quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cursos da Bovespa

Alguém já fez os cursos oferecidos pela Bovespa?

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/cursos/cursos.aspx?idioma=pt-br

Lembro-me que quando eu ainda era um endividado, tinha muita vontade de fazer esses cursos, mas acabei deixando passar e esqueci dessas opções. Vi que tem vários cursos gratuitos e outros com preço baixo. Será que vale a pena?

35 comentários:

  1. sinceramente não vale a pena, o que eles falam é o que todo mundo fala, ganhar mais do que gasta, bolsa é pra longo prazo e bla bla bla...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Isso que vc disse deve ser nos cursos basicões, né? Os de nível avançado devem ser diferentes.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Tem diversos cursos online e gratuitos, para quem não tem muito conhecimento, com certeza vale a pena dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Serei Milionário!

      Obrigado por comentar. Acho que servem como um bom começo, não é mesmo? Pelo menos é algo focado.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. amanhã vou dar uma olhada neste online e aguardar comentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá schwam!

      Nos diga o que vc achou.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Estes cursos são bem basicões. Se aprende muito mais com os livros.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Podem ser basicões, mas acredito que dá pra aprender muita coisa. Todo mundo tem que passar por uma fase básica, né?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Com certeza. Tem muita gente com anos de mercado que ainda não sabe (ou esquece) o básico.

      Abraços

      Excluir
  5. ALP, Corey e outros, e um forum bom, alguem poderia indicar

    ResponderExcluir
  6. Te digo que no começo quando comecei a pensar em investir achei o curso o máximo (até repeti por causa do palestrante, que era muito bom), mas vendo hoje me parece bem básico.

    Isso demonstra que ele é ideal para os iniciantes, mas pra quem já está mais tempo investidno não tem muito a acresecentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:

      Isso é natural, quando comecei a buscar educação financeira, achava os textos do Cerbasi fantásticos e salvadores, hoje eles são básicos, mas nem por isso deixaram de ser bons.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Olá Corey!

    Eu já fiz um presencial gratuito na BM&FBovespa e recomendo!
    Além de poder fazer um tour na Bolsa o curso é muito bom :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Obrigado por comentar. Qual curso vc fez? Foi proveitoso? Penso em fazer os básicos (on line) e depois investir em alguns intermediários presenciais. Tudo bem que não sou totalmente leigo mas sinto que preciso aprender MUITO sobre ações pra fazer coisas certas. O que acha?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Fiz o básico de investir em ações presencial, não aprendi muita coisa de prática, mas de conceito bastante e foi divertido porque o palestrante era muito bom =)
      Acho besteira fazer vários cursos, não ajudam de fato, e o principal é definir se fará trades em ações, opções ou será holder. Ficar em cima do muro gera muita confusão inicialmente... Pode até fazer os dois mas tem que focar um para estudar e os cursos que existem são todos de gráficos.

      Abraços!

      Excluir
    3. General, obrigado pela ajuda. Acredito que eu precise estabelecer justamente o que vc falou: trades ou holding; acho que esses cursos podem me ajudar a decidir qual será minha estratégia com ações.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    4. Vou te dar uma dica Corey: para ser trade vc precisa ter tempo ocioso. Se vc não tem tempo nem para respirar, desaconselho.

      Um abraço!

      Excluir
    5. Isso que o Eike falou é a pura verdade, se você tem tempo de sobra (horário comercial) para acompanhar o mercado ser trader é uma opção, caso não tenha nem tente, ficará estressado e poderá perder boas chances de ganhar dinheiro por não estar logado quando ocorrem as fortes tendências.

      Abraços

      Excluir
    6. Eike e General:

      Tempo ocioso eu tenho, só não tenho muito saco pra acompanhar o mercado e as notícias em geral. Por outro lado, não tenho perfil de manter uma ação por anos. Acho que precisam criar uma outra categoria pra mim, rsrs!

      Abraços!

      Corey

      Excluir
  8. Olá pessoal!

    Eu também fiz um presencial gratuito na Bovespa, acho que vale a pena para quem quer conhecer a Bovespa e para iniciantes. Para quem já tem um bom conhecimento não vale a pena (peda de tempo).
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Qual curso vc fez? O que achou? Dá uma olhada na minha ideia no comentário do general aí em cima.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Corey, aprendi muito vendo os vídeos da Bovespa no Youtube.

    ResponderExcluir
  10. Corey, é mais barato e instrutivo ler os livros bons,pois os cursos querem que as pessoas façam trades e gerem lucro para as corretoras e para a Bovespa.Para recomendar, acho excelentes os livros do Paulo Portinho, recomendo muito mesmo, bem escritos , explicam tudo. Outro livro que folheei foi Análise fundamentalista da coleção expomoney.

    Além disso existem vídeos de Análise Fundamentalista do youtube como http://www.youtube.com/watch?v=vmo4KnM_bA8

    http://www.youtube.com/watch?v=RMU6N3Jma0M


    http://www.youtube.com/watch?v=XmfLGNkH0FQ&feature=related

    A maioria dos livros é bem escrita, possui linguagem acesível.Os exemplos são bem dados.

    Acho que o preço gasto num curso, algo em torno de R$ 400,00, é possível comprar 8 livros excelentes por R$ 50,00 cada um. Essa quantidade de lucros é suficiente para se aprender a escolher ações e fazer alocação na renda fixa.



    um abração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que livros são excelentes investimentos, mas não tem comparação em ler um livro e fazer um curso. Claro que cada um acha uma maneira diferente pra estudar, no meu caso, consigo aprender muito mais com cursos que sozinho, lendo.

      Os livros do portinho são ótimos, já li; esse da expomoney ainda não, mas vou coloca-lo na minha lista.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  11. Cara eu ja me enscrevi para vários cursos aqui na bolsa do Rio, mas nunca compareci, mas ja participei de curso oferecidos pelo meu banco, mas no fundo eram cursos apena para vender produtos finaceiros.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lord!

      Porra, não compareceu!!! rsrs! É preciso distinguir aprendizado com venda de serviços e produtos. É igual pegar receita do saco de açúcar: vc pode fazer a receita e não usar o açúcar marca X que a embalagem recomenda.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Tempo ocioso é o que mais tenho rsrsrs. Não vi o curso hoje porque hoje foi dia de ser chofer da patroa, mas assim que ver os basicos posto aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Schawan:

      Poste sim, fique a vontade pra escrever.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Corey,
    Nunca participei dos cursos pagos, os gratuitos são basicos e normalmente patrocinados, entao há um interesse em vender algo, mas p iniciantes sempre da p aprender alguma coisa.
    Tem varios on line gratuitos, tanto da bovespa, qto da GV, e se tiver ingles tem alguns otimos no MIT, superiores aos nacionais, vale a pena.
    Legal de curso as vezes nem é o q ensinam, mas a teoca de ideias, conhecer pessoas da area, as vezes o palestrante é aberto a conversar e aí se aprende sempre um pouquinho mais :)
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer esses gratuitos, só preciso arranjar paciência (aqueles meus problemas ainda estão me atrapalhando). Vc disse uma coisa certa: as vezes o contato com pessoas que tem o mesmo objetivo acaba sendo melhor que o curso.

      Corey

      Excluir
  14. Respostas
    1. Schwam, GV é a Faculdade Getulio Vargas :)
      Beijao

      Excluir
  15. Corey, também estou com essa dúvida a respeito de fazer ou não algum curso. Vasculhando a net encontrei este blog do Leitão, http://leitaoemacao.wordpress.com/, comprei o livro dele, com perguntas e respostas a respeito de investimentos e ações, gostei das orientações e comecei a investir no mercado a vista em algumas empresas que considerei boas, com o objetivo de ter no mínimo 10 empresas na carteira (atualmente tenho 6). Para analisar as empresas utilizo este site: http://www.fundamentus.com.br/, verifico apenas o valor real e de mercado da empresa, o P/L e os indices de liquidez. O Leitão oferece um curso, mas não fiz, pois achei caro, no entanto gostei da forma simples que ele trata o assunto, se por acaso algum dos blogueiros já tiver feito o curso, peço que comentem a respeito, pois penso em faze-lo algum dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rico a cada Dia!

      Já passei por esse blog do leitão, achei bem interessante. O iniciante encontra uma torrente de informações e achar o caminho das pedras é uma missão complicada. Valeu pelas dicas!

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.