quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atualização Mensal de Idéias - Maio/12

A partir de agora, farei mensalmente uma postagem de atualização de idéias. O que é isso? Falarei sobre o que passa na minha cabeça, minhas idéias, meus projetos e objetivos. Como diria Raul, sou uma metamorfose ambulante, mudo de ideia muito rapidamente, as vezes começo o dia querendo comer lasanha, mudo pra churrasco e acabo jantando japonês. Acho que colocar meus pensamentos "no papel" me ajudará a tomar o caminho certo, ou pelo menos monitorar minhas mudanças.

Aportes x Qualidade de Vida

Em abril, muito se falou sobre valor seguro de retirada, montante a ser atingido para a independência financeira, corrosão da inflação, queda de juros, etc. Já comentei que não tenho uma meta específica a atingir, também não sei qual será a necessidade futura de dinheiro já que nosso consumo tende a mudar com o tempo. Lendo tudo o que foi dito a respeito, conclui que é melhor conciliar consumo e poupança, resumindo: não serei tão xiita nos aportes quanto poderia. Não me atrai a ideia de me ferrar com restrições hard core pra chegar num montante X, já que nem sei quanto vale esse X!!! Seria possível aumentar meus aportes em cerca de 30% ainda esse ano, mas não o farei. usarei esse dinheiro pra melhorar minha qualidade de vida: colocar mais funcionários na minha empresa, trocar de carro e quem sabe comprar outra loja.

Empresa

Quando comprei minha loja, a ideia era aumentar o faturamento e vende-la obtendo lucro. Agora acho que talvez fique um tempo a  mais que o previsto, mas pra isso delegarei mais funções, me restando somente o administrativo, sem que minha presença integral seja necessária. Pode ser que eu corra atrás de outra loja, de preferência de um ramo diferente. Talvez ter 2 ou 3 lojas torne meu trabalho mais fácil! Isso mesmo, talvez se eu fugir do operacional e focar no adm fique mais fácil tocar uma pequena rede que somente uma loja, fora que esse trabalho pode ser feito, em grande parte por via remota.

Saúde

O fato de vir trabalhar de bicicleta me fez perder 3kg, o que foi muito bem vindo, porém o frio desgraçado de sampa chegou e a coragem de pedalar foi junto com o sol. Preciso arrumar outra forma de exercício. Acho que academia não é minha praia (não gosto de gente, então prefiro me exercitar sozinho), mas estou cogitando a hipótese pra ver como é. Caso não dê certo penso em correr ou malhar em casa. Isso tudo deverá ficar para o 2º semestre devido a loja.

Vamos ver o que acontecerá em maio e quais pensamentos serão mudados.

26 comentários:

  1. Corey venha para academia que eu te ajudo.Rsrs TE AMO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs! Assim não me concentrarei nos exercícios!

      Da próxima posta usando seu nome, rsrs!

      Bju

      Excluir
  2. Beleza, malhar é sempre bom. Minha vida melhorou graças a musculação.

    Em relação à qualidade de vida, vc pode melhorar passando menos tempo nas lojas.Para isso coloque um funcionário para administrar.

    Eu estou colocando mais idas a casa de swing para desesteressar, é uma ideia interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, mais balada, mais amor, mais sexo...

      Excluir
  3. Corey, sou a favor de qualidade de vida sempre :) legal colocar as ideias "no papel"

    Em relação aos exercicios, vc pode comprar pesos p fazer em casa, mas por experiencia, fazer em casa é complicadinho, sempre da uma preguiça, um "jaja eu faço". Ou pode continuar andando de bike no frio (ahh a chuva logo passa :) mas não para p não perder o pique e o q ja conquistou

    Ahh meu blog voltou ao ar, mas algo me diz q a noa abordagem nao vai te interessar em nada. :P
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá D. Ostra!

      Eu vi que vc reativou o blog, mas ainda não consegui passar por lá. Pq a abordagem não vai me interessar?

      Até que tenho disciplina, se eu enfiar na cabeça que farei algo, dificilmente deixarei de fazer, por isso acho que conseguirei malhar em casa. Tb não quero ficar musculoso, então acho que dá certo sim, precios ler sobre o assunto.

      Inté mais!

      Excluir
  4. Corey,

    Como prometido, aqui estou.

    Gostaria de saber mais o porque que você acha que uma banca de revista não seria interessante colocar uma pessoa lá, e visitar o lugar de tempos em tempos para ver como está, ou ainda para abrir e fechar o estabelecimento ?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Estagiário!

      Não, não, eu acho que dá sim! Banca de jornal é o tipo de comércio que dá pra tocar sem a presença integral do dono, a maioria das compras é por impulso, preços são tabelados e dá pra fazer um controle de estoque muito eficaz além de monitoramento por câmeras IP.

      Eu disse que assim como qualquer comércio, a presença do dono no início é fundamental, mas depois que o tempo de amadurecimento passar, dá pra deixar mais frouxo sem grandes problemas.

      Estou a disposição, ok?

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    2. Entendi,

      No caso, em média qual o tempo necessário para que se possa deixar o estabelecimento de acordo para que outra pessoa trabalhe ao invés de você ?
      Sei que existem muitas variáveis mas qual seria uma média de tempo ?

      Sobre o faturamento e o lucro líquido das bancas de revistas. É realmente algo em torno disso ? Pois existem algumas bandas com um lucro líquido que poderia reaver o dinheiro investido em menos pouco menos de 2 anos.

      Uta!

      Excluir
    3. Cara, é difícil falar, como vc mesmo disse, há inúmeras variáveis, mas eu chutaria entre 2 e 12 meses, dependendo do comércio e da situação que o antigo dono deixou.

      Acredito que o faturamento das bancas fique dentro dessa média mesmo. O retorno deve ser rápido mesmo, se demorar muito acho que não vale a pena. Mais importante que o retorno é o DY do negócio.

      Até a próxima!

      Corey

      Excluir
    4. Corey,

      Percebi que um negócio pequeno tem um retorno mais rápido do que os outros grandes.

      Vendo negócios pequenos, o que acha de barracas e trailers de lanches ? Seria um bom investimento ?

      A empresa na qual você comprou é especializada em venda de que tipo de produto ou serviço ?

      Uta!

      Excluir
    5. Sem dúvida! Negócio pequeno, o investimento é menor e o retorno é rápido, porém quase sempre não há grande chance de crescimento, não que isso seja um defeito.

      Trailer de lanches? Acho que é um tipo de negócio fácil de tocar remotamente DESDE que os funcionários sejam de extrema confiança devido mais a questão higiene que por causa de grana. Precisa ver como fica as licenças de funcionamento, vigilância sanitárias, essas coisas. Em São Paulo(capital),por exemplo, o único tipo de comida que pode legalmente ser comercializado nas ruas é hot dog. Cada cidade deve ter uma legislação específica a respeito.

      Lamento, não posso informar meu ramo de atuação. Digo que é um comércio.

      Abração!

      Corey

      Excluir
  5. Puxa eu acabei de comentar sobre isto no seu post do dia 1º de maio, Administrar 5 microempresas via internet e camera, acho muito interessante, hoje fiquei meio ausente porque o serviço aumentou e eu não poderia dar mole, ochefe queria que eu levasse o serviço pra casa, eu neguei, mas ai vou ter que ficar até as 7 para completar o serviço, eu disse que não gosto de receber ordens KKKKKKKKKKKKKKKKKKkk

    Eu também tenho muitas idéias, eu anoto tudo na maquina para publicar depois.


    Um abraço

    Lord

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lord!

      Vou ver seu outro comentário. Acho que pode ser viável sim, mas tem que ter operacional simples e mão de obra barata, caso contrário o custo acaba sendo muito elevado.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. A idéia de sair do operacional para o administrativo eu acho excelente!
    Só precisará de muita atenção em quem colocar à frente.
    Por coincidência, hoje tirei um momento de pouco movimento no meu trabalho para refletir meus erros no empreendedorismo.
    Quando tive um grande problema que quase findou a sociedade, foi por querer ter menos atribuições na empresa e colocar o funcionário à frente da parte executiva. Até aí não vejo dificuldades, muito pelo contrário é uma excelente ideia. Mas para isso cheguei as seguintes conclusões:
    1- Atribua função a uma pessoa com qualificação/experiência (parece banal, mas fui levado pela conversa de que não preocupasse pois tratava-se de algo extremamente simples de ser feito...)
    2- Seja rigoroso na obtenção dos resultados. (talvez esteja relacionado com o primeiro). Meu grande erro foi aceitar "armengos" ou "jeitinhos" enquanto minha expectativa era de obter excelência. Meu problema é que sou do tipo apaziguador e paciente. Daí o sócio que tornei encarregado por um determinado setor prometeu cumprir com todas minhas solicitações. Entretanto, fez um trabalho porco, consumiu a verba destinada para o serviço, e na hora que tudo deu errado veio com a história de que nós erramos. De fato, hoje vejo que meu maior erro foi confiar na incompetência dele. Acho importante então você ter marcos a serem alcançados e cobrar com rigor pela obtenção deles.
    3- Planeje até o plano Z- Creio que a impulsividade pode ser devastadora em algumas atitudes. Não concordo também com o outro extremo que leve à inatividade. Porém, hoje, sempre coloco um plano considerando que tudo deu errado. E se você estiver no controle adm das 5 empresas e os 5 responsáveis falharem? Impossível? Pode até ser muito difícil, mas prefiro me anteceder do que arcar com o prejuízo sem um planejamento adequado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mão Inglesa!

      É fundamental ter uma equipe bacana, com pessoas honestas e competentes, porém isso não é muito fácil de conseguir. Acredito que uma equipe na média é mais fácil de conseguir, dessa maneira obtem-se um faturamento abaixo que o possível, porém sem muita força.

      A parte executiva não deve ser delegada, por exemplo as compras. É válido deixar tudo mastigado e padronizado, com POPs (procedimento operacional padrão). Assim, minimiza-se os erros e há como cobrar de maneira efetiva, não tem desculpa.

      Ao delegar, criamos mais um trabalho que é o monitoramento das ações, se não fizer isso, deixar rolar, aí já era!

      "E se você estiver no controle adm das 5 empresas e os 5 responsáveis falharem?"

      Acredite, já vi algo parecido acontecer. O cara em 3 anos abriu e fechou 5 lojas lindas, com excelente faturamento. Crescimento desestruturado dá nisso.

      grande abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Corey, seria adequado vc fazer um curso de gestão de micro e pequena empresa. Já que vc é de Sampa, fica mais fácil vc fazer o TelecursoTec. É barato (vc faz o curso todo com 3 livros que custam cerca de R$30,00 cada) e se vc quiser, pode fazer a prova de cada livro (cerca de R$30,00 cada prova) o que deve dar no total R$180,00. Dá direito a certificado e tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eike!

      Sim, com certeza um curso desse me ajudaria, vou dar uma olhada na dica que vc deu. O problema é que sou extremamente preguiçoso, rsrs!

      Valeu!

      Corey

      Excluir
  8. Ótimo plano Corey,
    Não acho válido também sacrificar nossa vida em prol de uma independência financeira mais "rápida" até porque os cálculos são incertos e ninguém sabe o futuro. Que adianta ter 5 milhões com 60 anos e não ter a disposição para usufruir, bom para nossos filhos rsrsrs
    Quanto a saúde, eu comprei uma bicicleta ergométrica e com dieta alimentar eliminei 7kg, não preciso sair de casa e ainda fico conversando com a família enquanto faço ou vendo jornal :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá General!

      OS cálculos são incertos e as teorias de retirada seguras não possuem embasamento. Não terei filhos, mas tb não quero estipular quantos anos terei que viver a fim de consumir toda a grana.

      Já pensei em bicicleta ergométrica, mas o apê é minúsculo, seria obrigado a jogar o sofá no lixo, rsrs!

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Olá, Corey
    Post legal...
    Concordo com a maior parte dele.
    A balança despesas imediatas vs aportes é muito difícil de ser regulada... às vezes o que me segura é saber que, quanto maior a despesa média mensal, maior será a necessidade de capital para atingirmos a IF...
    Para cada real gasto por mês, precisaremos de R$ 300,00 de patrimônio para mantê-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o cálculo perfeito fosse baseado com nossas despesas atuais a conta até que seria fácil, mas nossos hábitos e necessidades de consumo mudam muito com o tempo e não há como prever como será futuramente.

      Volte sempre!

      Corey

      Excluir
  10. Pois é, Corey...
    Mas alguns gastos sobem (saúde e lazer, principalmente), enquanto outros descem (impostos e despesas profissionais), conforme a idade vem chegando, mas a tendência é quase sempre de alta...
    Se vc se habitua a uma vida de alto custo, é muito difícil adaptar-se à sua redução se não tiver mais dinheiro para bancá-la...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max!

      Saúde e lazer sobem, seguro de carro abaixa. O problema é não saber quantificar essa variação, por isso não vejo como estipular metas.

      Volte sempre!

      cOREY

      Excluir
  11. Penso exatente como você em relação ao equilíbrio entre poupança e consumo.Acho que não devemos chegar aos extremos entre o poupador exagerado vivendo para futuro e o gastador desenfreado que só pensa no hoje.
    Exemplifica bem isso a fábula A Formiga e a Cigarra.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe!

      É muito complicado equilibrar poupança e consumo, mas extremamente necessário.

      Abraço!

      Corey

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.