segunda-feira, 9 de julho de 2012

Resumo da Semana

Ufa! 1 semana se passou desde a minha última postagem. Esse semana foi bem angustiante, com dias de altos e outros de baixos devido aos problemas que estou tendo de enfrentar. Já estou vendo uma luz bem forte no fim do túnel, me sinto melhor, mas ainda terei que aguardar mais algum tempo pra que tudo volte ao normal.

Gostaria de agradecer as mensagens de incentivo e todos que estão torcendo por mim. É muito gratificante saber que existem pessoas anônimas que gastam seu tempo pra nos ajudar. Obrigado mesmo!

Essa semana tivemos algumas baixas na nossa comunidade. Primeiro foi o Viver de Renda que fechou seu blog para convidados. Esse cara foi um dos pioneiros dos blogs de finanças e talvez o primeiro que encontrei ao digitar "viver de renda" no Google. É uma pena que ele tenha tomado essa atitude, mas no lugar dele eu faria o mesmo, já que o ataque dos anônimos trolleiros sem noção fizeram o nível decair bastante. Nunca acompanhei muito o blog dele já que fugia totalmente do meu padrão de investimentos, mas era legal ler seus textos bem elaborados.

Senti mais a segunda baixa, o Camaleão Faminto, que fechou seu blog e sumiu. Aliás, Camaleão, se você estiver lendo isso, dê um alô pra galera. Me identificava muito com ele, principalmente por seu um dos poucos homens que não pensam só em putaria e também por seus textos sobre gestão de pessoas (os mesmos que o Pobretão odiava).

Falando em Pobretão, espero do fundo do coração que ele dê um jeito nos comentários do blog. Chegou num ponto que ficou impossível ler os comentários, chulos, sujos, degradantes e totalmente fora do contexto. Infelizmente estamos passando por uma Orkutização, mas assim como o Orkut está melhor hoje que a 1 ano trás, acredito que essa fase de trollagens pelo menos diminuirá e superaremos.

Fiz minha primeira venda de ações, vendi minhas 200 MRVE3 por R$ 9,97; eu havia comprado por R$ 9,45 o que deu um lucro de aproximadamente R$ 90,00 já excluindo a corretagem, além disso ganhei mais R$ 75,00 de dividendos. Isso tudo me deu uma rentabilidade de mais ou menos 5,8% ao mês; fiquei bem contente. Esse dinheiro irá provavelmente para uma NTNF antes que a taxa de juros abaixe mais. Abri conta na Mirae (obrigado AdP pelas dicas) devido a corretagem mais barata que a Banif. Pretendo comprar FII por ela e provavelmente transferir minhas ELPL4 pra lá. Talvez me aventure a fazer uns trades a lá Eike, rsrs!

Boa semana a todos e mais uma vez obrigado pela força!

43 comentários:

  1. Cara, vejo que ter uma empresa é bem difícil, apesar disse lhe proporcionar belos aportes vc tem que lutar bastante...
    Eu tbm penso em abrir uma empresa quando chegar nos 100k, já tenho algumas ideias q acho dariam certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livre do Chefe!

      É difícil, cansativo e estressante, mas pode ser uma maneira de levantar uma boa grana. No meu caso, não me vejo como empresário pra sempre, não tenho saco pra isso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Camaleão, dá um alo pra gente ai....

    ResponderExcluir
  3. Oi Corey.. vamos em frente.. aos trancos e barrancos...

    Na Mirae qto é a corretagem e taxa de custódia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matrix!

      A corretagem é 2,90 e a taxa de custódia é 6,90 pra quem movimenta ações e 3,00 pra quem não movimenta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Olá Corey,

    Que bom que pelo menos algumas coisas fizeram a sua semana ser melhor. Estou meio xoxo por causa de uma opção que eu comprei errado, mas faz parte.

    Fiquei com pesar também pelo Camaleão e o VR. Mas realmente os troll's são complicados. Mas infelizmente isso irá ter em qualquer lugar na internet.


    Corey, você poderia me ajudar ? Estava vendo aqueles trailers de lanche que ficam estacionados na rua vendendo lanches e pastéis. Você sabe quais são os papéis necessários que devemos ter para abrir um negócio desse ?

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Estagiário!

      Relaxa, perder um pouco faz parte é é fichinha perto de alguns problemas que devemos enfrentar.

      Lembro-me que vc havia comentado sobre os trailers. Eu sei que cada prefeitura exige uma documentação diferente, por exemplo, na cidade de São Paulo (capital) o único alimento que pode ser vendido nas ruas é o cachorro quente, então vc não conseguiria legalizar um trailer de pastel, por exemplo.

      A princípio vc pode fazer o MEI como vendedor de alimentos (ou algo assim), terá que pagar algum tipo de licença de funcionamento pra prefeitura, taxa de licença sanitária pra vigilância sanitária e alguma autorização de funcionamento. O legal é se informar na prefeitura da cidade onde vc pretende montar o negócio.

      Qq coisa estou a disposição!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Estagiario, corey, me metendo na conversa, espero q não se importem...
      tenho um conhecido que tem um trailer de cachorro quente a muito mais de 15 anos, e aqui em SP é uma burocracia imensa para conseguir licença de funcionamento, os melhores pontos, tipo perto de faculdade, rodoviária, centro cultura, etc são controlados por uma 'mafia dos carrinhos' que dificilmente alguem de fora consegue entrar, esse conhecido ficou 5 anos lutando pela licença em um ponto onde já estava a mais de 3, e simplesmente não conseguiu, teve q se deslocar p outro menos rentável.

      Pelo q sei a vigilancia sanitaria tb pega pesado com esses carrinhos/trailers.

      Sei que é bem trabalhoso pois acompanho de perto ele nesses ultimos 15 anos, são madrugadas preparando pure, molho, vão de manhã p atacadistas, é uma rotina bem puxada de domingo a domingo.

      bjs

      Excluir
    3. Obrigado por seu depoimento Dra Ostra! Não conhecia essa máfia dos pontos, mas já era de se esperar... Devemos tomar muito cuidado com esse tipo de coisa, normalmente essas máfias não são nem um pouco éticas e sérias.

      Excluir
    4. Obrigado Ostra e Corey,

      Sobre os problemas diários realmente alguns vendedores tem que ter muito trabalho, outros nem tanto.

      Vou dar uma pesquisada na prefeitura da cidade para me informar melhor.

      Sobre os cartéis. Isso realmente tem, na maioria dos lugares. Postos de Gasolina aqui na minha cidade é uma das coisas. Meu pai é amigo de um dos donos, que teve que aumentar o valor da gasolina porque estavam ameaçando a família dele.

      Realmente com os cartéis é dificil de brigar.

      UTa!

      Excluir
    5. Isso Estagiário, pesquise como é a situação na sua cidade, converse despretensiosamente com alguns donos ou funcionários pra saber como é a realidade.

      cartel é foda, isso é muito perigoso, fuja disso...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  5. Olá Corey,
    Belo trade. Lucro no bolsa é muito bom.
    Apesar da corretagem na Mirae ser mais barata, acho que ela cobra taxa de manutenção (eu não pago por causa da promoção que eu peguei, hehehe). Mas pelo pouco que te conheço, acho que você está ciente disso, já fez as contas e viu que mesmo assim compensa.
    O blog do Pobretão estava complicado mesmo. Dava até receio de comentar por lá :(

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      A taxa de manutenção é de 6,90 e mais uns quebrados em cima do valor (isento até 300k) então vale a pena sim, de qualquer maneira é bem inferior as taxas da banif.

      Espero que o Pobreta dê um basta naquela bagunça.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Olá Corey,

      Já deu uma olhada na ICAP? 5 reais de corretagem e custódia zero. Tenho conta na Mirae também, mas não gostei. O ambiente gráfico é muito pobre. O atendimento da ICAP é muito bom, o dinheiro enviado à corretora cai na sua conta em 5min. Muito prático. Não tenho saudade alguma da Ativa que era a minha "ex".

      Abraço.

      Excluir
    3. olá Mobral!

      Sim, eu vi essa ICAP, mas como não tinha referência, acabei optando pela Mirae. Com relação ao ambiente gráfico dela, pra mim não faz muita diferença já que ainda não tenho conhecimento pra analisar gráficos, de qq maneira poderei usar os gráficos da Banif.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. O ambiente da Banif é mais bonito, mas eu preciso apenas de um lugar para comprar e vender ações. Qualquer coisa além disso não será usado por mim. mas o Mobral tem razão.

      Abraços

      Excluir
    5. Desculpa a intromissão, mas tenho conta na MyCap e é muito bom para quem pensa em longo prazo porque não cobra custódia e a corretagem é 5 reais por operação, além de como o Mobral falou o atendimento é excelente de verdade, tanto por chat quanto por telefone. :)

      Abraços

      Excluir
    6. Tái uma excelente sugestão de postagem, todos poderíamos falar sobre as corretoras que usamos, os prós e contras, etc.

      Excluir
  6. Oi Corey beleza!!!
    Pô eu gosto de putaria, mas no bom sentido, gosto de ver coisas bonitas kkkk, dizem que o Camaleão era religioso, sei la agora não importa mais.
    O Viver de Dividendo também foi um dos primeiros blog que passei a acompanhar desta safra atual, aliás li o blog dele de ponta a ponta.
    Em relação ao blog do pobreta, aquilo virou caso de calamidade publica, tinha até coisas que dariam prisão(se forem verdades) o problema que ele deixou correr solto, agora para controlar fica dificil, e ai acontece de ter que cortar da própria carne.

    Espero que se restabeleça logo, boa sorte por ai.

    Um abração!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lord!

      Sei q vc curte putaria, todos nós curtimos, mas seu blog não é sobre putaria, tem conteúdo sério. Me referi a alguns comentários onde percebe-se claramente que o cara é um viciado em punheta, rsrs!

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  7. Corey,

    tb achei ruim as perdas, principalmente q ambos nem deram um tchau, mas faz parte né? Devem ter tido seus motivos.

    Que bom q as coisas estão se acertando por aí, logo volta tudo ao normal :)

    cuidado com os trades, como falaram aí em cima, eles viciam e nem sempre os lucros compensam o stress

    beijão, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde D. Ostra!

      Fiquei chateado mais pelo Camaleão, me identificava muito com ele.

      Tudo ficará bem!!!

      falei dos trades, mas por enquanto não tenho confiança em fazer, quem sabe mais pra frente, mas não me vejo viciado nisso, até pq odeio jogos, rsrs!

      Boa semana pra vc tb!

      Corey

      Excluir
  8. Corey,
    Mais uma vez lá vem eu no seu blog (acompanho sempre que há uma atualização nova, diga-se de passagem) e desta vez decidi comentar (seria mais justo dizer, tirar uma dúvida). E daí li o post e os coments e vejo que já sanou minha dúvida ;)

    A dúvida seria: Qual a melhor (em termos de baixa taxa de manutenção, corretagem e custódia) corretora para abrir uma conta de investimentos?

    PS: Admiro você, e a Srtª Ostra (falando nisso vou lá no blog dela fazer um coments também, afinal acompanho vocês 2 faz alguns meses (mas nunca comentei).

    Ass: ~[Investidor Sonhador]~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonhador!

      obrigado pela consideração! Quanto a sua dúvida, com certeza há investidores muito mais gabaritados pra tira-la. Tenho conta na Banif que cobra caro mas tem bom ambiente, boas análises e agora abri na Mirae por ter corretagem mais barata. Pergunte aos demais blogueiros, a opinião deles é mais relevante que a minha.

      Obrigado!

      Corey

      Excluir
  9. AVISO: infelizmente fui obrigado a moderar os comentários, inicialmente pensei em bloquear os anônimos, porém achei melhor deixa-los, mas todos serão moderados.

    Se você vir aqui pra falar mal de mim ou de outro blogueiro, contestar dados, falar de putaria ou fazer fofoca/intrigas é um favor que não venha mais.

    Obrigado!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb tive q ativar a moderaçao la na minha salinha....
      Fazer o que né? Melhor q virar baderna :)

      Excluir
    2. fazer o quê né? Não dá pra aguentar gente entrando em casa com o pé sujo de lama e que ainda por cima arrota na mesa.

      Excluir
    3. Parabéns pela atitude!

      Ontem notei um monte de mensagem anonimas de Trolls no seu blog, Corey.

      Até deixei uma mensagem anônima (estava no trabalho): Os trolls estão invadindo, modere antes que seja tarde...

      O pessoal tá vendo a crise de credibilidade do Pobretão causada pelos Troll, e está buscando outras vítimas e trollando forte nelas.

      Sobre moderação ou bloqueio de anônimos, vai de cada um.
      Importante é OBRIGATORIAMENTE escolher uma delas, o que deixa mais seguro o ambiente para quem comenta.

      Excluir
    4. Olá PF!

      Pois é, os trolls estão invadindo, mas aqui isso não vai acontecer. Não busco audiência, quero trocar ideias com pessoas sérias e que tem algo a agregar.

      Não bloquearei os anônimos, mas vou moderar os comentários deles.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Vou te enviar por aqui a mesma mensagem que te enviei no meu blog. Se não quiser, nem precisa publicar pois ela já está lá.

    É isso aí Corey! Mais um para turma dos treideiros... kkkkkkkkkk

    Agora uma dica antes de fazer qualquer coisa: não deixe de ler o meu "Fato Relevante - 25-06-2012".

    A tendência é vc querer operar todo dia. Quando isso acontecer, vai tomar um banho gelado e tals... kkkkkkkkkkkk

    Um abração e continue assim garoto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike!

      Valeu pela dica Eike, com certeza qd começar (se começar) lerei todos seus posts novamente, quanto a ficar fora qd não se sente confiante, esse é meu lema, rsrs!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  11. Os blogs com os quais eu mais me identifico (apesar de um não ter nada a ver com o outro) são o seu e o do médico.

    Pow, nunca acompanhei o blog desse camaleão, mas, agora, depois desse seu post, fiquei muito curioso sobre o conteudo...

    ps1: gosto muito do orkut, uso até hj. Existem muitas comunidades em que se pode aprender bastante coisas e se ter discussões bacanas.
    ps2: não vá para o caminho negro da força (trades)!
    ps3: não bloqueie os anônimos, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Anônimo!

      Obrigado! O blog do camaleão era legal, pena que ele sumiu.

      Orkut tá legal, as pessoas que ficaram agregam bastante para as discussões das comunidades, a pena é que muita gente legal foi embora. O face por outro lado tá uma merda, os grupos de discussão não tem a mesma dinâmica do orkut, então não é legal.

      Sobre trades, eu jamais vou treidar com meu patrimônio todo, mas o que há de errado em "brincar" com uns 5k?

      os anônimos não estão bloqueados, mas todo mundo está moderado, não vou deixar virar bagunça.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Grande Corey!!!

    Que bom que já está vendo uma luz forte no fim do túnel!

    Cara, esse mês minha mulher entrou de férias e decidimos viajar, por aqui mesmo no estado. Fomos a diversas praias, entre elas a famosa Jericoacoara. Vc precisa conhecer: é show!!!

    Em relação as corretoras, mantenho uma conta na BANIF e outra na MyCap (Icap). A primeira não cobra custódia do TD na segunda a corretagem é R$ 5,00 sem taxa de custódia de ações. Acho ideal ter duas corretoras. Além do que, todas tem um visual gráfico agradável e boas análises. Como não faço muitas compras, acho melhor não pagar custódia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guima!

      Poxa nem me fala em praia, calor, sol... Aqui em sampa tá 14º e hj nem tá tão frio, domingo chegou a 11º.

      Falando sério, essa semana pensei novamente em mudar pro nordeste, pra uma capital, talvez natal ou maceió... lógico que preciso pensar e estudar os locais, mas é uma ideia a ser amadurecida. O que vc me diz a respeito?

      O pessoal tá falando muito dessa Icap, até sugeri pra todo mundo fazer uma postagem sobre isso, falando os prós e contras.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  13. Cara, não conheço as cidades que vc citou, mas é uma questão a se pensar bastante sério. Posso falar de Fortaleza que, guardadas a proporções, não deixa nada a desejar a outras capitais. Aqui tem todos os serviços básicos e sofisticados também, a noite é bem interessante e movimentada e faz calor o ano inteiro. Só não gosto das praias da capital, com exceção da praia do futuro, mas a orla é linda para dar um passeio quando se quer desopilar.

    Em relação a negócios, o PIB do estado é estimado para esse ano em mais de 5% e no ano passado foi de 4,3%. Os investimentos em infraestrutura têm sido altos por parte do governo estadual. Vejo uma boa oportunidade para pessoas empreendedoras e organizadas como vc. Agora, o que falta muito é mão de obra qualificada: mas esse problema é no Brasil inteiro. Isso também não deixa de se uma oportunidade ao meu ver. É claro que ainda falta muito se comparado com Sampa. Um exemplo é o metrô. Em São Paulo são mais de 54 km por baixo da terra, aqui são menos de 5 km. As rodovias intermunicipais aqui são estreitas, enquanto em Sampa grande parte é duplicada. Nem tudo são flores. Em compensação o povo é mais hospitaleiro e receptivo, em minha opinião, é claro!

    Falando das corretoras, gosto da Icap, pois tem uma interface agradável e o atendimento excelente, pelo preço que cobra da corretagem básica. É lógico que alguns serviços não estão disponíveis, somente nas corretagens mais caras, mas nada que atrapalhe as análises e os gráficos. Sem falar que vc faz um DOC ou TED e o dinheiro fica disponível rapidinho na conta. A desvantagem é que se paga DOC de retirada se não tiver conta no ITAÚ. Como não pago custódia no Tesouro Direto, a BANIF tá bom pra mim, apesar de ter tido uns contratempos no começo. A vantagem que nunca paguei DOC de retirada. É aquela história tem que se economizar. Por exemplo, quando vou fazer alguma compra de ações, sempre compro R$ 1000,00 ou mais para ficar com uma taxa de 0,5% ou menos de corretagem em relação a compra. Pra mim é vantagem não pagar taxa de custódia, a qual não é cobrada na Icap.

    Um abraço.

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guima:

      Valeu pelas observações. Eu falei em Maceió ou Natal pq são cidades que conheço como turista, mas se eu decidir me mudar pro nordeste, vou estudar outras capitais. Tenho foco em capital pq por morar em sampa, acredito que a adaptação será mais fácil. Faço apologia a qualidade de vida, então mudar pra um local mais tranquilo e com clima mais agradável melhoraria consideravelmente minha vida.

      Quanto a falta de mão de obra qualificada talvez seria uma excelente oportunidade pra eu trabalhar na minha área de formação ou se for empreender pretendo fazer com algo de operacional simplificado que não exija mão de obra diferenciada.

      Se vc parar pra pensar SP capital não é tão estruturada assim. Tem bastante metrô, hospitais, escolas mas a população é gigante, então proporcionalmente outras cidades possuem infra superior. Acho que só a poluição e trânsito menores já justifica uma mudança. O que me preocupa é a violência, já que as noticias que chegam aqui não são muito boas.

      Sobre hospitalidade não há o que discutir, o nordestino nos trata de maneira excepcional (pelo menos o turista), coisa que não costumamos fazer com vcs por aqui (peço desculpa em nome dos paulistas, rsrs).

      Vi hj pela manhã no valores reais que a Icap vai começar a cobrar custódia! Pena, né?

      Abração e não suma, quero saber mais detalhes sobre a vida no nordeste, heim????

      Abração!

      Corey

      Excluir
  14. Olá Corey, eu acompanho teu blog "anonimamente", resolvi criar um tb,deixar de ser anonimo, tipo me juntar na "turma".
    Isso pode me ajudar a manter alguma diciplina.
    Qto aos blogs que "sumiram" eu tb fiquei chateado, gosto muito de ler a opnião de pessoas inteligentes.

    Abraços.

    Gorila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gorila!

      Bem vindo! Sem dúvidas manter um blog nos ajuda na disciplina.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Corey, quais são seus planos para depois da IF?Que vc pretende fazer depois de parar de trabalhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Na realidade eu não quero parar de trabalhar, mas quero trabalhar com algo que me dê prazer. Entenda mais aqui:

      http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/06/semi-aposentadoria-parte-1.html

      e aqui:

      http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/06/semi-aposentadoria-parte-2.html

      Abração!

      Corey

      Excluir
  16. Corey, pelo que notei nos posts vc é meio "revoltado" contra a baixa produtividade dos seus funcionários, parece que apenas há um monte de vaganbundos querendo sugar a empresa.Em alguns casos muitos chefes podem ter razão....


    Eu estou estudando o tema da motivação no trabalho para minha monografia de pós. Aprendi coisas interessantes, visto que não me graduei em Adm. Algumas empresas conseguiram motivar seus funcionários e aumentar os lucros com algumas ferramentas administrativas.


    Existem técnicas de motivação como participação nos lucros, prêmios semanais por metas batidas. Muitas empresas conseguem ter mais lucro e melhorar o clima organizacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sinceramente ou eu me expressei mal ou vc entendeu errado. Eu nunca reclamei dos MEUS funcionários, tenho muita sorte, eles são bons, acima da média, mas eu tb pago bem acima da média. O problema está em encontrar pessoas assim, no meu caso foi pura sorte mesmo. Obviamente eles poderiam melhorar em vários aspectos, mas tenho consciência que ninguém é perfeito em tudo, cada um tem uma facilidade e engajamento em determinada coisa, mas acaba pecando em outra. É assim mesmo.

      Sem dúvidas essas técnicas de motivação com incentivo financeiro são as que mais funcionam. Costumo me colocar no papel do funcionário e ver de qual maneira eu gostaria de ser valorizado. Isso não é bem uma qualidade minha, já que pra ganhar dinheiro mesmo, isso não vale a pena, mas tenho a seguinte filosofia: passo mais tempo com meus funcionários que com minha esposa, então devo ter uma relação bacana com eles e eles devem me enxergar como uma pessoa justa.

      Abração!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.