segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Primeiros contatos com a Bolsa


Assim como acontece com a maioria das pessoas, a renda variável (rv) sempre foi algo totalmente desconhecido e como tudo que é desconhecido, me colocava medo. Como eu disse num dos primeiros posts, esse ano tenho a meta de aprender sobre rv e quem sabe começar a investir na bolsa.

Acompanho há muito tempo o “Clube do Pai Rico” (www.clubedopairico.com.br), pra quem não conhece ta aí uma excelente fonte de conhecimento, principalmente sobre rv. O Zé, criador do site, é investidor da bolsa e criou até algumas séries de artigos onde conta como é sua estratégia de investimentos. Confesso que nunca consegui ler nenhuma dessas séries até o final pq me sentia meio perdido logo no começo. Percebi que meu nível de conhecimento sobre ações é o mesmo sobre a história da Suécia, então decidi começar buscando informações extremamente básicas. No próprio Clube do Pai Rico, vi uma sugestão de leitura do Zé: “O Mercado de Ações em 25 Episódios” de Paulo Portinho.

Comprei o livro há algum tempo, mas só agora tomei vergonha pra ler. Aprendi bastante, o autor usa uma linguagem clara e o livro é escrito em capítulos individuais que podem ser lidos em qualquer ordem, mas eu recomendo a leitura na sequência. O livro trata do método do INI (Instituto Nacional de Investidores) caracterizado por 5 passos:

  1.  Investir regularmente, independente das condições do mercado;
  2. Reinvestir todos os ganhos obtidos no mercado;
  3.  Comprar somente empresas com bom histórico de crescimento e lucro e com boas perspectivas de mante-lo;
  4. Diversificar a carteira;
  5.  Prestigiar empresas com boa governança corporativa


Seguindo esses passos, segundo o autor, é possível investir no longo prazo visando a aposentadoria ou mesmo a comprar de um bem de valor elevado, sem muitas influências de altas e baixas, preservando os investimentos.

O livro é ótimo, trata de investimento em ações no longo prazo, e me ajudou a clarear as idéias sobre rv, tanto que já estou lendo mais a respeito. Porém, um efeito muito engraçado aconteceu comigo: percebi que minha tolerância à perdas talvez não seja tão pequena quanto eu imaginava, então estou começando a me interessar por operações à curto e médio prazo e acho que conseguirei me liberar, um pouco, do medo excessivo da perda. 

Comecei a brincar no UOLinvest e no Folhainvest, pra quem não conhece, esses são simuladores de Home Broker. Você faz um cadastro e “ganha” 200k e uma carteira de ações. A partir disso, vai movimentando como se fosse real, as ações são reais, as cotações também (com 15 minutos de delay). No UOL montei uma carteira visando o longo prazo e na Folha estou fazendo uns trades curtos. É muito legal, indico pra quem tem medo de ser engolido pela Bovespa, rsrs!

Lembro a todos que estou viajando, portanto demorarei pra responder os comentários, mas por favor, comentem. Os comentários são o combustível do blogueiro!

16 comentários:

  1. Opa!

    Uma dica quanto aos simuladores: não se iluda tanto assim. Os simuladores não conseguem abordar o fator psicológico que é sem dúvida a parte mais importante e decisivo de uma operação. Acho que o investidor aprende mais quando o dinheiro dói no bolso, mesmo em quantias pequenas.

    Abcs, boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FI, obrigado pela dica! Com certeza a vida real é bem diferente, eu uso os simuladores para pegar as "manhas" da coisa, vou aprendendo pra quando chegar a hora da verdade já estar familiarizado.

      Volte sempre!

      Excluir
  2. O método INI é um dos melhores para formação de patrimônio. Se você reparar, a maioria (senão a totalidade) dos blogueiros que estão na sua lista (ainda não estou rs) utilizam de alguma forma este método. Comprar boas empresas e reinvestir os dividendos não é um método novo. É antigo e funciona bem.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AP, desculpe, erro imperdoável mas já corrigido!

      É verdade, todos os que investem em RV usam esse método, mesmo que intuitivamente. Os métodos antigos normalmente são certos, isso não só na bolsa.

      Obrigado pelo comentário e até a próxima!

      Excluir
  3. entrei p comentar mas o FI já falou tudo. A vida real é bem diferente de simuladores, eles são divertidos, como um simulador de formula 1, mas colocar o carro na pista e correr é outra historia. Tb entrei direto investindo, e aprendi muito no primeiro tombo :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, obrigado pelo comentário. De qualquer forma se vc correr num simulador de F1 terá menos chance de arrebentar o carro de verdade na primeira volta, né?

      Até a próxima!

      Excluir
    2. Ahh corey, eu sou a pessoa errada p concordar com vc, sempre me arrebentei em simuladores de moto, mas nunca cai na vida real :o acho q por saber q é uma brincadeira eu acabo agindo totalmente inconsequente, idem ao simulador da bolsa, esgotei a grana em pouco tempo :S

      Mas para ter uma ideia de como funciona, pode ser um bom inicio

      Beijos, curtiu as mini ferias? Bom retorno :)

      Excluir
  4. O que você falou comparando o conhecimento sobre ações com a história da Suécia me animou muito porque eu conheço bem ela!XD
    E a estratégia do INI é muito boa.Para o longo prazo,eu combino ela com a estratégia Dogs Of The Down ( eu podia explicar,mas será mais produtivo te deixar pesquisar sobre ela!;) )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael: obrigado pela dica, vou pesquisar a respeito.

      Abraço!

      Excluir
  5. E quando você perde metade do seu investimento, por exemplo, por causa de crises. O que fazer? Comprar mais e ter sangue de barata esperando que as ações não caiam mais e mais correndo o risco de ficar devendo para a corretora? Isso assusta, pode parecer meio utópico, mas pode acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SRF, se vc foca no longo prazo, a influência de uma crise é diminuída, aliás, uma crise cria um bom cenário de compra.

      Não entendi sobre ficar devendo pra corretora.

      Abraço e volte sempre!

      Excluir
  6. Olá!
    Leia meus relatórios sobre as empresas, lhe ajudarão a ter uma boa visão:

    http://analisedefundamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, eu escrevo exatamente sobre bolsa e investimento em ações no longo prazo.

    De uma olhada no meu blog !

    http://investidoremacao.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Recomendo o blog e o curso do Leitão: www.leitaoemacao.com
    Linguagem simples e direta.
    Depois que eu conheci o Leitão comecei a investir em ações como se fosse poupança... fácil, fácil.
    Não é puxação de saco.. de tudo que já vi na internet, é o mais sincero e prestativo de todos.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.