sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Independência Financeira: o termo mais lindo que existe!


Acho que todas as pessoas já ouviram ao menos falar de alguém, normalmente um comerciante ou industrial, que “vive de renda” ou “vive de aluguel”. O estereótipo é um senhor de 50 à 70 anos, que anda com um carrinho não muito velho, e que anos atrás trabalhou muito já que quando chegou de Portugal/itália/nordeste era um pé-rapado e hoje é o “dono de metade dos prédios do Bairro X”. Pois bem, era isso que eu pensava até um tempo atrás.

Descobri que esse negócio de “viver de renda” não é algo tão impossível quanto eu imaginava, e que isso se chamava Independência Financeira. Descobri que ao contrário do senhorzinho sexagenário, eu poderia atingir essa meta muito cedo, mas em comum com ele, precisaria trabalhar bastante. Não necessariamente um trabalho braçal e muito menos durante décadas. Talvez um trabalho mais intelectual durante alguns anos tb desse conta da tarefa.

Por que eu quero a Independência Financeira?

Bom, essa pode parecer uma pergunta cretina, mas cada um tem um objetivo na vida. Veja só: O Pobretão (http://vidaruimdepobre.blogspot.com/) faz economias violentas para fugir do trabalho que o castiga; o Heavy Metal (http://heavymetalinvestimentos.blogspot.com/) já tem uma bela poupança mas precisa de mais pra manter o padrão necessário. Li no blog de alguém (não lembro quem, desculpe) o conceito de semi-aposentadoria, que achei muito interessante, resumindo o cara busca uma renda passiva que complemente um salário de um trabalho mais leve. Ou seja, todos querem a IF, cada um busca de um jeito e tem seu motivo.

Meus motivos:

1º Sou extremamente preguiçoso. Modéstia a parte tenho facilidade de aprendizado, sempre fui um bom aluno mas de uns tempos pra cá me tornei meio vagabundo. Não tenho saco pra estudar, aprender coisas novas e muito menos trabalhar. Isso não quer dizer que eu não faça essas coisas, mas só o faço qd é necessário.

2º Não gosto de trabalhar. Essa é clássica, quase todo mundo que não é demagogo reconhece que não sente prazer trabalhando. Acredito que existam pessoas que realmente gostam do trabalho, mas acho que são poucas. Pode ser que eu ainda não tenha encontrado o trabalho ideal e amanhã mude de idéia, aliás, não vejo problema em mudar de idéia.
Talvez trabalhar em algo operacional referente à minha formação universitária me traga um pouco mais de prazer. É nisso que acredito qd digo que quero ser empregado, afinal, cursei uma faculdade que tenho afinidade, logo trabalhar na área deve ser legal.

3º Tranquilidade financeira. Como eu disse, ainda não sei o quanto preciso e nem quando conseguirei a IF, tb não sei o que farei qd isso acontecer, mas o simples fato de não precisar trabalhar pra comer, beber e vestir já dá segurança pra fazer alguma loucura, mudar o rumo da vida, essas coisas...

4º Flexibilidade de tempo: tem coisas que só são possíveis para quem tem tempo, aliás, aquela frase “quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro” está certa! Se vc trabalha muito, acaba perdendo muitas oportunidades de ganhar dinheiro.

E pra vc? Quais são seus motivos pra buscar a IF?

9 comentários:

  1. Quero malhar duas vezes por dia,

    quero acordar tarde

    quero ver meus filmes

    ler meus livros

    quero levar duas mulheres para cama com o dinheiro dos meus dividendos

    por outro lado há coisas que não quero


    não quero conviver com colega de trabalho canalha

    nem quero obedecer a ordens idiotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola anônimo e Corey.

      Pra mim este foi um dos melhores posts que eu já li aqui na comunidade fora muitos do VR.

      Eu sou muito parecido com você e me vi na sua postagem e do anonimo. Não gosto de ter que aprender coisas novas pra trabalho, não curto muito estudar, não curto trabalhar e tenho forte, mas forte mesmo, aversão a ser mandado.

      Sou um homem muito livre, independente, eu acredito que o homem nasceu para não ser ordenado por outro. Quando alguém me pede algo no trabalho algo morre por dentro em mim.

      E a dependência dos caras também, se eu não obedecer o chefe ou colegas você é retirado de sua dignidade que é seu salário. Tem chefe que se pedir pro cara realizar sexo oral nele o cara faz pois tem dívidas e família pra sustentar.

      Isso é vida?

      Excluir
    2. Pouca gente tem coragem pra dizer que não gosta de trabalho, afinal "o trabalho dignifica o homem", o kct, o trabalho só nos faz perder tempo, isso sim.

      O que dignifica o homem é fazer o que gosta, aprender coisas que dão prazer, etc, mas pra isso precisamos pôr o dinheiro pra trabalhar pra gente!

      Anônimo, em relação à conviver com colegas canalhas e receber ordens idiotas tem o outro lado: ser patrão e ter que dar órdens idiotas tb é muito desgastante. Pra resumir: trabalho é uma merda, independente se vc é patrão ou empregado.

      Pobretão, obrigado pelo comentário. Ser obrigado a aprender alguma coisa é muito chato, muito melhor aprender por prazer. Cara, vc já pensou em traidar?

      Abraço!

      Excluir
  2. vai trabalhar vagabundo

    ResponderExcluir
  3. descansar, curtir, poder ter tempo pra fazer o que quiser, mim libertar do trabalho escravo, saber que vou receber dinheiro mesmo sem fazer nada etc... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o que queremos é exatamente o q vc disse, será possível que as outras pessoas não achem essas coisas boas? Somos minoria, mas uma minoria pensante.

      Abraço!

      Excluir
  4. Para viver em um lugar mais simples mas onde se vive bem.
    Ter mais tempo pra mim ( vários motivos )
    Fazer pequenos trabalhos,mas que eu goste de fazer.
    Experimentar e aprender coisas novas (sem ofensa XD)
    Depois que sair do emprego,pregar uma peça num filho da puta que só enche o saco de todo mundo no trabalho mas não é despedido porque é filho do presidente da câmara de vereadores da cidade ( e quem não ia querer? XD)

    ResponderExcluir
  5. "quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro” está certa! Se vc trabalha muito, acaba perdendo muitas oportunidades de ganhar dinheiro.

    Disse tudo

    ResponderExcluir

Os comentários desse blog são moderados, ou seja, passam pelo meu controle antes de serem publicados. Esse é o motivo pelo qual seu comentário não aparecerá logo após você clicar em "Publicar", portanto não precisa postar 2 ou 3 vezes! Posso demorar, mas publicarei e responderei todos os comentários que não contenham trolagens, intrigas, propagandas e baixo nível.