quinta-feira, 5 de abril de 2012

Empreendedorismo – Minha Nova Loja – Parte 2


Primeiro, obrigado a todos que comentaram a última postagem contribuindo pra uma discussão saudável com muita troca de idéia, fico contente em ajudar. Segundo: vou reforçar pra ninguém esquecer: TRABALHAR É UMA MERDA! Por mais que você passe 7 meses descansando, 7 dias de trabalho são mais que suficientes pra te cansar e estressar.

Voltando ao assunto, acertou quem disse que eu escolhi a empresa B. No frigir dos ovos me pareceu o negócio mais racional. O fato de estar perto de casa foi responsável por pelo menos 50% da decisão. Odeio dirigir e encarar trânsito definitivamente não é comigo. A possibilidade de ganho no futuro é boa, não estou visando lucro durante o tempo que eu estiver a frente da loja, o lucro virá na venda. Traçando um paralelo com ações: não comprei na baixa, mas o papel, embora não tenha previsão de distribuição de dividendos, tende a subir no médio prazo. Quando isso acontecer realizarei lucro.

Eu já conhecia a empresa, afinal é perto de casa. Também conhecia o antigo dono. O networking é uma coisa que ajuda muito, principalmente numa caçada dessas. Isso porque não faço amizade com freqüência e como eu já disse, sou tímido, portanto, minha rede de contatos é limitada. O cara estava vendendo sem pressa e queria uma grana na mão de entrada e algumas prestações, dentro da praxe do ramo. Minha idéia inicial era fazer alavancagem, ou seja, entrar sem nenhum centavo. Não consegui, mas a barganha foi boa, dei pouca grana de entrada e fiz várias parcelas, posterguei o pagamento assumindo um custo final pouco maior.

Fiquei um pouco triste de ter que pôr dinheiro na jogada, afinal essa grana iria me fazer galgar várias colocações no ranking do Pobretão, rsrsrs! Brincadeiras a parte, acredito que fiz um bom negócio. A empresa tem margem de expansão, se eu quisesse, poderia injetar uma grana agora e fazê-la crescer em pouco tempo, mas não vou fazer isso. Os investimentos necessários para expansão virão do próprio caixa da empresa, mesmo isso demorando mais. A grana da entrada também será reposta em breve. Minha perspectiva de ganho mensal é pouca coisa maior que o necessário pra minha subsistência.

Terei que trabalhar muito no começo, tanto na parte administrativa quanto na operacional, como eu já comentei, é necessário deixar a empresa rodando o melhor possível antes de querer “largar” um pouco. É necessário melhorar mix de produtos, atendimento, treinar funcionários, fazer adequações físicas, e principalmente manter uma base de automação comercial robusta, de maneira que o controle fique mais efetivo, mesmo distante fisicamente da loja.

Por que não a empresa A?
Foram dois os motivos que me levaram desistir da empresa A: distância de casa (mais de 30Km) e necessidade de trabalhar muito, mais até que se estivesse começando do zero. Vocês sabem, sou preguiçoso assumido, mesmo diante de uma chance de ganhos enormes, a preguiça fala mais alto. Antes que me critiquem, eu aviso que esse é mais um defeito que não faço a menor questão de mudar. Além disso, a necessidade de capital me obrigaria a mexer nos investimentos e isso não farei.

Por que não a empresa C?
A empresa C é fantástica, daquelas que todo proprietário fica orgulhoso de ter. É como comprar um Opala 79 6cc totalmente restaurado, sem nada pra fazer. É uma jóia rara. Seria um excelente investimento para quem deseja ganhar dinheiro sem pressa, porém de forma consistente por muito tempo, não é meu caso. Há inclusive tendência de queda de faturamento com a troca da direção e provavelmente não haverá valorização da “cotação” da empresa. Resumindo: é um negócio de encher os olhos, mas fora do meu propósito atual.

Bom, é isso, fiquem a vontade pra perguntar, questionar e criticar. 

27 comentários:

  1. Olá! Gosto do seu blog!
    Já conhece o Just Been Paid? Aproveite os 10 dólares que lhe oferecemos ao fazer o seu registo e teste o sistema! Receba ganhos incríveis sem investimento!
    É o sistema online que está a fazer furor! A cada dia registam-se cerca de 3.000 pessoas.
    Venha conhecê-lo!
    Até já*

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte com a nova empreitada! Desculpe se passei batido por essa informação, mas é que tipo de negocio é? O que a empresa faz?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Obrigado! Desculpe, mas não vou divulgar qual o ramo da empresa, acho mais importante falar sobre as dificuldades e resultados.

      Volte Sempre!

      Corey

      Excluir
  3. Excelente, Corey.
    Boa sorte na nova empresa.

    Você possui alguma estimativa de ganho em % na venda dessa empresa daqui a cerca de 3 anos?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AdP!

      Se levar em consideração o valor que pagarei pela empresa, acredito que uns 30 à 40%; mas se considerar somente o meu investimento aí o que vier é tudo lucro já que a grana da entrada eu recuperarei em no máximo 12 meses. Isso se eu esperar todo o prazo de pagamento que acordei com o ex-dono.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  4. Grande Corey. vc esta parecendo os antigos donos do Poderoso Banco Garantia que fez história, os caras venderam o banco e sairam comprando e vendendo um monte de empresas (Ambev, Lojas Americanas, Burguer King etc...) estarei acompanhando sua tragetória...essa loja podera ser um grande atalho pra vc subir no ranking do pobreta....vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lord!

      Opa! Que ótima comparação, rsrs! Vai demorar um pouco mas subirei no ranking.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  5. Demais esses posts meu deus, piro.

    Você é que nem eu, preguiça de trabalhar pois é horrível tal coisa, dane-se trabalho, que gosta de trabalha tem que levar umas chibatadas.

    Fico curioso por quanto pagou e como adquiriu essas experiências de compra de lojas. Ainda mais em SP que é tudo fudido de caro.

    Você deve ter um super colchão parado pra ter comprado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobreta!

      Cara, em SP tudo é caro mesmo, mas essas negociações costumam ser feitas pelo preço justo, sem bolhas. O negócio foi abaixo de 200k, nem é tanta grana considerando que muita gente gasta mais que isso em franquias fraquinhas. Meu colchão de segurança continua intacto e dá pra mais de 6 meses, essa grana da entrada era a parte, estava em espécie, mas foi pouco comparado com o valor final do negócio.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  6. Faço coro: Trabalhar é uma merda!

    Cara esses seus posts sobre empreendedorismo estão no top 5 de todos os posts de todos os blogs de finanças! Continue a série!

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Trader!

      Vamos inflar o coro de “trabalhar é uma merda” pra que ninguém esqueça, rsrs! Fico contente por estar gostando dos post e obrigado por me citar no seu blog.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  7. Seu pouco networking serviu bem!XD
    De novo,parabéns pela aquisição amigo!\o/
    E respondendo a sua consideração,eu nem penso em empreender se não for em uma franquia sem possibilidade de quebrar ( traduzindo : cara pra caralho!XD )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Obrigado pela força! Franquia boa não é necessariamente cara e vice-versa. Há algumas franquias na casa dos 100k que eu investiria, sei que são lucrativas no médio prazo. Franquias boas e caras são aquelas de nome MUITO forte: Boticário, Bobs, McDonalds, mas são quase impossíveis de entrar, mesmo tendo dinheiro. O Mc por exemplo, a um bom tempo não abre vagas para novos franqueados, as novas lojas são “dadas” para os antigos franqueados. Isso pode se ruim para o franqueado, que muitas vezes é obrigado a abrir lojas mesmo que essa não seja sua vontade.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  8. Grande Corey!!!

    Denovo mais um artigo bem escrito e didático. No mínimo vc é formado em administração ou então já trabalhou muito tempo na área, seus conceitos além de muito práticos são altamentes objetivos: Parabéns!!! É muito dificil aplicar a teoria no dia a dia de forma prática. Vc está no caminho certo.

    Quando vc estiver em outro periodo sabatico ou quando atingir a tão sonhada independência financeira, venha tomar uma agua de coco no nordeste, vc vai adorar!!!! hehehe.

    Um abraço!!!

    Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guimarães!

      Não sou adm não! Pelo menos não formalmente. Minha formação é totalmente diferente! Trabalho a um bom tempo nisso, mas essa é somente minha 3ª empresa, afinal estou na faixa de 30 anos. Obrigado pelo incentivo!

      Rapaz, qd eu chegar na IF sou capaz de ir de mala e cuia pro nordeste, um lugar quente, com pessoas simpáticas e menos poluído é sonho de consumo! SP é doideira total, mas parece vício, as coisas ruins nos prendem aqui, vai entender...

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  9. Prezado Corey

    Parabéns pela iniciativa e coragem, muito sucesso e que Deus abençoe seu projeto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Camaleão!

      Obrigado pela força!

      Sucesso pra todos nós!

      Corey

      Excluir
  10. Muito bom Corey, estou torcendo pelo seu sucesso nessa empresa quero ler sobre suas conquistas e adversidades nesse negócio para aprender e quem sabe me aventurar nisso também :)
    Quanto ao gasto que diminuiu o capital é apenas questão de tempo para que consiga girar uma grana maior afinal seus aportes já eram enormes. Sobre a administração da loja você entende de contabilidade ou administração, contratar terceiros ou o que faz?
    E os funcionários como lidam com essa mudança de chefia? É o meu maior medo, lidar com os funcionários rsrsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala General!

      Obrigado pela torcida, preciso mesmo de força! O capital investido retornará em menos de 12 meses, farei que isso aconteça. O que sei sobre adm foi aprendido na prática e lendo a respeito, além é claro de seguir minha premissa de vida: “diante de um problema, fazer exatamente o oposto que a manada faria”, vem dando certo. Toda empresa deve ter uma contabilidade formalizada, ou seja, um escritório de contabilidade deve cuidar dos lançamentos de compra e venda, apuração dos impostos devidos, folha de pagamento, essas coisas. Tenho um contador que cuida disso, aliás é legal vc ter um bom relacionamento com seu contador, é mais importante que conhecer o gerente do banco.

      Seu medo de funcionários é perfeitamente real. Lidar com gente é a pior coisa que existe, sem sombra de dúvidas a gestão de pessoas é a pior coisa que um empresário tem que lidar. Até agora tá indo bem, vou falar disso futuramente.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
  11. Parabéns Corey.

    Sucesso nos empreendimentos.

    Abração.

    ResponderExcluir
  12. Dois posts excelentes excelentissimo ilustrissimo doutor corey :)
    Mas definitivamente, não é meu mundo, trabalhoso demais.
    Gostei da relação com as ações, que não comprou na baixa, mas imagino q não seja um mercado a beira de uma realização rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bond Shell!

      Obrigado! Trabalhoso é, e muito, rsrs! Não, a realização vai demorar um pouco, o mercado não é tão volátil.

      Inté!

      Excluir
    2. Da uma olhada nos comments do ultimo post do traderLp
      Bjs

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.