segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atualização Mensal – Junho/2012

Conforme falei no mês passado, em junho fiquei fora da bolsa, não comprei nada. Acontece que sou cagão, não tenho conhecimento suficiente pra entrar de cabeça como vários propõem. Minha merreca de ações valorizaram um pouquinho em relação ao mês passado, mas ainda estão me dando prejuízo em relação ao preço de compra.

Pela primeira vez recebi dividendos, foram R$ 75,41 da MRV. É muito legal receber dividendos, agora entendo o fascínio que isso provoca nos investidores. Esse dinheiro está parado na conta da corretora, já que esse mês não fiz nenhuma movimentação por lá. Falando nisso, esse mês coloquei o dinheiro da corretora na carteira, fiquei meio perdido sem saber onde encaixa-lo, pensei em somar ao valor das ações, mas isso provocaria rendimento irreal, já que somente parte dele é formado por dividendos. Alguma dica?


Esse mês houve vencimento da LCI que comprei em março. Foram R$ 8.000,00 que viraram R$ 8.160.26, ou seja cerca de 0,66% ao mês. Reinvesti esse valor em outra LCI a 93% do CDI, meu aporte de R$ 8.000,00 também foi destinado a mesma aplicação. O porquê dessa minha estratégia pode ser entendida aqui.

Houve deflação do preço dos títulos do tesouro, o que fez a rentabilidade desses cair esse mês. Sugiro pra alguém mestre em excel, fazer uma planilha pra acompanhar a rentabilidade real dos títulos. Esse fato derrubou minha rentabilidade que, por incrível que pareça, foi "salva" pelas ações que valorizaram 2,9%.

No fim das contas, segundo o sistema de cotas, minha carteira rendeu "incríveis" 0,05%.

Resumo da carteira em 02/07/2012:


Profissional

O faturamento da empresa fico estável em junho, tudo correu dentro do previsto, houve decréscimo, mas isso já estava dentro do programado, assim como provavelmente ocorrerá em julho. O faturamento só deve voltar a subir em setembro e até lá pode oscilar um pouco dentro dos parâmetros atuais.

Consegui começar a fazer a empresa me pagar o que investi na compra. Ainda não decidi o que fazer com esse dinheiro, por enquanto está na poupança. Tenho as seguintes alternativas: antecipar o pagamento das prestações para o antigo dono; trocar de carro; colocar na carteira de investimentos; guardar para um possível novo negócio.

Pessoal

Continuo trabalhando bastante, mas nesses últimos dias isso tem me fazendo mais bem do que mal. Estou com uns problemas chatos pra resolver que levam um certo tempo, sem chance de antecipação, então trabalhar está me fazendo muito bem. Sinto falta da infância e adolescência, quando 5 reais tornavam meu final de semana garantido e minha preocupação era com a prova de matemática da segunda feira... Passei muitas horas no YouTube vendo vídeos antigos: comerciais, corridas de F1, etc. É muito ruim ser adulto!


Tenho um dia atarefado aqui na empresa, mas passarei no blog de todo mundo assim que possível.

31 comentários:

  1. Minha rentabilidade no mês foi -0,06, 220% menos que você. kkkkkk

    Também sinto falta do tempo que passou, acho saudável momentos de nostalgia de vez em quanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobre Feliz!

      Pô, vc valorizou bastante, heim? Era 1 real, agora são 2, rsrs!

      Pelo menos esse mês minha rentabilidade ficou positiva.

      Boa sorte nesse mês!

      Corey

      Excluir
  2. Corey, não entendi porque "rendimento irreal". Afinal, os dividendos vieram por causa das ações, então eu considero como rendimento vindo de ações.

    Como faço trades e seria inviável colocar isso na planilha do AdP, eu deixo todo o rendimento de ações na conta corrente.

    Um abraço Corey, sucesso! E vc precisa aumentar esses rendimentos, rapaz! Enfia a chibata nos seus investimentos! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eike!

      Digo que é irreal pq nessa grana da corretora tem de tudo: dividendos, juros do TD, sobra de aporte... Talvez eu deveria colocar o valor dos dividendos junto com as ações, né?

      Cara, não ligo muito pra % de rendimento não, pelo menos ainda não...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Parabens corey, do geito que esta indo deve alcançar sua meta de 2012 sem problemas.


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scott!

      Obrigado! Sim, meus 100k já estão reluzindo ao longe...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Beleza Corey estou de ferias e acordei quase agora 1 da tarde kkkk, bem da mesma forma que você não entende muito de ações, eu por exemplo não entendo de renda fixa e fundos imobiliarios.
    Bem na minha opinião ou você pagaria logo ao antigo dono para se livrar logo desta divida ou devera guardar este dineiro para um novo negocio.
    E tambem fico no youtube vendo videos antigos de formula 1 kkkkk.
    Tenho por exemplo o gp do brasil de 1980 que e muito legal e a primeira vitoria de nelson piquet tambem neste mesmo ano, e a narração ja era do galvão bueno que estava na bandeirante kkkkk.
    Um abração e bons negócios!

    ResponderExcluir
  5. Você fez certo Corey. Se não se sente confortável ou se sente um pouco perdido, é melhor não investir na RV por enquanto. Ou então, fazer um test drive do jeito que você fez com a MVR. Apesar de não gostar nem um pouco de indicação de corretora (acho que você fez isso com a MRV, não?), você fez de forma bastante responsável, começando pequeno.

    Também tem uns FII que acho que é mais seu perfil. E pelo seus comentários, parece que você está cada vez mais interessado nessa modalidade.

    Ixi, mês que vem perco uma posição no ranking do pobreta, kkkkkkkkkkk.

    Abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Isso mesmo, a MRV foi um test drive, elpl tb, pena que nessa última o motor fundiu bem no meio do caminho, rsrs!

      Os FII tem meu perfil mesmo, acho que cairei pra esse lado em breve. Valeu pela dica da corretora.

      Olha, vc pode até perder em julho, mas em agosto vc retoma a liderança, fica tranquilo, rsrs!!!

      Abração!

      Corey

      Excluir
  6. Força nos dividendos, Corey. Daqui a pouco vc vai estar com 200k em empresas elétricas te dando mais de 20k por ano em dividendos......

    Olhe a dívida bruta em relação ao patrimônio líquido.Também fique de olho na margem de lucro líquida, o ROE. Aprendi tudo sobre isso com o livro "Warren Buffet e a análise de balanços". Custa uns R$ 20,00. Uma das melhores coisas que eu já li sobre bolsa. Além disso ele tem menos de 150 páginas em dois dias vc lê tudo e vai ganhar dinheiro o resto da vida com ele.


    Faça uma alocação com 80% do dinheiro na RF e 20% na Rv com empresas baos pagadoras de dividendos, como GETI4 que tem números ótimos, pouca dívida, mal da humanidade, bom ROE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Tenho muito o que aprender sobre ações pra me sentir confortável, mas valeu pelas dicas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Oi Corey

    invista apenas no que tem conhecimento :)
    Legal q o seu realizado está se mantendo bem acima do projetado! Logo ultrapassa o AdP rsrs

    Mas sinto pelos seus textos q vc está bem down, espero q seus "problemas chatos" se resolvam logo.

    Boa semana
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá D. Ostra!

      Rsrs! O AdP que se cuide...

      Estou down sim, tb espero solucionar tudo em breve, estou numa fase bem complexa mas comemorarei torrando meus juros do ntnf, rsrs!

      Até mais!

      Corey

      Excluir
  8. Fala, Corey!

    Impressionante a constância do crescimento do seu investimento. A vantagem da renda fixa é justamente essa. Dificilmente vc deixará de cumprir suas metas.

    Com relação ao trabalho, bom saber que vc está feliz. No meu caso, por mais que trabalhe nunca terei chances de crescimento, meu emprego é um tédio total.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mobral!

      Pois é, um dos motivos pra eu não tentar voos mais altos é justamente pra atingir minha meta em dezembro.

      Sobre o trabalho, eu ESTOU feliz e não SOU feliz, entende??

      Abração e volte sempre!

      Corey

      Excluir
  9. Como vc curte rock, sugiro ouvir Ramones, " I don´t wanna grow up". juita gente não quer crescer e pagar dívidas.Pois essa é a parte chata de ser adulto....

    Em relação às prestações do seu negócio, só adiante se receber desconto. Afinal se o dono vai receber antecipado ele poderá colocar na poupança. Ou vc pode fazer como eu fiz em relação ao meu aluguel , perguntar se adiantar prestações dá um desconto, a senhoria aceitou. Pois o ser humano quando vê dinheiro na frente fica doido....

    Compre alguns livrinhos sobre a bolsa, compre mais pagadoras de dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, ontem mesmo eu estava com essa música na cabeça, é uma das minhas preferidas e tem tudo a ver com o momento atual que estou passando.

      Quanto as prestações do negócio, não valerá a pena adiantar pq o ex dono já disse que não tem pressa pra receber e obviamente não dará desconto. Esse é um problema de ser bom pagador...

      Abração!

      Corey

      Excluir
  10. Mas é assim , se esta inseguro do que fazer, não faça,, eu já estava doido para ter uma graninha para ter ido as compras ,,hehehe!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ITM!

      É assim mesmo, enquanto uns querem muito, outros fogem, rsrs!

      Bons investimentos!

      Corey

      Excluir
  11. Parabéns por estar acima de sua expectativa! e sobre a bolsa com certeza se não está seguro, é sinal que precisa-se aprender mais, vale o mesmo para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      É bom saber que estou acima do esperado, me deixa mais animado pra continuar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Olá Corey!

    Eu já estava ficando perdido aqui porque dava 0.52% na minha planilha mas entendi que você colocou o dinheiro não contabilizado antes da corretora como aporte. O correto é deixar apenas o dinheiro que não foi de dividendos como aporte e os dividendos como rentabilidade da carteira! Com certeza sua corretora tem algum sistema de extrato que facilite ver isso e se não tiver muda de corretora por favor rsrs.
    Como estou fechando hoje o ranking então no próximo mês poderá corrigir isso se achar conveniente =) eu acho, pois assim terá o rendimento real que deve ser bem maior.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      isso mesmo, uma fração desse dinheiro já estava lá, mas somente agora fui contabilizar. Eu sei que deveria separar o valor dos dividendos e dos cupons de juros do td, mas e se eu reinvestir em outra modalidade diferente da inicial?

      Vou passar lá no seu ranking.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  13. Ah!! E aproveitando recebi o cupom hoje da NTNF e acho que você também né?
    Vou calcular quanto que deu e retorno.

    Abraços =)

    ResponderExcluir
  14. Tb recebi :)
    Mas nao calculei nada, mó preguiça rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz as contas, deu 4,6% de rendimento após cobrança do IR!

      Excluir
    2. Tb recebi, cerca de 350, nada mal... Vou torra-lo todo pra comemorar a solução dos meus problemas atuais (Tô falando sério...)

      Excluir
  15. Corey, parabéns pelos dividendos, eles serão os primeiros de muitos.

    ResponderExcluir
  16. Parabens Corey!!!!!!!!!!!!! Voce e o cara!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.