quinta-feira, 26 de julho de 2012

O que fazer com ELPL4 ???

Quem acompanha o blog sabe que minha meta para 2012 é encerrar o ano com R$ 100.000,00 em investimentos e que para isso faço aportes altos em renda fixa. Tenho quase certeza que essa meta será batida antes de dezembro, mas tem uma coisa me incomodando, ela se chama Eletropaulo.

Minha estratégia inicial era não entrar na renda variável em 2012, porém acabei caindo em tentação e fiz uns testes. Inicialmente comprei 100 ELPL4 a mais ou menos R$ 29,00 e no mês seguinte comprei MRVE3. Essas últimas me deram alegria, além dos dividendos, consegui vender com lucro. Porém, continuo com ELPL4 azedando minha rentabilidade.

Na minha humilde opinião, acredito que o preço dessa ação pode se recuperar um dia, então não acho legal realizar o prejuízo agora, por outro lado, não quero ter uma merreca aplicada em algo que faz minha, já pequena, rentabilidade mensal desabar. Por isso estou pensando no seguinte: "substituir" essas ações por outro investimento, pra isso eu aportaria o valor pago por essas ações (no tesouro, por exemplo) e as eliminaria da carteira de investimentos. Na prática é como se eu tivesse vendido pelo preço que paguei e as ações ficam lá num canto escuro e úmido até eu conseguir vender com lucro (e tomar tudo de Stela Artois) ou virar pó.

Tive essa ideia porque a presença dessas ações sub-valorizadas na minha carteira me faz perder o foco do rendimento real que tenho na RF, já que foram compradas como um teste (que não sei avaliar se deu certo ou errado) e não com base de fundamentos que façam merecer o título de investimento.

O que vocês acham?

42 comentários:

  1. Na boa, se vc tá precisando fazer isso, é porque o teste deu errado. Encerra tudo e se manda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max!

      Não considero que deu errado, ainda acredito na elpl, por isso não me mando. Eu só quero separar a minha real rentabilidade com meus testes.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Olá Corey,

      Eu penso que ainda é cedo, e que você deve ter mais paciência, afinal, mesmo com a desvalorização das ações a empresa sempre compensa com bons dividendos.
      Tenha paciência para não perder seu precioso e pouco dinheiro!
      Abçs!

      Excluir
  2. Corey,

    Se desfazer das ELPL agora seria o tal do "vender na baixa". E isso é tudo que não devemos fazer.

    Fica tranquilo! A empresa continua excelente e lucrando. Num horizonte de 10 anos, você terá em mãos uma empresa que estaria pagando cerca de uns 20% de DY na cotação atual.

    Eu no seu lugar compraria mais se a queda prosseguir. Lembre-se que a população de SP não vai deixar de usar energia elétrica nos próximos anos, muito pelo contrário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zé!

      Concordo com vc, a empresa é boa e além do mais são só 100 ações, mas não vou comprar mais não, rsrs!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  3. Corey, sair no prejuizo eu manjo... kkkkkkkk

    Amigo, o que vc acha que vai acontecer com a ação? Se vc acha que ela bateu o fundo, deixa ela quietinha aí. Mas se vc acha que ela está ladeira a baixo, se livre dela o mais rápido possível.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eike!

      Cara, na boa, eu não acho nada, rsrs! Não tenho know how pra falar alguma coisa concreta, mas não vou vender não, pelo menos não agora...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  4. Olá Corey,

    Acho que se você está perdendo o foco por causa de um papel, realize o prejuízo, não é nenhuma vergonha realizar prejuízo amigo. Pegue o valor que conseguir e coloque em um rendimento onde você acha que poderá ser melhor utilizado.

    UTa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Estagiário!

      Com certeza, realizar prejuízo não é vergonha alguma, mas não vejo porque fazer isso agora, esse capital não interfere muito na minha carteira, mas a rentabilidade negativa sim, por isso acho legal eliminar da carteira (mas sem vender).

      Abração!

      Corey

      Excluir
  5. Meu preço médio é muito parecido com o seu. 28,40. Agora em agosto vou comprar mais um lote de 100. Simplesmente porque confio na empresa e compro ações para segurar até 2021. Entre 2021 e 2025 decidirei o que fazer com as ações que adquirir até lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil!

      Acredito que se meu foco fosse ações eu faria o mesmo que vc, mas como não é, acho que não vou nem vender nem comprar mais.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Corey, tudo bem?

    Me desculpe incluir um link por aqui, mas acho que este pode te ajudar a tomar uma decisão...

    http://opequenoinvestidor.com.br/2012/07/analise-da-eletropaulo-depois-do-reajuste-tarifario/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IR!

      Obrigado pelo link, li tudo. Acredito que o Portela tem razão, agora em relação as simulações que ele fez não vou opinar. De qq forma, manterei as ações, mas vou retira-las da carteira de investimentos.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, se esta te incomodando muito, realiza o prejuizo, caso contrario deixa lá e esquece, são apenas 100 ações, acredito q no patamar q esta agora ela não cairá muito mais.
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. duvido, varias corretoras definiram preço alvo em 14 reais

      Excluir
    2. e vc fica botando fé em papo de corretora? enquanto vc se desespera e vende, a corretora tá comprando...

      elpl pode até chegar nos 14, mas ela se tornou uma empresa pior por causa disso? ela vai quebrar? quem pensa no longo prazo não tá nem aí.

      Excluir
    3. não, fico botando fé no preço caindo, só penso em comprar quando chegar a 14

      Excluir
    4. Ostra:

      A desvalorização em si não está incomodando e sim o fato dela jogar minha rentabilidade pra baixo, por isso vou manter as ações, mas retira-las da carteira de investimentos.

      Corey

      Excluir
    5. Corey, vender não vai alterar a rentabilidade de sua carteria, essa já se desvalorizou. A não ser que você esteja pensando que a elpl vai cair mais. Eu pessoalmente acho que não. O grosso da perda já foi.

      Excluir
    6. Eu não vou vender, eu vou substituir por outro investimento com dinheiro do meu bolso.

      Excluir
  8. É Corey, a renda variável varia pra baixo também. Você tem que se perguntar qual o motivo de ter comprado a ELPL4. Se o motivo ainda justifica, mantenha. Se não justifica, venda. Vender não é vergonha. Eu por enquanto vou manter (e comprar mais).

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AdP!

      Motivo? Sei lá... Rsrs!!! Falando sério, comprei pq na época eu estava a fim de montar uma carteirinha de ações, então baseei nas dicas da corretora. Por fim, perdi essa vontade, conclui que ainda tenho muito o que estudar pra fazer coisas certas na bolsa.

      Não venderei, mas vou tira-las da carteira de investimentos.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  9. poxa, ELPL e uma questão difícil. Comprei 4 lotes dela em março e meu preju ja passa dos 5k. E agora o que fazer.
    Analisando o momento atual da ELPL e bem complicado pois o seu DY deve cair e não me surpreenderia se ela não pagar Dividendos em 2013. Agora depois dessa turbulência creio que ela voltará a ser uma boa opção. Assim espero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Sandman!

      Poxa, sua situação tá mais hard que a minha, estou perdendo uns 900 conto só. Como vc tem uma alocação maior, aí deve pensar melhor o que fazer. No meu caso, como é pouca coisa, vou mante-las e pagar pra ver.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Se voce comprou sem conhecer a empresa e sua projecao, voce comprou arriscando. Se voce ainda nao fez e puder fazer um estudo mais criterioso agora, voce pode decidir com maior embasamento se vende ou se mantem. Esqueca o preco da acao, va pelo valor. Se conseguir enxergar um valor com uma boa margem sobre o PRECO de uns 25% pelo menos, mantenha as acoes. Nao sei como eh seu tempo, mas o ideal e voce estudar quatro aspectos importantes da empresa:

    - O Negocio
    - A Gestao
    - As financas
    - O valor

    Depois, faca uma analise SWOT:

    - Forcas
    - Fraquezas
    - Oportunidades
    - Ameacas


    Com isso, voce pode ter uma base melhor para saber onde esta enfiando seu dinheiro valioso. Se nao tiver tempo nem conhecimento o suficiente pra levantar isso tudo, alguns blogueiros fazem esse tipo de analise. O problema e saber se sao confiaveis.

    Gostaria de ressaltar que, eu mesmo, um novato em investimentos, estou lendo muita teoria, mas nao sei precisamente como colocar isso tudo em pratica da melhor forma. Contudo, estou tentando aprender e por isso nao tenho experiencia real pra comprovar o que escrevi aqui, mesmo porque isso levaria anos. Pura teoria (comprovada por nomes como Graham, Buffet e seus discipulos). Entretanto, e importante saber que existem metodos para voce analisar as empresas. Mas se voce for especulador, esqueca tudo que eu falei, recorra a analise tecnica, videntes, buzios, etc e va em frente rsrsrs.

    Assinado: Um novato teorico que nao investiu um real ainda.

    Abracos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Novato que não investiu 1 real!!!

      Pelo jeito vc tem mais conhecimento sobre AF que eu!!! Aliás, eu não tenho conhecimento nenhum, confesso que devo tomar vergonha na cara e estudar mais.

      Como eu disse, comprei arriscando mesmo, pra fazer um teste. Pretendia montar uma carteirinha com ações, mas acabei desistindo. Como o valor é pequeno, vou mante-las mas vou retira-las da carteira pra não ferrar minha rentabilidade.

      Abração e obrigado pelas dicas!

      Corey

      Excluir
  11. Não venderia a ação, substituiria o valor dela na carteira por caderneta de poupança e verificaria o valor da ação daqui um ano. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      É mais ou menos isso que vou fazer, mas substituirei por tesouro direto.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  12. Olá Corey!

    O que está pretendendo fazer é se enganar e isso está errado, remover a ELPL4 da carteira sem vender é a mesma coisa que ter uma dívida e ignorar, ela está caindo e incomodando? Venda, assuma o prejuízo e aplique em outro ativo que achar melhor, mas remover da carteira apenas para não ver a rentabilidade ser afetada seria como tentar viver num mundo perfeito onde apenas os ativos que gerem lucro façam parte da carteira. Eu entendo sua apreensão principalmente por termos de prestar contas para os leitores, mas isso é normal cara, inclusive eu tive um baita prejuízo esse mês por conta de um desvio da estratégia mas mesmo assim irei colocar isso e explicar o porquê fiz tamanha besteira, assim ninguém cometerá o mesmo erro (espero).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Não é enganar. A queda da ação não me incomoda nem um pouco, o que me incomoda é a queda virtual que ela provoca na minha carteira.

      Aconteceu o seguinte: se eu tivesse seguido a risca minha estratégia inicial, essas ações não estariam na minha carteira. Aí caí em tentação e acabei comprando, mas o foco da minha carteira é rf mesmo. O que eu deveria ter feito é criado uma carteira paralela para "testes", então substituir essas ações por outro investimento trará minha rentabilidade mais próxima da realidade da minha estratégia.

      Vou pagar pra ver, por ser um teste, não vou me incomodar se elpl virar pó, rsrs!

      Quanto a divulgação de resultados, sinceramente não me importo com isso.

      Abração!

      Corey

      Excluir
    2. Corey, desculpe mas está se contradizendo. Se você não se importa com nada porque remover a ELPL4 da sua carteira sendo que ela continuará fazendo parte dela?
      Esse tipo de situação é a que os investidores entram no SE, se eu não tivesse comprado, se eu tivesse escolhido outro ativo, mas não foi o que ocorreu, o que ocorreu é que comprou, ela caiu e está na sua carteira fazendo seu rendimento cair. Você está com essa ideia fixa pensando que é o certo mas continuo afirmando, isso é se enganar, eu sei que porque pensei em fazer isso este mês mas não é o certo nem comigo e nem com os leitores, sei que se você refletir bem vai entender o que estou tentando te explicar. A queda não é virtual, é seu dinheiro real que está caindo.
      Quer ver uma nova situação? Vamos supor que a ELPL4 tivesse subido 20%, você tiraria ela da carteira?

      Pense nisso e reflita um pouco, fará o que é sensato =)

      Abraços!

      Excluir
    3. General;

      Fica tranquilo, a gente tá aqui pra debater mesmo!

      Eu quero dizer o seguinte: fugi da minha estratégia inicial que era somente investir na RF. A besteira que fiz não foi ter comprado elpl e sim ter incluído esse investimento na minha carteira.

      Veja bem, comprei MRVE pra testar o recebimento de dividendos, nunca havia recebido e não sabia como era. Recebi os dividendos, ela valorizou e vendi com lucro. Foi um teste que deu certo. Quanto a ELPL comprei tb pra ver os tais dividendos gordos que existiam antes da redução tarifária. Não aconteceu, mas continuo achando uma boa empresa. Não tenho medo de ficar com ELPL, eu teria mais medo de continuar com a MRV.

      Entendo o que vc quis dizer sobre não ser certo com os leitores: não é certo com o ranking de rentabilidade pq estarei maquiando meu rendimento. Concordo, vc tem razão, não deixa de ser uma maquiagem, mas é tb um ajuste. É o meu primeiro ano de investimentos, ainda fico perdido com muita coisa, por exemplo ainda não consegui organizar uma planilha de registros de investimentos (a do AdP não me serviu). É natural que eu deva fazer ajustes e que meus resultados percam um pouco a realidade.

      Qd falei em queda virtual, me referi a queda da rentabilidade da minha carteira. É virtual pq essas ações não deveriam estar ali.

      Pensando em tudo o que vc disse, tive outra ideia, acho que vou criar uma carteira de experimentação ou algo assim. Vou separar um determinado valor pra testar investimentos antes de investir meu aporte mensal neles.

      Ah! Se ELPL tivesse subido 20% eu estaria super feliz, mas teria consciência que minha rentabilidade estaria inflada, portanto provavelmente eliminaria da carteira do mesmo jeito.

      Valeu por debater e agregar valor, esse é meu objetivo principal com o blog.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Acho válido uma carteira a parte para estudos, mas é normal essa transição de estratégias principalmente no início do aprendizado, só este ano mudei minha estratégia acredito que 3 vezes. Comecei na poupança, fui pro Tesouro, comprei ações individuais, fiz trade e opções, por isso minha rentabilidade no ranking está uma porcaria, porém com todos os acertos e falhas podemos passar as pessoas e aprender na prática, encare como um curso bem caro rs. Até consórcio eu fiz e sai este ano só para entender como era o "rendimento" que na verdade é negativo porque se trata de uma dívida.

      Desculpe por ficar perturbando, mas espero que tenha entendido que não foi por mal e que também estou aprendendo, por isso gosto de ficar debatendo, os blogs que eu não concordo até evito comentar que não é o caso do seu que admiro muito.

      Abraços!

      Excluir
    5. Nem me fala em consórcio... tenho um parado a 6 anos, sorte que paguei poucas parcelas, mas vou esperar até 2014 pra sacar.

      Tb acho perfeitamente normal e aceitável essa volatilidade de ideias no começo, acredito que dentro de um tempo vou conseguir traçar uma estratégia mais concreta e segui-la a risca, mas pra isso os dados das cagadas, digo, dos testes serão muito proveitosos.

      Não é pertubação não, pelo contrário, como eu disse, o blog é pra esse tipo de debate e não pra falar de putaria como os anônimos troleiros gostam.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  13. Corey, estou apanhando não é so com ELPL. Estou apanhando com: PETR4 e BBAS também. Mas isso não me apavora e por isso vou continuar com todas elas e, assim que essa nuvem negra passar, vou comprar mais pois sigo minha estrategia e estou há mais de dez anos nessa brincadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10 anos... eu não tenho nem 10 meses, rsrs! Tenho muito o que aprender!

      Excluir
  14. Corey, só tem prejuízo quem vende.Não fica preocupado com a rentabilidade mensal, pensa na rentabilidade anual. Mantenha as ações com vc, leia esse post sobre preço médio. http://opequenoinvestidor.com.br/2009/03/a-estrategia-de-formar-preco-medio/


    Eu vou comprar mais ELPL4, quero receber mais e mais dividendos.Eu penso em ações como as árvores do dinheiro, eu posso ganhar dinheiro esperando a árvore crescer ou posso retirar os frutos(dividendos) para comprar mais árvores e poder retirar mais e mais mais e mais frutos.

    Leia o livro do Paulo Portinho, vai te tirar muitas dúvidas.

    um abração, e viva os dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse negócio de preço médio, pelo que entendo, só vale pra quem faz b&h já que na venda o preço médio baixo faz vc pagar mais imposto.

      Não estou preocupado com a cotação e sim com a rentabilidade negativa que derrete minha rentabilidade da carteira.

      Excluir
  15. qual é o p/l desta empresa? 3,5,7? se for 0,6 sai fora pois ja deve estar estourando o prazo de reembolso do investimento aplicado, agora se for 3, sao 3 anos de espera, voce comprou em 2012 e nao se aguenta segurar um empresa destas por 3 anos, se eu sopu vc nem entraria na bolsa e sim ficaria na poupança q t paga 0,5 ao mes (se a inflacao nao ti cumer com 0,65 no proximo mes)..abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Saimon!

      São só 100 ações, não tem muita relevância, uso como teste.

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  16. Deixa elas quietinhas. No longo prazo o preço delas ainda vai aumentar muito, sem contar os dividendos. Afinal, a empresa é boa, tem receita garantida, a concessão ainda tá bem longe de vencer etc.
    Em 5 ou 6 anos elas já vão ter pago o preço delas em dividendos, se mantiver o yeld assim (embora o mais provável seja que o yeld baixe).
    No longo prazo ela vai fazer aumentar a sua rentabilidade.
    Eu to com mais ou menos o mesmo preço médio que vc (30,00) e pretendo ficar com elas pelo menos 6 anos, afinal de contas é um dinheiro que não vai me fazer falta nesse tempo.
    E outra coisa, sua rentabilidade mensal foi menor por causa da ELPL, mas pode ser que sua rentabilidade anual ou bianual seja maior por causa dela. Vc tendo a maioria do patrimonio em RF não preisa se preocupar com essas 100 ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que vou fazer anônimo, vou mante-las, mas como estudo, portanto vou retira-las da carteira de investimentos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.