quinta-feira, 1 de março de 2012

Atualização mensal: Fevereiro/2012


Esse mês decidi testar a nova moda da renda fixa, a LCI, até pouco tempo as Letras de Crédito Imobiliário eram oferecidas somente à grandes investidores, mas isso está mudando, vários bancos tem oferecido a modalidade pra quem quer investir quantias pequenas. A grande vantagem da LCI é a isenção de imposto de renda. A principal desvantagem é a falta de liquidez, mas isso tb ocorre para outras modalidades como os CDBs.

Investi R$ 5.000,00 numa LCI do Banco Sofisa (onde já tenho CDBs), que paga 91% do CDI em 3 meses. Decidi fazer esse com prazo curto porque pretendo usar essa grana pra entrar na bolsa quando eu terminar minhas leituras.

Resumo da carteira em 24/02/2012:

tesouro direto
3.079,00
cdb
11.113,00
lci
5.000,00
total
19.192,00
rentab do mês
0,69%

A rentabilidade não é a mensal, já que o período apurado é inferior à 30 dias, pelas minhas contas, a rentabilidade do mês será de aproximadamente 0,86% líquido. Felizmente está dentro da minha meta de 0,8%/mês.

O aporte foi menor que o esperado. Devido á minha viagem, não recebi toda a grana a tempo e o Sofisa não faz agendamento. Mesmo assim ainda estou à frente da meta mensal de poupança para esse ano. Veja o gráfico abaixo:
Se eu chegar em dezembro com os 100k pretendidos ficarei muito feliz, mas como disse, estou estudando sobre rv e pretendo dar uma turbinada nesse valor.


Lembro a todos que estou viajando, portanto demorarei pra responder os comentários, mas por favor, comentem. Os comentários são o combustível do blogueiro!

6 comentários:

  1. Não pensa em investir em fundos imobiliários e ações?

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Fundos imobiliários são um total desconhecido pra mim, preciso estudar muito, rsrs

      Quanto à ações, estou caminhando pra isso, acompanho alguns sites e estou lendo bastante. Mas só entrarei na bolsa se houver alguma grana "sobrando" dos meus aportes em rf, já que quero ter certeza de atingir minha meta de 100k em dezembro.

      Valeu! Até a próxima.

      Excluir
  2. Com certeza de meédio a longo prazo, são as ações que vão turbinar seu amento patrimonial. As vezes vale mais a pena correr e risco da variação de patrimônio e abrir mão dos 100k em dezembro em prol de um montante maior no futuro!

    Estou escrevendo sobre essa ídeia de investimento em ações com foco no longo prazo. Da uma olhada:

    http://investidoremacao.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IA!

      Cara, eu não abro mão dos 100k em dezembro, é uma barreira psicológica que quero romper de qq forma, então vou fazendo meu jogo na RF que é onde tenho certeza que posso atingir meu objetivo.

      Se eu conseguir uma grana extra ou atingir meu objetivo antes de dezembro, aí sim vou pra bolsa.

      Obrigado pela visita!

      Excluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.