sexta-feira, 23 de março de 2012

Link. Você quer ser empresário?

Hoje saiu uma matéria, curta porém abrangente e realista no Clube do Pai Rico falando sobre o preparo necessário para se tornar empreendedor. Acho que veio a calhar com o assunto que estamos debatendo.


Só não concordo no ponto que o autor diz ser necessário inovar para ser bem sucedido. É claro que boas ideias novas possuem grande chance de sucesso, mas investir em negócios tradicionais é muito rentável, mesmo com concorrentes e sem nenhuma inovação. Afinal, todo mundo vai continuar comprando pão, roupa e remédio.


Segue o link:


http://www.clubedopairico.com.br/colunistas-voce-esta-pronto-para-se-tornar-um-empresario/11394?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+clubedopairico+%28Clube+do+Pai+Rico%29



10 comentários:

  1. Corey, primeiro quero agradecer a dica, realmente a choperia tem um movimento forte num determinado periodo. Gostaria que vc sugerisse alguns livros sobre empreendedorismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu creio que antes de pegar livros técnicos vale a pena você ler uns teóricos que estimulem você a gostar de empreender. Deixaria as dicas dos livros de Robert Kyosaki da serie Pai Rico. Empreendedor Rico e como ficar e permanecer rico em pouco tempo (creio que sejam estes os nomes). Após ter um estímulo teórico, vá para os técnicos :o segredo de luiza (ótimo livro, porém achei muito detalista e muita enfase ao plano de negócios); a arte do começo- para mim um meio termo entre o segredo de luiza e a arte do começo seria ideal. E um livro de adm legal que eu acho é A Administração de Peter Drucker.

      Bem, eu não sou formado em Adm, estou iniciando o empreendendorismo há um ano e achei esses livros bem interessantes e me deram uma base para começar. Aguardo ver as opiniões do Corey q devem ser bem legais. Mas se quer um conselho é estude, mas não passe um século estudando esperando ficar pronto para iniciar sua empresa. O melhor aprendizado vem do dia-a-dia.

      abs

      Excluir
    2. O segredo de Luiza é muito bom... Mas os do Kiosaki sáo lixo.

      Excluir
  2. Olá Sandman!

    Sinceramente eu não tenho nenhum livro pra te recomendar, aconselho ir pela recomendação do Anônimo, ele deve saber melhor que eu. Os livros do Kyiosaki são ótimos, o problema é que nem tudo é viável pra gente, já que são economias diferentes, de países diferentes com legislações diferentes. Mas com certeza se vc captar a idéia principal dos livros dele, sem aprofundar nos detalhes, estará muito bem informado.

    Acredito que informação nunca é demais, mas nesse caso, de ser empreendedor, o conhecimento empírico é mais eficaz. Procure comerciantes antigos, donos de padaria, botecos, etc. Vc deve conhecer algum. Pergunte, converse muito. Nem sempre vc deverá seguir o que eles te disserem, mas dá pra filtrar as informações e absorver muita coisa.

    Como o anônimo disse, estude mas não espere muito. Arrisque, vc terá mais chances do que se ficar lendo muito.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  3. Eae Corey,

    Sry pelo atraso para discutir o assunto, estou trocando de emprego e o novo irá demandar muitas viagens, vou acabar postando e comentando com intervalos maiores.

    A matéria do Link é bem sucinta e prepara um pouco o psicológico de quem quer iniciar um empreendimento.

    Bom...em relação a questão de inovar para se ter sucesso eu tenho que admitir que concordo e acredito que isto faça uma grande diferença para se destacar a empresa, mas não somente no sentido de se ter uma empresa que ninguém tem, mas com o intuito de fazer com que mesmo os negócios tradicionais tenham destaque, como você disse: "Afinal, todo mundo vai continuar comprando pão, roupa e remédio." Mas o que podemos fazer para que o pão que vendemos seja mais gostoso, a roupa mais bonita aos olhos de quem compra e o remédio menos amargo?? Acredito em inovar neste sentido, mas também concordo com você que isto não é obrigatório para que se tenha sucesso.

    Vai uma frase que me disseram um dia, que acredito muito e carrego sempre (e até da um link com o Anonimo):

    "Para se ter um negócio de sucesso três coisas são necessárias: Sonhar Grande, Começar Pequeno e Agir Rápido"

    Não sei de quem é essa frase, mas meu amigo me falou em uma conversa iguais as nossas discussões, vale a pena passar pra você.


    Abração

    ResponderExcluir
  4. Olá Caça Níquel!

    trabalhar viajando... esse é meu sonho, rsrsrs!!!!

    Concordo com vc, inovação não é necessariamente fazer aquilo que ninguém nunca fez, mas sim fazer algo diferente. Toda empresa tem um diferencial, seja bom ou ruim. Acredito que o grande diferencial hoje em dia pra qq ramo do varejo é o atendimento. Vc já reparou como o atendimento anda péssimo em qq lugar? Educação e cordialidade é diferencial!!!

    Quanto a frase que vc disse, eu só discordo no "pensar grande". Isso pode ser verdade para aqueles com estratégia "buy and hold", mas assim como na bolsa, há também os "traders" de comércios. Eu me incluo nesses, comprar, inchar um pouquinho e vender.

    Vamo que vamo! Boa sorte no seu novo trabalho!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem certeza que este pe seu sonho? huauhauhauhauha

      Os primeiros meses são bons, mas depois começa a ficar um pé em tudo quanto é lugar, mas vou aproveitar que ainda não estou casado xD.

      Realmente o atendimento anda muito ruim em diversos lugares e é um ponto a ser considerado, pois agrega um outro grande ponto para uma empresa, que é a fidelização do cliente, a fidelização não leva somente a se ter um cliente sempre, mas também ajuda no marketing positivo e gratuito para a empresa, sem contar que pessoas que aparecem por indicação costumam ser mais facilmente fidelizadas gerando um ciclo muito bom, infelizmente o contrário também acontece quando o serviço prestado/ atendimento é ruim....e em uma velocidade maior ainda.

      Pensar grande não necessariamente é somente para os que querem manter uma empresa ad eterno, mas sim pensar de uma forma colossal...vou colocar outros pontos antes de concluir xD (vai ficar outro post sobre post uhahuahua)
      Em relação a frase, note que eu não usei a palavra "pensar" e sim "sonhar", pq? qual a diferença? Primeiro porque a frase motiva mais dessa forma, segundo fica mais bonito, e mais importante, quando dizemos em sonhos, não costumamos colocar limitações, desta forma conseguimos expandir mais a imaginação e ver além do limite que o pensamento racional nos impõe, depois de sonhar conseguimos colocar objetivos e metas ja com o pé no chão pra se chegar nesse sonho, conseguindo separar o que é possível do que é surreal (quando digo surreal digo por exemplo ter uma crição de gnomos xD).
      Por que não pensar ja nos trades futuros de empresas que você pode comprar depois desta? quais outros mercados atuar? montar um hypermarcas, unilever da vida? comprar e vender marcas?

      Meio utópico demais não!? na sociedade de hoje é meio dificil se falar disto, mas por mais bobo que pareça é algo que faz a diferença.

      Ah... vlws pela sorte, vou precisar e muito xD

      Abração!

      Excluir
    2. Putz...eu não ia colocar outra frase, mas essa é muito seu perfil.

      Vou acabar ficando sem frases no meu blog, mas qualquer coisa eu repito la uhauhauhauhahua

      "- Existem no mundo 3 tipos de pessoas:
      As que fazem as coisas acontecerem
      As que olham as coisas acontecerem e;
      As que se perguntam: O que esta acontecendo"

      Excluir
  5. Concordo com inovação não ser necessária, ao menos num primeiro momento.

    Existem pesquisas que mostram que é melhor você ser tradicional do que arriscar uma inovação.

    Richard.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.