo mundo que lê aprova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo este livro, ensina o básico para ler balanços, bem legal para quem quer seguir a análise fundamentalista :)

      Excluir
  10. Legal vc estar ensinando coisas sobre FIIs. Eu mesmo passei a olhar de forma mais atenta esses fundos de faculdades. Não sabia que podia ler os balanços.

    Em relação às ações, só é preciso ir aos poucos, comece com 5% do capital, fazendo alocação.

    Com pouca leitura. algo em torno de 4 livros, é possível ter confiança em comprar boas ações.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso estudar muito sobre ações ainda, ando meio relaxado e postergando as coisas, preciso mudar isso!

      Excluir
  11. Recomendo o FEXC11B.
    Está com um DY acima de 9.0%, apesar da alta de quase 10% nos últimos meses.
    Comprei duas cotas hoje, acho que este papel tende a ter uma valorização maior, e a rentabilidade apesar de ser inconstante, tem uma média anual interessante.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário!

      Mandei ordem de compra pra FEXC11B mas não foi aceita, vou tentar hj novamente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Grande Corey! Cara, tenho uma dúvida: como faz pra comprar? É via HB ou mesa? Um abraço. Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guima!

      Eu compro pelo HB da Mirae, mas acho que dá pra comprar via mesa tb.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Oi, Corey. Desses aí eu tenho o fexc. Como vc já tem um fundo de papel (Bcff), acho que valia a pena comprar um fundo de tijolo. O faria lima parece interessante, mas dá uma olhada antes nos informativos mensais pra ver como está o aluguel real. Investir em fundos prometendo renda garantida por um período sem atentar pra isso é meio arriscado. Falo por experiência própria de comprador do wplz. Sem contar que a renda garantida meio que trava o preço da cota, evitando que ela valorize muito para que mantenha um yield mensal atraente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei fexc e faed, agora tenho que comprar fundos de tijolos ou pelo menos mistos. Quanto a renda garantida frear a cotação, acaba sendo uma coisa boa pra quem entra agora.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Grande Corey,

    Eu sou suspeito pra falar, pois sou realmente um grande “fã” dos Fundos Imobiliários. Porém na hora de investir eu tenho alguns requisitos pessoais que sempre aplico. Eu só invisto em fundos onde o foco principal é a aquisição de imóveis para locação. Eu acho os FII uma excelente alternativa ao investimento tradicional em imóvel. Não gosto de fundos de fundos, fundos que constroem imóveis para vender ou fundos que investem em ações de empresas do ramo imobiliários ou ainda recebíveis imobiliários. Tenho escrito bastante sobre isso no blog, se puder de uma passada lá e contribua com seus comentários!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor em Ação!

      Obrigado por sua colaboração. Vou passar lá no seu blog.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Não achei seu blog, qual o link?

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.