segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atualização Mensal de Idéias - Junho/12

Pelo segundo mês faço essa postagem pra demonstrar minhas idéias. Primeiro farei uma comparação com o que estava pensando nessa mesma época no mês passado.

Aportes x Qualidade de Vida

Em maio comecei a fazer umas planilhas doidas pra tentar estimar minha necessidade futura de dinheiro, pelo menos tentando projetar esse valor usando taxas de inflação. Por falar em inflação, recomendo o post do Investidor Defensivo falando sobre como calcular sua inflação pessoal. Usando a planilha sugerida pelo ID, minha inflação pessoal gira em torno de 3% ao ano, nada mal... Porém, usei um índice de 5% ao anos nas contas. Esse mês farei um post sobre os valores que encontrei.

Empresa

Em maio, eu estava com ideia (putz, muito estranho escrever ideia sem acento) de comprar outra empresa, por gente pra trabalhar e focar no administrativo. Acontece que embora isso seja perfeitamente viável, não gosto da ideia, não me sinto bem, não é algo que eu goste de fazer. Então, por hora fico quieto na minha loja que já me dá uma quantidade suficiente de dor de cabeça.

Saúde

Comentei que o frio estava me impedindo de vir trabalhar de bicicleta, isso também aconteceu bastante em maio. Fora da empresa não tenho tempo nem pra ver documentários do Discovery, que dirá arrumar uma atividade física. Pretendo perder uns quilinhos na base da dieta mesmo.

Agora vamos pro que está passando na minha cabeça nesse momento:

A partir desse mês começarei a tirar o dinheiro que investi na empresa, acredito que consiga isso até o fim do ano. Depois disso, esse valor será destinada a contratação de funcionários que me deixem um pouco de fora do operacional. Detesto ter que contratar ou demitir, pra mim, essa é a pior parte de ser dono de alguma coisa, mas é um mal necessário, ao menos que eu queira morrer trabalhando feito um jumento.

Quanto aos investimentos não pretendo comprar ações em junho, pretendo não ter um rendimento negativo como foi no mês passado, e como não tenho bola de cristal pra saber o comportamento da bolsa, ficarei na velha e boa RF. Esse mês vence a LCI que comprei em março, pretendo "renova-la" porém por um período mais longo, talvez 1 ano. Preciso deixar a preguiça de lado e estudar sobre FII que tem me interessado bastante nos últimos dias.

Na vida pessoal pretendo fazer alguma viagem, nem que seja pra perto, preciso dar uma depurada na minha cabeça, terei que arrumar um tempinho pra isso e também alguém pra quebrar o galho e ficar na empresa na minha ausência. Também quero seguir a risca meu orçamento pessoal, nos últimos meses tive dificuldade para segui-lo devido a algumas adaptações de gastos. Preciso refazer o provisionamento das despesas com impostos e seguros para 2013, em maio já consegui começar.

Então é isso, hoje tenho um compromisso externo, ficarei o dia todo ocupado.

Boa semana a todos!


17 comentários:

  1. Quero poder ter uma meta mensal de gastos e segui-la, acho melhor que ter uma meta anual ou com mais tempo.

    Em relação à saúde, tô vendo que preciso malhar mais, pois juntar dinheiro e ficar super estressado é burrice para mim. No carnaval gastei com putaria pois estava estressado. devia ter juntado a grana.

    Tenho de fazer mais coisas que me deem dinheiro aqui no trab. Estou meio vagabundo na pós graduação. Ela vai me trazer grana certa.

    Andei até pensando em ser mais fiel À minha namorada.Desse jeito poderei aportar mais.rssss.Eu estava muito fissurado à putaria, mas tô vendo que é melhor me ligar em outras coisas. A vida não pode ser somente isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Metas anuais são legais tb, mas é mais difícil de controlar, particularmente eu prefiro mensal, até os gastos anuais como seguro de carro eu divido por 12 e provisiono.

      Estou nessa de juntar dinheiro mas a saúde já está sentindo, preciso dar um jeito nisso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Oi :)

    Metas são legais, mas confesso q não sou muito boa em traçar metas pessoais e segui-las, a vida sempre me apronta alguma e tenho q mudar tudo no meio do caminho, conclusão, desisti de planejar e deixo as coisas seguirem rsrsrs
    Traço metas p investimentos, trabalho, coisas que consigo controlar, atualmente nem viagem consigo programar :P
    bom inicio de semana por aí
    beijão p os dois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia D. Ostra!

      Eu tb não consigo seguir minhas metas pessoais, as de dinheiro, se realistas, são fáceis já que matemática é exata, mas coisas como exercícios não são fáceis...

      Tb não consigo ´programar viagens, preciso muito sair!

      Boa semana!

      Corey

      Excluir
  3. E aí Corey, também queria muito entrar numa academia para fazer uma atividade fisíca, mas infelismente essa vida doida de viajar,hotel e trabalho não me deixa muita alternativa.
    Também não dá pra traçar metas pois sei que não vai rolar enquanto estiver nessa roda viva.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sandman!

      Embora eu não viaje a trabalho, ocupo cerca de 14h por dia com ele, então não sobra nem tempo nem disposição pra malhar.

      Quanto a traçar metas, concordo que é muito difícil segui-las mas acho necessário traça-las pra pelo menos ter um caminho a seguir.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Bem é sempre bom ter metas, aliás estou escrevendo sobre isso hoje também, mesmo que nada saia como o planejado, mas é sempre bom ter um foco a seguir, eu faço os meus exercicios aqui em casa mesmo para não perder a forma kkkkkkk.
    Estou na correria para fazer a minha empresa ate o fim do ano.
    O meu blog ficou um pouco capenga, pois foi descoberto la no trabalho, e tive que apagar 1/4 dos post kkkkk é foda, sorte é que eu percebi a tempo.

    Um grande abraço.

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lord!

      É isso mesmo, por mais que nunca conseguimos fazer exatamente o que planejamos, é necessário ter algum rumo a seguir. Eu faria exercícios em casa, se tivesse tempo. Não sou fã de ambiente de academia...

      Cara, vc deu vacilo? Como descobriram?

      Abraço!

      COrey

      Excluir
    2. Atualizar um blog no local de trabalho não é uma boa prática de privacidade.
      Principalmente se a empresa tiver um setor de TI e um funcionário bisbilhoteiro que fique monitorando o tráfego de rede.

      Excluir
    3. O poblema foi que ficamos sem net, eu precisava editar um texto e pedi um tablet empeestado, o meu blog ficou na memoria , ele repassou o endereco. Fiz merda

      Excluir
    4. Mas e dai Lord? Você nem fala de patrimônio nem de investimentos.

      Excluir
  5. Quanto a inflação, em se tratando de investimentos de longo prazo, acredito que o melhor é projetar em termos de juros reais... não projeta nada e erra menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      É verdade, estou usando o IPCA nas minhas contas, mas tenho consciência que minha inflação é inferior, então tenho uma margem de erro/segurança.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Olá Corey!
    Legal vc ter usado minha planilha!
    Obrigado pela citação.

    Qto ao exercício físico, ando tentando fazer o que o Nuno Cobra aconselha.

    Comer bem, Dormir bem e fazer exercício.
    Impressionante como é difícil pra fazer isso!
    Acho que me falta dar prioridade alta para estes 3 itens.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID!

      Estou usando sua planilha sim, está sendo bem útil. Fiquei contente em ver que minha inflação é menor que o IPCA.

      Desses 3 ítens que vc citou, talvez o único que eu faça direito é comer bem, aliás, estou me reeducando, não só pra perder uns quilinhos, mas tb pra melhorar minha disposição.

      VAmos em frente!

      Corey

      Excluir
  7. Com uma meta semanal e diária é possível crescer, aportar bem, superar dificuldades.

    O problema é começar a seguir as metas.Falta hábito, estou viciado em improvisação. Mas sei que preciso saber quanto gastar por dia e seguir isso.


    Queria malhar mais, no entanto tenho pouco tempo.Esse tem sido o principal problema na minha vida atualmente. Há anos eu vivia para a maromba, agora tá difícil frequentar a academia.

    Pelo jeito, IF para mim só daqui a 15 anos ou mais. No entanto, acredito poder melhorar minha qualidade de vida com os meus dividendos. Já vi uma bicicleta elétrica para poder gastar menos tempo ainda com o trânsito. Se eu for esperar 15 anos para começar viver, estarei fodido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Improvisação é uma qualidade, mas também um mal do brasileiro. Somos capazes de gambiarras inimagináveis, mas isso nos mantem numa zona de conforto ruim.

      Não vale a pena mesmo esperar 15 anos pra curtir, abrir mão de uns 3 ou 4 anos pra ralar e conquistar alguma coisa tudo bem, mas passou disso não dá.

      Volte sempre!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.