quarta-feira, 4 de julho de 2012

Atualização Mensal de Idéias - Julho/12

Mês passado eu estava pensando em tirar o dinheiro que investi na compra da empresa o mais rápido possível pra poder contratar pessoas que aliviassem a minha carga de trabalho. Durante o mês fiz e refiz diversas planilhas com os cenários mais diferentes possíveis. Conclusão? Nenhuma, a não ser que minha situação financeira é confortável e posso mudar o rumo das coisas com o pé no chão.


Não consegui viajar, mas tentarei encaixar isso agora em julho. Por outro lado, consegui seguir a risca meu orçamento mensal, o que me faz saber que agora ele está equilibrado. Penso em me dar alguns luxos, mas isso fica pra depois.


Sobre investimentos, provavelmente farei a substituição do meu colchão de segurança como falei aqui, a grana do meu atual colchão entrará na carteira de investimentos já que está na poupança velha. O novo colchão será formado na poupança nova. Portanto em julho terei um aporte maior, por outro lado, em agosto provavelmente não haverá aporte. Pretendo de alguma forma movimentar meu colchão de maneira que ele não fique parado por muito tempo, ainda não sei como farei isso.


Vejo que muitos blogueiros estão tendo sucesso com FIIs, então estudarei mais a respeito e provavelmente farei aportes nessa modalidade ainda esse ano. Os FIIs são investimentos bem dentro do meu perfil: imóveis com fluxo de caixa. Aliás, aqui cabe uma observação, li alguns comentários de anônimos questionando a veracidade das informações passadas por nós blogueiros. Dizem que supostamente inventamos números e temos somente ações do Uolinvest, já que grande parte de nós bate o Ibovespa, consegue rendimentos na RF acima da média, etc. Na minha opinião, o fato de apresentarmos rendimentos acima da média faz totalmente sentido, afinal somos pessoas focadas, estudamos e debatemos, obviamente as chances de obtermos retornos maiores são bem superiores em relação a quem segue conselhos de gerente de banco.


Estou com problemas pessoais que demandarão um certo tempo para serem solucionados. Sou imediatista, mas nesse caso terei que aprender a esperar, o que está me trazendo certa angústia, mas fazer o que... temos que aprender, sempre!!! Provavelmente minhas postagens serão mais escassas durante julho, mas estarei por aqui acompanhando todo mundo e comentando sempre que possível. Deixarei minha vida no piloto automático. Peço aos religiosos que orem por mim e aos ateus que torçam, rsrs!

39 comentários:

  1. "Estou com problemas pessoais que demandarão um certo tempo para serem solucionados"

    cara, um comprimidinho azul resolve isso aí, toma um e bola pra frente (ou pra dentro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs! Se fosse isso eu nem estava esquentando!!!

      Excluir
  2. Grande Corey,

    Como comentei no blog da Ostra, estou vendo um certo declínio nos blogs de finanças, tirando o seu, o da ostra e uns outros poucos, o resto não acompanho.
    Problemas existem para serem superados e, quando são, nos trazem mais experiência de vida. Força.

    Um abraço.

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Guima!

      Fechou o blog? Pena...

      É verdade, o nível dos comentários está piorando a cada dia, eu mesmo já deixei de publicar algumas coisas pra não criar polêmica.

      Obrigado pela força, Guima!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Também tenho percebido este "declínio" nos blogs. O pessoal tá fissurado em rankings e trollagem, esquece que o principal é a troca de experiências (bem ou mal sucedidas, não importa).

      Excluir
    3. ahh gente, qto aos comentários, não é nada q um pouco de moderação não resolva :P

      Excluir
    4. Só permite comentários sem noção quem quer, ferramentas para moderar estão ai gratuitamente para serem usadas mas devo concordar que os blogs estão sumindo e isso é tendência visto que o auge da moda acabou, os verdadeiros investidores ficarão ai ainda =)

      Excluir
    5. É triste, mas se for necessário acho fundamental moderar os comentários, só não dá pra virar bagunça, aí perdemos totalmente o foco. Com certeza muitos blogs sumirão, mas isso era esperado. Fico triste que o blog do pobretão, que inspirou muitos blogueiros, estar aquela bagunça.

      Excluir
  3. Corey, espero q o problema não seja de saúde!
    Concordo com vc qto aos rendimentos acima da média, alguns realmente se esforçam, estudam, aportam legal e levam a serio os investimentos e o resultado disso é ficar acima da média (e não tão abaixo em alguns meses de queda rsrs)

    Melhoras por aí, estou na torcida p que tudo se resolva o quanto antes, uma boa parte do 'peso' de um problema está na forma como encaramos ele, e se vc é ansioso, isso infelizmente torna algumas coisas mais complicadas.
    boa sorte
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      É e não é, rs! na realidade o problema nem existe direito, gostaria de falar mais a respeito... Ansiedade é uma merda, tenho muito o que aprender, preciso de mais equilíbrio.

      Estranho seria se o pessoal tivesse desempenho mediano, coisa que quase nunca vemos.

      Valeu pela força!

      Corey

      Excluir
  4. Corey!
    Não desanime não! Não quero aqui pregar um culto mas Deus tá no controle...
    Em relação aos FII, assim que completar essa fase de alavancagem para chegar ao capital massa, será um dos meus focos de invstimento. Tenho uma pequena experiencia com aluguel de imóveis e os benefícios dos FII são incomparáveis frente à aqueles.



    e lebre-se: Sem dor não há ganho, seja ele de que ordem for

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mão Inglesa!

      Obrigado pela visita e pela força, as vezes tudo o que precisamos é de palavras.

      Com certeza FII é muito mais vantajoso que aluguel "físico", por outro lado ter um imóvel significa VER o investimento.

      Valeu cara!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Oi Corey tudo bem?
    Bem eu coloquei algumas corridas para te estimular um pouco.

    Em relação aos FII na qual eu fiz um post hoje, eu de certa forma desconfio um pouco, pois tem muita gente falando das vantagens das FII e fico pensando, será que estes fundos ja não se valorizaram demais, fica a minha pergunta no ar.

    Bem infelizmente os blog estão recebendo visitas de gente que não tem compromisso com nada, só querem zoar, são uns moleques.

    Boa sorte pra você, e que as coisas por ai voltem a normalidade.

    Um abração!!!

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é exatamente o meu receio...Os FIIs form, sem dúvida, um ótimo investimento... Mas, continuarão sendo?

      Excluir
    2. Fala Lord!

      Valeu mesmo!

      Não vejo os FII como valorização de capital e sim formação de fluxo de caixa, mas vc e o Max tem razão, não sabemos até quando serão bons investimentos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    3. Corey, eu também tenho minhas dúvidas quanto aos FIIs. Investir em bolsa quer dizer comprar empresas, investir em FIIs quer dizer comprar imóveis. Acho que imoveis valorizaram demais nos últimos 8 anos e vão passar um longo tempo valorizando menos que a inflação até voltar ao valor justo.

      Excluir
    4. olá MatFI!

      Não acredito que a valorização dos imóveis será tão baixa que nem baterá a inflação. Na minha opinião o arrefecimento continuará e muitos podem até perder valor (na realidade vão ter o valor corrigido pra realidade).

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Mas ainda tem gente seria por aqui! E vamos todos em frente! Abracos e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo! Vamos em frente tentando manter o nível, rsrs

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Olá Corey!

    Sei bem como é essa angustia e ansiedade, graças a elas ganhei uma gastrite nervosa e TOC, rsrs. Te desejo saúde e sucesso para enfrentar esse obstáculo! :)

    Quanto aos FII tenho 30% da minha carteira alocada neste setor e não tenho do que reclamar, valorização boa e aluguéis excelentes mesmo assim não abro mão da diversificação e tem de estudar bem o tipo de fundo e a administradora antes de comprar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala General!

      TOC e gastrite já me acompanham a anos... agora ou eu me curo disso ou piora de vez, rs! Valeu pela força!

      Acho que vc faz certo, 30% em FII tá de bom tamanho e nada como diversificação.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Força garoto! Vc vai resolver isso com um pé nas costas e vai até dar risada disso no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eike!

      Opa! Valeu! tenho certeza que darei rizada disso tudo daqui uns tempos, mas até lá vou levando...

      ABraço!

      Corey

      Excluir
  9. Acredito que quanto mais se importarem com os trolls mais eles irão incomodar! espero que resolva logo seus problemas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Sem dúvida, não podemos alimentar os trolls por mais vontade que nos dê de fazer isso. Valeu pela força!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  10. Corey... se não for saúde o seu problema, vá com calma e utilize o tempo a seu favor.. o 'tempo' é divino e não podemos controlar.

    Torço por vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matrix!

      Valeu pela força. O problema está justamente no tempo, mas como vc disse, não temos controle sobre esse ativo.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  11. Eu também sou ansioso, também gostaria que tudo de bom da fosse acontecer para ontem. Eu que achava importante as mulheres liberarem tudo em 5 minutos de conversa... Mas a vida não é assim,

    Uma dica é pensar no seu aporte anual, sempre penso no meu e isso me ajuda a ficar menos ansioso. Existe sofrimento no mundo, mas só de lembrar - mos que a cada mÊs estamos mais ricos e mais próximos da IF já anima e motiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Infelizmente meus problemas não serão resolvidos com dinheiro, antes fosse.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Se para vc faltarem 5 anos para IF, comemore. Para mim ainda faltam uns 12 ou 15....


    A vida nos ensina a sermos mais calmos de um jeito ou de outro.

    Eu sempre penso nos meus dividendos crescentes, rsss , isso me acalma, pois dá a sensação de que estou ganhando graças às minhas leituras, ao meu tempo dedicado a entender as empresas. Ganhar dividendos acalma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar dinheiro é ótimo, mas a vida não é só dinheiro.

      Excluir
  13. Olá Corey,

    Falando em FIIs, talvez você já conheça o blog http://rendimentofundoimobiliario.blogspot.com.br
    que divulga mensalmente a tabela de rendimento destes.

    Fiz uma planilha a partir deste e o atualizei com os valores das cotas atuais, e acabei adquirindo a FII RBGS11.

    Apesar de existirem fundos com rendimento superior, eles não passaram nos critérios de risco: Como investir em CRIs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Felipe!

      Obrigado pela visita!

      Conheço esse blog sim, é muito bom e tem ajudado nos meus estudos. Ainda não entrei nos FII, mas isso acontecerá em breve.

      Bons investimentos!

      Corey

      Excluir
  14. Caro Corey, que seus problemas logo se solucionem!

    Pretende manter seu blog vinculado aquela baixaria do Pobretao? Nao se sente envergonhado ao acompanhar os comentarios de la?
    Nao da para levar a serio quem permite se relacionar com aquilo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força anônimo!

      Cara, o blog é público, não vejo por que achar ruim de ter meu blog vinculado a outro, além do mais o pobretão foi uma inspiração para o meu e outros. É uma pena que esteja acontecendo aquela bagunça por lá. O ranking é uma grande brincadeira onde todos ganham.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  15. Corey.. falando sobre saúde.. estou com um post falando sobre saúde x finanças:

    http://riconamatrixx.blogspot.com.br/2012/07/saude-amigos-estava-com-esse-livro-na.html

    ResponderExcluir
  16. Como já comentei em outro blog, acredito que FIIs sejam boas, mas com tantas ações com boa chance de crescimento com preços de banana no mercado não dá pra deixá-las de lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livre do Chefe!

      Acredito na diversificação, então dá pra juntar o melhor de dois mundos.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.