sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mantendo a Estratégia

Comecei o ano ambicionando chegar no dia 31 de dezembro com 100 mil reais na minha bola de neve, conseguindo uma rentabilidade de 0,7% ao mês. Para isso investiria somente em renda fixa, aproveitando o ano para estudar sobre renda variável. Convenhamos que com meu bom poder de aporte, essa meta é perfeitamente factível, tanto é que estou acima do que deveria ter na data de hoje.

Acontece que a bolsa caiu, a Banif começou a cobrar taxa de custódia pra quem não realizar movimentações em ações, e comecei a coçar pra entrar na brincadeira. Naturalmente acabei por mudar um pouco o rumo do navio e comecei a comprar ações. Pra não ferrar com minha meta, decidi comprar um papel por mês, cerca de 10 a 15% do meu aporte. Na falta de conhecimento e estratégia de compra decidi montar uma carteira defensiva similar a sugerida pela corretora. Dessa forma escapo da taxa de custódia e teoricamente monto uma carteira defensiva.


Com essa queda da bolsa, vejo entusiasmo em muito blogueiros que saíram às compras. É óbvio, quem tem um pouco de conhecimento vê que essa é uma excelente hora pra comprinhas, não sou diferente. O dedo treme sobre o botão do mouse no site da corretora, mas devo me controlar pra não fazer bobagem. Ao mesmo tempo que vejo gente falando pra comprar, vejo gente falando pra não desviar da estratégia, o que me parece muito inteligente. Admito que tenho muito, mas muito mesmo o que aprender sobre ações. Não me sinto seguro, mesmo em época de baixa, portanto, irei devagar com o andor. Sei que lá na frente, quando (e se) a bolsa subir, me arrependerei por não ter comprado mais. Estou assumindo esse risco.

Mudei ligeiramente minha estratégia, mas as metas continuam. Prefiro deixar de ganhar um pouco mas ver o tal dos 100k nas minhas planilhas no reveillon. Continuarei comprando um papel por mês, mas também não ficarei bitolado com timing, não tenho conhecimento pra buscar isso. Quando a grana do aporte estiver disponível na conta da corretora, procurarei o melhor papel dentro do radar e comprarei. O restante da grana será alocada na RF naquilo que julgar mais interessante na ocasião. Por exemplo, esse mês já comprei NTNF, mas por acreditar que a inflação vai subir, minha próxima compra será de NTNB.


E vocês? Estão seguindo suas estratégias a risca ou houve uma mudança de norte para sul?

Pra começar bem o fim de semana:


47 comentários:

  1. Bom dia corey!
    Cara estou a 3 semanas tentando tirar essa musica no baixo, mas como simultaneamente coloquei a maior parte do meu tempo p estudar a fundo as ações e nova alocação da minha carteira, acabou q não estou tocando, e claro, a musica não tá saindo kkk

    Então, mantenho firme a minha estrategia, q levou os ultimos 8 meses p ser planejada, ainda não vi nenhuma sinalização de compra, mantive a parcela q estava lá, e passei a pesquisar as ações p montar a nova carteira LP, consegui finalizar o estudo ontem e agora é só aguardar p ir comprando.

    Sair da estrategia normalmente é resultado de ansiedade/afobação, e isso não costuma funcionar legal comigo.

    beijão bom fds p vc´s dois tb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana.. também pretendo ir com calma em ações... pois o buraco é bem mais fundo do que pensava.
      Qto a música... já tirei ela na guitarra!

      Excluir
    2. Boa tarde!

      Essa música é um hino!

      Se a D ostra segue firme na estratégia, acho que é motivo suficiente pra eu fazer o mesmo, rsrs! Seguirei firme com o que prometi pra mim mesmo!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  2. Grande Corey!!

    Realmente as ações estão boas para comprar, mas uma boa estratégia é deixar baixar mais, enquanto isso vc deixa o montante referente ao que compraria em ações na poupança. Quando o cenário melhorar ai vc compra, é tipo um daytrade (ou como diria o pobretão: Gaytrade, hehehe), mas com foco no longo prazo, apenas com timing melhor. Mas claro, não esperar o cenário melhorar totalmente, pois, na minha opinião, o negócio vai melhorar aos poucos e somente se recupar em três anos ou mais.
    Outra, se vc manter sua estratégia não tem problema sempre virão crises, onde aparecerão oportunidades de compra. Pega um grafico dos ultimos 18 anos do IBOVESPA, vc vai ver que sempre há uma crise, em média, a cada três anos de altas. Agora essa é a minha visão!!!!
    A minha estratégia é a de alocação de ativos (aportes) 20-80 (20% ações e 80% RF), independente do valor das ações.
    O BANIF tá cobrado custódia de que? tenho TD lá e, até agora, não me avisarão que estão cobrando por isso. Se for, vou mudar de corretora para o TD. Em relação a ações, procura uma corretora mais barata, eu uso a ICAP cobra R$ 5,00 de corretagem, independente do valor de compra das ações.

    Um abraço.

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guimarães!

      Na minha estratégia inicial não haveria parcela reservada pra ações, eu que inventei isso no meio do caminho, então vou comprando aos pouquinhos, mas meu objetivo principal é renda fixa mesmo.

      É verdade, sempre haverão crises, essa vai passar e espero que quando vier outra eu esteja mais bem preparado pra aproveitar as oportunidades que as crises trazem.

      A Banif tá cobrando custódia de ações, pelo que entendi o td está salvo. Tb tenho td lá. Faço uma compra por mês, então não gasto muito com corretagens, mas se começar a fazer mais operações, aí trocarei de corretora.

      Tá calor aí?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  3. Manter a estratégia é mais importante do que tentar fazer tacadas mirabolantes. Mas no seu caso, parece que você está indo com calma e está bem cauteloso nesta decisão. Eu te apoio. Boa sorte.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Pois é, não tenho conhecimento pra arriscar com tacadas mirabolantes, então fico por onde conheço mesmo. Sim, estou extremamente cauteloso!

      Obrigado pelo apoio!

      Corey

      Excluir
  4. tbém não manjo muito de ações, então o que seriam ações defensivas? empresas consolidadas, blue chips?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero ações defensivas aquelas com crescimento constante e que apresente lucros.

      Volte sempre!

      Corey

      Excluir
  5. bom dia Corey...passando para desejar a vc um ótimo dia!!!abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Corey. Sou mais um blogueiro, mas minha abordagem será diferente. Tenho muito a ver com vc principalmente por tb ter sido empreendedor. Se der passa lá pra conhecer.

    Felix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felix!

      Bem vindo! Dei uma olhada lá no seu blog, vc promete heim???!!!

      Me identifiquei com bastante coisa, vou passar lá com calma e comentar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Olá Corey!
    Vá com calma e evite as dicas da corretora, elas mudam semanalmente você vai notar... O melhor a fazer é que como você já tem conhecimento da saúde financeira seria pegar os balanços e ler, buscar o que é melhor neste momento para sua estratégia, eu invisto em ETF e estou tentando fazer preço médio para baixo mas ainda não chegou no ponto que estudei para ser interessante entrar :)
    Ah uma dica, estou usando a ferramenta que o HC indicou é muito boa:
    http://www.hcinvestimentos.com/2012/05/21/quando-comprar-e-vender-acoes/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      Sim, a corretora muda as dicas pra forçar corretagens, afinal é o negócio deles.

      Na boa? Na atual fase não tenho saco pra aprender, então acabo preferindo "comprar" soluções, rs!

      Obrigado pelas dicas!

      Corey

      Excluir
  8. Bom eu não tenho experiencia para falar...

    Mas é engraçado, a diferença de metas, por exemplo a minha é 5mil e 200 no revellion, isso é menos que 1 aporte seu mensal HAHAHAH

    Mas enfim acredito que um dia chego em um aporte tão grande quanto o seu!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M30!

      Pois é, cada um tem um objetivo e uma realidade. Sua meta é 5200 no fim do ano, a minha é 100k, MAS a minha meta para dezembro de 2011 era zero, ou seja, eliminar todas as dívidas. Felizmente consegui!

      Uma etapa de cada vez, mas sempre em frente!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Corey, se vc tem tempo, leia alguns livros, vai ver que não é algo do outro mundo encontrar empresas boas com preços baixos.

    Atente para o ROE, o yeld, a liquidez corrente e o p/l.

    um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!

      Já li alguma coisa, mas ainda não me sinto preparado pra fazer essas análises. Talvez eu seja cagão ou burro demais, rsrs!

      Valeu!

      Corey

      Excluir
    2. Procure o livro Warren Buffet e a Análise de Balanços. Ele é magnífico, aprendi minha base Contabilidade ali.

      Todo mundo tem medo de perder dinheiro, comece com no máximo 15% em renda variável. Assim vc terá tranquilidade por ter a maior parte na RF.

      Um abração,

      Excluir
  10. eai corey, o timing do mercado se chama, cirkuit break, a qualquer momento ele vai surgir daí sim iremos com tudo para cima do mercado, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Saimon!

      Obrigado pela visita. Vou de mansinho, sem esperar timing.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Olá Corey,

    Realmente mantenha o foco. Sai da minha estratégia comprando a OIBR4, me dei mal. Não pensei e me ferrei.

    No entanto, o resto dos papéis estou no foco.

    Continue na estratégia e boa sorte.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estagiário!

      Foco é tudo mesmo, mas a tentação é forte. Não vou me atrever a fazer o que não sei!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  12. Eu também era muito cagão, por isso comprei uma porrada de livros sobre RV. Mas aão temos como fugir, para aprender a investir é preciso paciência para fazer muitas leituras e releituras.

    No começo é meio chato, mas com o aprendizado conseguimos ver grandes fortunas nos esperando.

    Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Tb acho, deve-se ter paciência, podemos ler todos os livros, mas a prática é quem manda!

      Obrigado!

      Corey

      Excluir
  13. Corey,

    O que levou você a escolher o Banif como Corretora?

    Estou em dúvida na escolha de uma para mim, e o Banif está entre as que tenho olhado ultimamente. Outra que olhei ultimamente foi a Socopa.

    Se puder explicitar pontos fortes e fracos, agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Escolhi a Banif por não cobrar pra operar no tesouro direto, mas por comodidade compro ações por ela tb. Já ouvi falar muito bem da socopa tb.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  14. Oi Corey beleza, cheguei agora da rua, tentei responder o seu post de manhã pelo meu smartphone, mas o sinal estava tão ruim, que desistir.
    Estou sem net aqui no trabalho, só funciona na hora do almoço, como todo mundo entra ao mesmo tempo, a rede acaba ficando lenta.

    Bem o mais importante de tudo que você disse, é que "pior do que ter uma estratégia ruin é simplesmente não ter estratégia nenhuma".

    Bem eu sugiro a você, que compre ETF's devagar ao longo do ano, pois no inicio o que importa são os aportes, depois de 1 ano você vai se desfazer dos aportes ao poucos e substitui-las por pelo menos 5 ações de diferente setores. Mas sempre mantenha no minimo 1/3 em renda fixa.
    Aliás você fez bem em investir em titulos atrelados ao indice de inflação, pois pelo meno estará se protegendo.

    Como vai a empresa, ja pensa em abrir uma filial?

    Um abração Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lord!

      Tem razão, minha estratégia pode ser ruim, mas até agora tem me servido e dado alegrias. Melhor que nada...

      ETFs podem ser boas alternativas, mas acho mais legal comprar ações diretas mesmo, rsrs! Já estou bolando minha estratégia pra 2013, talvez eu faça balanceamento entre RF e RV.

      Filial? Acho que não, meu saco não comporta, rsrs!

      Boa semana!

      Corey

      Excluir
  15. A minha estratégia no momento e esperar. Qd a bolsa subiu no começo do ano fiquei quetinho pois via que o cenário econômico continuava o mesmo. As únicas ações que comprei foram ELPL4 comprei 4 lotes seguidos ate ela ficar ex.
    Recebi os dividendos e eles estão lá guardadinhos junto com os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Sandman!

      Minha estratégia parece com a sua, pelo menos com rv que não é meu foco pra esse ano. Prefiro ficar quieto perdendo algumas oportunidades que fazer besteira.

      Boa semana pra vc!

      Corey

      Excluir
  16. Estratégia é isso mesmo, embora tenhamos uma primaria com certeza devemos adaptar, a situação fará os ajustes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Sim, temos que adaptar, mas não dá pra fazer loucura, né?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  17. Olá Corey,

    Até agora, vejo que a melhor estratégia é comprar pouco e comprar sempre.
    Essa estratégia é aconselhada pelo INI (instituto nacional dos investidores).
    Sobre analisar balanços e tudo mais, tb não faço até hoje. Também tenho uma preguiça danada. Prefiro ver algumas análises de profissionais do mercado. Não me vejo sendo melhor que eles fazendo isso. E tb, não acho tão complicado escolher boas empresas. Basta ser do consenso da grande maioria dos profissionais que vc confia e respeita. Eu acho isso.
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ID!

      Essa de comprar pouco e sempre tende a ser vencedora mesmo, o Portinho recomenda isso. Acredito que o mesmo serve para rf, não vou deixar de comprar títulos pq as taxas cairam. Vou continuar comprando um pouquinho por mês, o que importa é a média.

      Tb não me vejo fazendo balanços e análises de maneira mais eficiente que os especialistas ou mesmo outros blogueiros que manjam mais disso.

      Boa semana!

      Corey

      Excluir
  18. Oi Corey. Obrigado por me visitar, e parabens pelo blog e por sua sinceridade.

    Felix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felix!

      Que isso, sua história é bem bacana, continue nos contando.

      Boa semana!

      Corey

      Excluir
  19. Manter a estratégia não significa ser cabeçudo e fazer sempre a mesma coisa. Vc pode entrar em uma ETF bem defensiva (como DIVO11 ou UTIL11) e vc continuará firme na sua estratégia. E não se esqueça que não há nada de errado em mudar de estratégia. Vc a bolou de acordo com um panorama. Se o panorama mudar, vc TEM que mudar sua estratégia, senão vc é apenas um robô idiota que não consege acompanhar as mudanças do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Acho melhor ser cabeçudo com algo que conheço que me aventurar num território desconhecido só pra falar que mudei a estratégia pra melhor. É claro que devemos fazer adaptações e é isso que estou fazendo.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  20. Fala Corey,

    Olha eu concordo com o que o anônimo disse, acredito não ser possível seguir uma estratégia ao pé da letra, temos que fazer algumas pequenas modificações ao longo do caminho, pra melhor é claro, como dizia o ditado "a ordem dos tratores não altera a tombação" (acho que era isso)

    Afinal, se fossemos tão seguidores de estratégias assim, estaríamos correndo pra “aproveitar“ o IPI que abaixou para nos afundarmos em dividas até o pescoço como a maioria da população, não é mesmo, rsrsrs

    Abraços

    E.T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ET!

      Tem razão, sempre teremos que fazer adaptações nas estratégias e planos. Jamais conseguiremos segui-los a risca e se o fizermos provavelmente teremos problemas.

      Opa! Já comprei meu Azeera em 60x, rsrs! Brincadeira...

      Boa semana!

      COrey

      Excluir
  21. Eu ultimamente tenho preferido so FII's... estou um tanto averso ao risco... acompanhando os desdobramentos da crise na Europa... acho que enquanto não tiver uma definição, boa ou ruim, não volto a fazer compras...

    ah tempo, o que está comprado eu estou mantendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia IR!

      Semana passada dei uma fuçada sobre FII e me pareceu muito interessante, tirando pelo fato de ter pouca liquidez. Vc me recomenda algum texo ou site que fale mais sobre o assunto?

      Boa semana!

      Corey

      Excluir
    2. Corey,

      Perdão por me intrometer na conversa, mas sobre FII"s, o HC Investimentos fala bastante sobre isso, e ele também recomenda o Site do Fundo Imobiliario que é do Sérgio Belleza e tem muita informação.


      Abraço

      E.T.

      Excluir
    3. Valeu ET! Vou pesquisar.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.