sábado, 3 de março de 2012

E o ano finalmente começa!


Eu acho que começa mesmo depois da páscoa, mas vamos ser otimistas... Bem, voltei de viagem, aproveitei muito, gastei menos que imaginei, recarreguei as baterias e agora vou trabalhar. Obrigado a todos os que estiveram aqui durante minha ausência.

Vou fazer um resuminho do que li na comunidade dos blogueiros de finanças.

Começando por uma certa polêmica que surgiu: a explosão do número de blogueiros após a criação do ranking pelo Pobretão. Eu sou um deles, não vou negar que um dos principais incentivos que tive para criar esse blog foi esse. Mas não acredito que ocorra competição entre os blogueiros, até porque todos vivem realidades bem diferentes, com características muito individuais que impedem uma “briga”. É a mesma coisa uma corrida em Interlagos com Ferrari, Jeep, Uno, bicicleta e maratonistas: cada um tem um objetivo diferente, então é óbvio que não há a menor possibilidade de competição. Vejo o ranking não como um placar, mas sim como um resumo dos resultados dos colegas. É fato que daqui há um ano alguns blogs serão abandonados, como também é fato que alguns blogueiros preferem não divulgar seus resultados, logo não tem como objetivo o ranquiamento. De qualquer forma, acho muito saudável a existência de muitos blogueiros, torna nosso aprendizado mais rico.

O Finanças Inteligentes e a Lu comentaram no meu post sobre primeiroscontatos com a bolsa  algo muito sério: A diferença entre um simulador e a vida real. Com certeza isso é algo que deve-se tomar muito cuidado. Uma coisa é perder 20k no simulador e outra é perder 1k na vida real, com certeza essa última perda é bem pior. Eu uso os simuladores como forma de familiarização com as operações, que, vamos e venhamos, não são muito simples, já que envolvem mil coisas: corretagem, IR, stop, start, etc. Claro que na vida real a coisa muda de figura, mas se você estiver um pouco preparado, vai facilitar bastante. Vou manter firme minha estratégia de investir somente em RF em 2012, isso porque quero ter a certeza de atingir minha meta de 100k em dezembro, é uma barreira psicológica que faço questão de quebrar. Se eu conseguir fazer sobrar alguma grana "extra-aportes", irei pra bolsa.

Em relação ao meu futuro profissional, ainda não me decidi totalmente, essa semana vou correr atrás das duas opções e decidirei o que fazer. Agradeço a todos os que comentaram, já que me ajudarão a tomar a melhor decisão.  Vou compartilhar tudo aqui.

Bom fds a todos!

8 comentários:

  1. Bem vindo de volta :)

    Qto ao ranking, é uma competiçao sim, mas divertida, principalmente para os que estao com valores proximos tipo 90k, 100k, 105k, se levar na boa é saudavel.

    So fico na duvida do qto todos estao sendo "reais" e sinceros nos valores, mas de qq forma, dispenso a ferrari, prefiro um helicoptero ou um jato ;)

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, acho que não há motivo pra "inflar" o patrimônio só para aparecer mais no ranking, mas sei lá...

      Eu vou correndo de Fiat Uno e vc vai voando de Concorde, o importante é não parar e chegar lá, rsrs

      Até a próxima!

      Excluir
  2. Olá Corey,

    eu também utilizo simuladores para tentar montar operações com base em análise gráfica, mas sempre é um fracasso. Não tenho a menor paciência de ficar acompanhando a evolução dos gráficos para determinar as oportunidades de um bom trade. Por isto acho muito importante os simuladores, são uma ótima ferramenta de aprendizagem.

    Na vida real as coisas são diferentes, portanto não dá para ficar traçando operações que não condizem com nosso perfil.

    Quanto ao ranking criado pelo Pobretão, o vejo como uma maneira divertida de fechar o mês. Competição saudável, mas que no fundo não irá alterar os planos de ninguém e nem os objetivos fundamentais dos blogs que já existiam antes.

    Bons investimentos na renda fixa, que sua meta seja logo alcançada.

    G65

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Sim, eu uso simuladores pra treinar as coisas, é melhor testar antes do que na hora H, concorda? Eu ainda não defini como vou entrar na RV, então vou me familiarizando com as operações.

      Se alguém mudar a estratégia só para avançar no ranking, estará jogando. Acredito que a maioria aqui está levando a coisa a sério.

      Obrigado por passar por aqui, abraço!

      Excluir
  3. Vamos rumo aos 10 milhões Corey, eu tenho fé. :D

    rs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô loco meu! 10 milhões??? Não quero tudo isso não!

      Valeu!

      Excluir
  4. Neste ponto o simulador pode ser bom, aprender a enviar ordens, entender o start, stop, etc. Mas para por aí e acho que não compensa despender muito tempo com os simuladores, acho mais válido ocupar o tempo lendo os livros dos mestres pra formar uma boa base de conteúdo.

    Muito bacana você ir postando sobre a sua evolução e negócios extra-bolsa. Sucesso

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo os simuladores como uma "aula prática", ninguém aprende a dirigir na auto-escola, mas pelo menos aprende qual é o freio e qual o acelerador.

      Abraço!

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.