sexta-feira, 4 de maio de 2012

Poupança, Juros e Renda Passiva

Bom dia a todos! O sol timidamente aparece nessa capital cinzenta. Amanhecemos com a digestão das novas regras da caderneta de poupança. Não vou explicar essas regras já que, com certeza, todo mundo já entendeu, mas vou falar sobre o que tiro de lição dessa medida inédita.

Não sou de resmungar sobre as decisões de nosso querido governo, não adianta, cabe a nós acatar sem reclamar. Não vou perder meu tempo com choramingos. A medida de mudar a rentabilidade da caderneta de poupança me mostrou que o governo está empenhado em reduzir os juros para patamares de "1º mundo", não sei o que acontecerá com a inflação com juros menores e mais endividamento, mas sei que a Selic entrou em stol e não encontrará sustentação enquanto não se chocar com o solo. Fico triste por ter pego um fato desses justo no começo da minha poupança da independência financeira, mas fico contente por até agora ter apostado em opções certas na renda fixa que me trarão alegria no médio prazo.

Vejo esse fato como um baita sinal que o investidor de longo prazo (todos nós) que não investir em conhecimento sobre renda variável e outras formas mais rentáveis de se obter renda passiva estará fadado a obter rendimentos pífios que certamente trarão decepção. Isso serve pra abrir meus olhos, me alertar para alguns fatos relevantes:

1- Viver de renda passiva de investimentos ficará cada dia mais difícil. É extremamente necessário estudar alternativas mais rentáveis;

2- É necessário aprender cada vez mais e dedicar-se naquilo que tem-se mais facilidade. No meu caso devo aprimorar-me no que sei fazer bem, empreender.

3- Espero não ter que mexer no colchão de segurança que está alocado na caderneta de poupança;

4- Quando os atuais títulos do tesouro vencerem com certeza não encontraremos equivalentes para reinvestir, logo percebe-se que os planos atuais provavelmente não servirão para o futuro e que a previsibilidade que algumas pessoas acreditam existir na realidade é balela;

5- A relevância de calcular taxa de retirada e prever rentabilidades futuras é praticamente nula, já que dependem muito de fatores que nos fogem do controle.

Pra começar bem o fim de semana:


27 comentários:

  1. Que derrotismo, Corey...
    Não houve tanta mudança assim... A poupança sempre foi ruim... e vai continuar sendo... O governo só impediu que ela melhorasse, pra não comprometer o financiamento de sua dívida...
    E os juros baixos são ótimos para o empreendedorismo e, consequentemente, para a bolsa, no longo prazo...
    Perde-se de um lado, ganha-se de outro...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juros baixos servem para aumentar o endividamento da população. Isso não seria um problema, se o dinheiro circulante adicional fosse bem aproveitado. No entanto nossa indústria é muito fraca, o dinheiro serve para custear ineficiências, portanto não ajuda a desenvolver o país. E depois ainda tem que pagar a conta do dinheiro emprestado.

      Excluir
    2. Max, não é derrotismo não. O menos relevante dessa história toda é a mudança de rentabilidade da poupança. Olhando mais além é que vemos o problema maior: está difícil alocar dinheiro.

      Os juros baixos são ótimos no curto prazo, quando o acúmulo de parcelas ocorre, os calotes aumentam, todo mundo sofre e um dos primeiros a pagar o pato são justamente os empreendedores. O comércio despenca, os tickets médios diminuem, as compras por impulso tb.

      Concordo com o anônimo, o endividamento da população trará euforia no curto prazo e depressão no futuro, já que não é sustentável.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    3. Mas este mesmo juros baixo também estará disponível para o empreendedor investir em seus negócios, aumentar a produção, etc, criando-se um círculo virtuoso...
      O juros alto é que trava a economia... estimulando o estoque de capital em títulos e restringindo sua circulação na economia real.

      Excluir
    4. Sim Max, talvez essa seja uma saída: comprar empresas com dinheiro emprestado. O risco é altíssimo, mas trabalahndo direito o retorno será maior que o juros pago. Só não sei como está a distribuição de crédito para o micro-empresário.

      Até mais!

      Excluir
  2. Concordo! O investidor que não souber onde colocar o seu dinheiro agora vai sofrer. Mesmo em RF faz-se necessário agora o conhecimento de outros instrumentos tais como debentures, LCI e fundos IMA.
    Emenda aí num Sad But True! Horns up!


    PS: Pra quem acompanhava o meu blog(TraderLP.wordpress.com) tive que fechar mas por um bom motivo: Comecei a prestar consultoria para uma empresa listada em bolsa e que eu invisto. Como norma de contrato eu não poderia emitir opiniões sobre a empresa fora dela por um prazo de 3 anos. Dava pra burlar mas prefiro ser "almofadinha/caxias" e fazer tudo certinho. Além disso já tenho 4 amigos copiando minha carteira RF/RV. Uma hora eles iam achar o blog, associar e dedurar pra todo mundo o meu capital rsrs

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala trader!

      Pena vc ter que fechar o blog, mas não deixe de participar, ok?

      Cara, na atual situação, não vejo muita vantagem nas LCI, os bancos pagarão o pato dessa história toda e quanto a debentures depende da empresa.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Pense em colocar 20% do capital em pagadoras de dividendos, empresas como GETI4, costumam dar muitas alegrias e dividendos aos investidores.

    Pensando sobre outro ponto que vc falou, acho que aprender a ler balanços, fazer alocação, ou seja investir mais em empresas dá menos trabalho que comandar empregados preguiçosos e / ou desonestos. Por isso acho ter negócio próprio menos interessante que gerir meu próprio capital no futuro.

    um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar menos trabalho, mas o retorno tb é bem inferior. A grande vantagem é que vc pode analisar balanços a qualquer hora e lugar, a flexibilidade é imensa.

      Excluir
  4. 2- É necessário aprender cada vez mais e dedicar-se naquilo que tem-se mais facilidade.

    Fato! ganhar dinheiro no mercado estava fácil, mas ainda será possivel, apenas exigirá mais esforço dos investidores.

    Entrando no papo seu com o Max, tb me preocupo com o endividamento do povão, MAS algum de vc´s tentou ir ao banco pegar um emprestimo com esses juros baixos? Informo que não está tão simples qto estão pregando, mesmo se vc tiver dinheiro investido no mesmo banco, estão aumentando as taxas, criando varias dificuldades, mas sim, mesmo assim alguns irão se endividar e muito, problema vai ser se vier uma desaceleração na economia e começar a gerar desemprego, aí povo, estaremos ferrados.

    Mas não se esqueçam de algo importante para investidores: instabilidade e crises são os melhores momentos para se ganhar dinheiro!!!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que essa é uma fase ruim, só isso. Mqas temos que analisar a tendência acima de tudo.

      Andei lendo que conseguir um empréstimo não está tão fácil, por outro lado a caixa começará a financiar 100% de imóveis. Tô de olho nisso...

      Se houver desemprego além da inadimplência haverá caos nas empresas, já que o povão tá mal acostumado, trabalha um pouco, é mandado embora, recebe seguro desemprego e quando quer já acha outro trabalho. Quero ver como será qd os empregos ficarem escaços.

      O futuro tá sombrio mas nós temos conhecimento acima da média, ser´amais fácil, com certeza!

      Excluir
  5. Grande Corey!!!

    Já esperava as taxas cada vez mais baixas dos titulos públicos. Já estou olhando outros investimentos em renda fixa, mais tá dificil mesmo. A renda variável é aquela coisa, nem sabe o que pode acontecer, inclusive levei uma surra esse mês. Acho que vc está no caminho certo: o do empreendedorismo. É cansativo? É chato trabalhar com gente? É!!!! Mas é isso mesmo, o caminho da liberdade financeira não é fácil e acho que vc tá no caminho certo e no melhor caminho.

    Um abraço.

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guimarães!

      Empreendedorismo deve servir como uma caminho pra IF, mas se alguém quer realmente parar de trabalhar, não vai dar certo. Por mais autônomo que uma empresa for, vai dar muito trabalho ao dono.

      Vamos em frente!

      Corey

      Excluir
  6. Não adianta forçar juros baixos de 1° mundo se a estrutura do país não tem capacidade de responder a alta do consumo que se espera. Irá faltar produtos e serviços, a inflação vai aumentar e voltaremos a juros altos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Camaleão!

      É verdade, não temos estrutura e as pessoas não estão preparadas para consumir. Os serviços já estão super-faturados e com falta de profissionais. Tente contratar um pedreiro.

      A inflação subirá, não vejo como acontecer o contrário. O aumento do consumo, se acontecer, forçará os preços pra cima. Quero ver como o governo fará qd os NTNB da vida começarem a vencer em 2015. Terão que arranjar outro título com rentabilidade equivalente, caso contrário todo mundo sairá fora do td, concorda?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Corey tudo bem?
    Bem eu publiquei no meu post Experiências 1º Parte na qual mostrei que esta tendencia de queda nas rentabilidade ja vem desde 10 anos atras...nos anos 90 era comum a renda fixa ter um juros de 45% ao ano...hoje é 8% brutos e olhe lá...por isso todo mundo estava indo para poupança...isso vai obrigar a todos a entrarem com fatias maiores na bolsa de valores...e também a investir em produção (economia real) gerando empregos....

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lord!

      Não acredito que haverá uma migração para a bolsa, acho que ainda demorará muito tempo para os investimentos em ações cair no gosto do público. Talvez aumente as ofertas de ETFs e coisas assim.

      AbraçO!

      Corey

      Excluir
  8. Taxas vao e vem, sempre foi assim, o governe est'a baixando os juros agora, mas quando a inflação começar nos EUA e o governo local aumentar os juros, nai haverá jeito teremos que acompanhar a matriz e subir nossa selic novamente.
    Invisto em selic desde 1999, a taxa flutuou diversas vezes, dessa vez est'a baixando de forma mas consistente, quando a inflação voltar terá que subir, no momento e olho no dólar, quando cair para algo em torno de r$ 1,7 hora de entrar e esperar a inflação, quando ela chegar, dólar vai disparar. Vende-se o dólar e aplica em fundos de renda fixa que estarão com as curvas de juros lá em cima.
    Quanto as parcelas de rv , imóveis , etc e ir tocando como sempre, observando que a baixa dos juros e ótima para comprar imóveis financiados e investir em empresas de construção civil, vide as ultimas altas de eternidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo:

      Acho que se o aumento do consumo acontecer realmente do jeito que o governo quer, a inflação subirá, não vejo outra saída. Será que qd isso acontecer vão conseguir segurar a selic lá em baixo?

      Vc tem razão, com juros baixos o investimento em imóvel físico fica mais atraente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Eu ainda acho que esses juros baixos só vão funcionar no curto prazo, logo a inflação deve voltar com força e o BC será obrigado a elevar os juros novamente. O governo quer baixar a taxa selic "na marra", e faz pressão para os bancos estatais baixarem os juros (que acabaram baixando mesmo), para incentivar o consumo da população (leia-se: comprar a prazo). Só que a maioria das famílias brasileiras já estão bem endividadas, e comprometem uma boa parcela de suas rendas para poder honrar os compromissos.Isso é muito perigoso, pois a maioria das pessoas não tem reserva financeira nenhuma, e em caso de emergência, a coisa pode se complicar. Acho que o brasileiro poderia aproveitar esse bom momento da economia para poder economizar e fazer um bom pé de meia, afinal a economia tem ciclos, hoje pode estar muito bem, mas quem garante que vai ficar assim pra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos em época pré eleição, esse comportamento é típico. Depois a Dilma é reeleita, volta tudo como era antes e já era.

      Acredito que o consumo não aumentará muito já que boa parte das famílias estão endividadas até a cabeça. Talvez esse aumento ocorra proporcionalmente ao aumento de pessoas indo pra classe c.

      Volte sempre!

      Corey

      Excluir
  10. Corey,

    Tem um outro ponto também que é ser acionista ativista. Tem que votar em assembleia geral de acionista, dá para fazer isso até com ETF. Tem que votar consciente em eleição. O último MoneyTalks da InfoMoney tem um comentário interessante sobre a interferência nefasta do governo nas empresas controladas (VALE, PETRO, BB, CAIXA).

    O Buffet faz isso. Compra participação em empresa mas coloca diretor. Influencia a opinião pública com livros, entrevistas, assembleias de acionistas.

    Estamos começando com os Blogs. PT nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse direito existe, mas não vejo como um simples investidor pode ter influência na direção de uma grande empresa.

      Sou apartidário, acredito que são todos farinha do mesmo saco, mas não podemos negar que o Brasil melhorou depois do molusco.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Olá Corey,

    Concordo com tudo o que disse, com o passar do tempo, vai ficar cada vez mais difícil achar um bom investimento.

    Continuando minha conversa sobre empreendedorismo. Por acaso você sabe de algum curso ou apostila sobre o assunto ? Estou querendo saber mais a respeito, mas como toda a minha vida (falou ai senhor idoso de 70 anos) estou do lado empregado, não sei muito bem fazer as coisas simples como saber lidar com estoque, pessoas e afins.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Estagiário!

      Cara, vc encontra muita coisa no site do Sebrae, tem até umas apostilas segmentadas com detalhes de funcionamento de cada ramo comercial. Recomendo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios embora ela só mostre casos de sucesso tem bastante conteúdo interessante. No próprio site da PEGN tem coisa boa. Se vc ainda tiver orkut, procure a comunidade Pai Rico Pai Pobre e a Franchising Brasil.

      Qq coisa só perguntar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Boa observação Corey, gosto das suas dicas principalmente com empreendedorismo.
    Por favor atualize o nome do meu blog na NOSSA COMUNIDADE, para ver se aparece as atualizações: http://www.opobremaisricodababilonia.com/

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zé!

      Vou atualizar. Obrigado pela visita!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.